Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.








612 Comentários
Marina
Maria Lina, muito obrigada pelas informações!
conexaoparis
Marina
para programa culturais compre uma revista que sai nas quartas feiras que se chama Figaroscope. Compre nas bancas de jornais.
Em setembro pode fazer entre 13 e 18 graus. Um pouco mais, um pouco menos. Traga blusa de lã fina, a jaqueta jeans, e um casaco de lã curto. Camisas de manga comprida ou camisetas de manga comprida.
Marina
Ah, e esqueci de perguntar. Como eu posso saber a programação cultural durante o mês de setembro? Como por exemplo: consertos musicais em parques, etc. Programações culturais baratas! 🙂 Obrigada. Marina
Marina
Olá Maria Lina.
Estou indo para Paris em setembro e estou muito duvidosa o que levar de roupa. Sou de Fortaleza, acostumada com um super calorão de 32 graus. E pelos comentários acima, tem gente que diz que em setembro faz frio, outras calor.. Na verdade, qual é a média de temperatura? Uma jaqueta jeans resolve o problema? Como estou indo também para outros lugares, não queria levar uma mala gigante para me cansar. Obrigada. Bejos. Marina
conexaoparis
Bernardo
É frio, normalmente entre 5 e 7 graus positivos. Pode esfriar mais. Neve raramente.
A cidade fica linda nesta época porque toda iluminada e decorada para as festas.
O reveillon aqui não é uma grande festa como no Brasil, visto o clima. Os franceses vão assistir um espétáculo, Ópera e depois um jantar em bom restaurante e pronto. Certas discotecas e cabarets tem um programa mais animado, danças e tudo mais.
Mais para o fim do ano vou começar a escrever artigos sobre o que fazer no revillon e como se vestir. Por enquanto estou preocupada com o verão…
BERNARDO
Maria Lina, desculpe eu ter que escrever de novo, mas não encontrei o teu artigo que continham as tuas respostas às minhas perguntas. Então, gostaria de te perguntar de novo se vale a pena ir a Paris no Reveillon, se é muito frio entre 26 de dezembro e 02 de janeiro, se neva e que roupa levar. Muito Obrigado. Abraços, Bernardo.
Silvia Aquino
Maria Lina,
Sou como você, não gosto do frio. Mas Paris é incrível em todas as estações. A primeira vez que vi Paris era verão e passei frio, além de achar os franceses muito mal educados. Hoje acho que tratam os turistas melhor e a cidade continua a minha paixão. Estive aí em janeiro deste ano, com muito frio, mas um céu azul de arrasar! Fora que a cidade estava cheia de turistas de todo o mundo, e com muitos brasileiros.
Adorei o seu blog e na próxima vez que for a Paris usarei as dicas.
Francisca Grenzer
Olá Maria Lina,
estou de viagem marcada para o dia 9/10/08 para Paris ,passarei pouco tempo ai .Em seguida vou para a Alemanha mas agradeço desde já as dicas que encontrei no seu Blog .
Francisca Grenzer
São Paulo,20 de julho 2008
Ana Barbara
Querida Maria Lina,
Obrigada pelo seu tempo e atenção. Um abraço !
Ana
conexaoparis
Ana Barbara
Entre os dois o Grandes Ecoles é mais adaptado a sua situação.Victoria está situado em uma praça com muita circulação de carros.
Nunca pesquisei hotéis infant friendly. Boa sugestão.