O primeiro citado é o já famoso Loiseau des Vignes, versão mais acessível do restaurante gastronômico Relais Bernard Loiseau.
Loiseau des Vignes está situado no centro histórico de Beaune, ao lado do Hotel Le Cep. Ele acabou de ser recompensado com uma estrela no guia Michelin. O cardápio oferece, no almoço, opções realmente surpreendentes. Entrada+prato por 23 euros; prato+sobremesa por 20 euros; e entrada+prato+sobremesa por 28 euros.
Para acompanhar, a enoteca do restaurante propõe bons vinhos na taça com preços que variam de 5 à 45 euros.
Se você quiser uma refeição mais sofisticada, o Menu Découverte – tanto no almoço como no jantar – está por 59 euros do entrada+prato+sobremesa.
Não o testamos. Os guias são unânimes em o citar como o melhor restaurante de Beaune. Preferimos testar endereços menos conhecidos.
Testamos um pequeno bistrô pertinho do centro histórico e indicado por amigos que moram na região: Auberge Bourguignonne. Gostamos muito. Pedimos o menu Madeleine pour 26 euros com entrada+prato+sobremesa.
Salmão marinado com coentro, perfumado e perfeito.
Simples, barato e gostoso. No almoço durante a semana, o Auberge Bourguignonne oferece um menu por 19,50 euros. Peça para ver o Menu du Marché.
Conhecemos o segundo restaurante mais citado de Beaune, o Le Jardin des Remparts. Clique aqui para reservar uma mesa.
Bela casa, ambiente tradicional e um pouco “retido” para acompanhar uma cozinha tradicional. Gostei, mas prefiro os pequenos bistrôs descontraídos e alegres.
Pedimos o menu Substance por 49 euros com entrada+prato+sobremesa.
E, para terminar, adorei a Caves Madeleine. Esta pequena cave de degustações serve vinhos maravilhosos, na garrafa e na taça, e pratos simples e gostosos.
Ela ganhou o Certificado de Excelência 2013 do TripAdvisor. As entradas estavam entre 10 e 14 euros e poderiam passar por prato principal. Gostei sobretudo da terrine maison. Os pratos generosos custam entre 14 e 24 euros. Peçam a joue de boeuf – bochecha de boi – cozida com vinho. Na hora do almoço e durante a semana o menu com entrada+prato ou prato+sobremesa custa 16 euros.
www.le-jardin-des-remparts.com. Clique aqui para reservar uma mesa.
Caves Madeleine: 8 rue du Faubourg-Madeleine, Beaune.
Como ir de Paris até Beaune:
- Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Juliana
Olá, tudo bem? É necessário fazer reservas para os restaurantes citados ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Juliana, sim, principalmente no jantar.
Abraços.
silvania costa carregaro
Gosto muito CP, através dele consigo boas dicas.
Gosto muito de viajar, estou querendo muito ir para região de Borgonha, fazer roteiro dos vinhos.
No momento estou sem companhia, se alguém se interessar pela cultura do vinho e da gastrônomia e que tb quer viajar , podemos conversar e ver se temos os mesmos interesses. Me envie um email.
ANDRE LUIS PICCOLO
Olá, gostei do Blog. Parabéns. Devemos ir, eu e esposa, este ano na Borgonha. Ano passado estivemos na Toscana – 4 dias em Castellina in Chianti e 4 dias em Pienza. Gostaríamos de fazer algo semelhante. Vocês acham que 8 dias na Borgonha seriam suficientes, divididos em 2 cidades?
Grato,
Rodrigo Lavalle
Andre, eu acho 8 dias muito para 2 cidades. As principais cidades da Borgonha são Beaune e Dijon. Leia os nossos artigos sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/bourgogne/.
Abraços.
Josiane Takassaki Ferrari
No restaurante do Auberge Bourguignone jantamos duas vezes quando ficamos em Beaune. Na primeira noite pedimos o menu Bourguignon a 28 Euros, pois queríamos experimentar o tão famoso prato – Boeuf Borguignon. Foi tudo perfeito, da entrada à sobremesa e o vinho claro!
Marco Crevilaro
Outra Boa dica é o La Ciboulette. Bistrô super aconchegante e comida deliciosa. Reservar é imprescindível.
eymard
Também testamos o Jardin des Remparts. De fato parece meio recluso e ate impessoal. Mas a comida é muito boa.
Regina Vasconcelos
Que boas dicas de ua,das regioes que mais curto na Franca!
Adriana Pessoa
Nunca vi, em lugar algum, roteiros e posts tão completos sobre a Borgonha, como esse série do CP.
Como pensei em ir no ano passado, fiz uma enorme pesquisa, achei uma coisa ali, outra acolá. Então fiz um roteiro baseado no meu feeling de viajante. Vendo os posts aqui, vi que tinha acertado muita coisa, no que diz respeito as cidades a visitar. Agora o CP trouxe os segredos e as dicas exclusivas. A minha viagem não aconteceu, porque eu não consegui voos com milhagens. Fui para a Toscana, que também amo, mas a Borgonha não sai da minha cabeça.
Parabéns Lina.
Bianca
Peço desculpas por citar neste post, mas a atualização não está acontecendo com F5. Como sei que o CP faz posts diariamente, fui clicando em cada assunto até encontrar as datas mais recentes! Obrigada!