Conheça algumas das tradições da Páscoa na França e também algumas diferenças em relação à Páscoa no Brasil.
Depois do Natal, a Páscoa é a grande data religiosa cristã do mundo. E, assim como ele, sua comemoração acaba envolvendo os não-cristãos e os não-religiosos, além de apresentar variações de país para país. Mesmo dentro da França, há algumas diferenças de região para região.
Veja abaixo algumas tradições da Páscoa na França.
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Tradições e diferenças
- A Sexta-feira da Paixão ou Sexta-Feira Santa – dia em que Jesus foi crucificado e morreu na cruz – não é feriado na maior parte da França. Exceção para os Départements et régions d’outre-mer – os territórios além mar pertencentes à República Francesa: Guadalupe, Martinica, Guiana Francesa, Reunião e Mayotte – e para a região da Alsácia, que durante muito tempo pertenceu à Alemanha.
- O feriado de Páscoa na França é na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa, chamada de Lundi de Pâques (Segunda-feira de Páscoa). Esse é o primeiro dia após a semana da Paixão de Cristo. Um dia que inaugura novos tempos de paz e alegria. Os alsacianos, sortudos, têm, então, dois feriados de Páscoa: um na sexta e outro na segunda.
Crianças caçando ovos de Páscoa. (foto: Shutterstock)
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
- No Domingo de Páscoa acontece a caça aos ovos, feita especialmente para as crianças. A origem do ovo como símbolo da Páscoa têm muitas explicações conceituais e práticas:
- Já no Egito antigo o ovo representava a fertilidade, a renovação e a eclosão da vida. E, tanto os egípcios, quanto os persas e os romanos já ofereciam ovos uns aos outros nessa época do ano, que coincide com o início da primavera.
- Na Idade Média, durante a quaresma, os cristãos não comiam ovos. Então o que fazer com todos os ovos botados durante esses 40 dias? Decorá-los e oferecê-los como presente para comemorar o fim das privações e o renascimento de Cristo.
- Em algumas regiões da França é dito às crianças que são os sinos das igrejas que trazem os ovos de Páscoa. Em respeito ao martírio e à morte de Cristo, os sinos não tocam de quinta-feira ao sábado da semana santa. Foi criada então a lenda de que, nesses dias, os sinos viajam para Roma a fim de serem abençoados pelo Papa e, no seu retorno na madrugada do domingo de Páscoa, eles deixam cair os ovos pelo caminho.
Um antigo cartão de “Boa Páscoa” mostrando o sino despejando os ovos no caminho de volta de Roma.
- O prato principal típico no almoço de Páscoa é o cordeiro. Uma referência à Jesus, o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. O cordeiro e a ovelha sempre foram também símbolos de pureza, inocência e justiça.
- Na Segunda-Feira de Páscoa o costume é fazer um piquenique em família.
9 Comentários
Maria Pera
Boa noite Rodrigo. Estarei em Paris no dia 2 de abril de 2018 (segunda de Páscoa). Por favor, poderia me informar se o comércio fecha nesse dia. Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria, a maioria não fecha.
Evenne Christyne Macedo
Boa noite. Segunda feira pós domingo de Páscoa é um bom dia pra ir a Eurodisney ou os parques devem estar lotados por causa do feriado???
Rodrigo Lavalle
Evenne, a tendência é que estejam bem cheios em virtude do feriado. Inclusive o ingresso na segunda-feira de Páscoa, dia 02/04, custa o mesmo preço do ingresso de domingo.
Isabela
Na segunda-feira de Páscoa, os pontos turísticos e restaurantes fecham?
Rodrigo Lavalle
Isabela, alguns museus e pontos turísticos fecham por ser segunda-feira, dia da semana no qual eles não funcionam.
Thamís
Puxa, que demais! Gosto muito de ver as boas diferenças que os países têm entre si, seus costumes e tal. Mais um que entrou p/ a minha lista de conhecidos e que gostei bastante. 🙂
Maira
Nas igrejas, como Notre Dame, existem missas especiais na pascoa?
Rodrigo Lavalle
Maíra, na Catedral de Notre Dame hoje, sexta-feira dia 14/04 de 10 as 17h, vai haver a veneração da coroa de espinhos e o Ofício da Paixão às 18:30 com o arcebispo. No sábado, dia 15/04, vai haver uma Vigília Pascoal de 21:00 às 23:45.