Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.








612 Comentários
Ana Barbara
Olá, Maria Lina,
Viajo a Paris em setembro por cinco dias com uma amiga e meu filho de 1 ano e sete meses…
Gostei muito da dica do Hotel des Grandes Ecoles, justamente pelos jardins onde as crianças ficam mais à vontade, pelo menos meu filho é assim, pedrinhas e flores o distraem… pois o ritmo com ele vai ter de ser necessariamente mais tranquilo
Minha pergunta é se a localização é boa, segura, perto de tudo… o outra opção que me atraiu foi o Hotel Victoria Chatelet, pois todos dizem que a localização dele é imbatível, mas gostei mais do primeiro.
São próximos? Tem alguma outra dica de hotel “infant friendly”? Algum famoso por ter opções para crianças?
Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
Ana
Cristina Ruth
Concordo que o verão é a melhor época para visitar Paris. Já fui em quase todas as estações, mas a alegria e o colorido do verão numa cidade, onde andar é uma obrigação, o sol e até mesmo aquela chuvinha de qualquer hora, valem a pena.
Esse blog é divino!!!! Parabéns!
conexaoparis
Marcelo.
Você vai conhecer sim o povo local no seu cotidiano. Muitos parisienses nãoviajam por escolha ou por falta de dinheiro. como em todo lugar.
Estes circuitos que quer fazer são os circuitos clássico, os belos lugares turísticos de Paris. Possível conhece-los em 3 dias ou menos.
Para o undergoud caminhe ao longo do Canal Saint Martin. Desca no metrô republique e caminhe pelas margens deste canal. Muitos bares, população jovem, muitas lojas hype.
Marcelo
Que massa esse blog, estou indo à Paris em 4 de agosto para ficar por somente 6 dias, minha intenção é andar muito, conhecer os principais pontos turisticos mas tentar conhecer ao máximo os cantinho mais “undergrouds” mas pelo jeito não vou então poder ver o povo local em seu cotidiano, né? De qualquer forma espero aproveitar muito. Aproveito para tirar uma dúvida por ser minha primeira vez, você acha que “tô viajando” em achar possível andar em circuitos diários tipo: ao longo da champs elisee, região entre invalides e torre eiffel, de saint german para luxemburg passando pelo quartier latin e ainda caminhar pela região de mont matre entre outras??
Marcela
A- d0 – ro !!!
“enquanto o frio for exótico”…
Concordo. Só quem aguentou mais de 6 meses de rigoroso inverno sabe o que é isso.
Uma semananinha de “frente fria” já está de bom tamanho, isso que moro em Curitiba, a capital mais fria do Brasil.
Seu blog é excelente.
Sucesso sempre.
conexaoparis
Alexandre
Não tem perigo nenhum, o Quartier latin é ótimo. Leia os roteiros de Paris em 4 dias e o artigo que se chama O que é o Quartier Latin em Paris.
Patrícia
Confesso que o último calorão que peguei em Paris acabou com a minha vontade de ir aos cafés!
Marília
Olá !
Descobri e adorei o seu blog, parabéns !!
Ler vc ajuda a matar um pouquinho a saudade lembrando dessa cidade deliciosa!
estive em Paris em julho do ano passado. Peguei alguns dias de calor intenso mas em geral o clima estava bem gostoso. Andei muuuuito a pé de sandália e bermuda….rs…
Alguns pontos turísticos estavam bem cheios mas nada impossível ou difícil demais. Aproveitei muito os 10 dias que passei lá andando pelas ruas, sentando nos cafés, almoçando pão com queijo e vinho nacional…rs
Dias muito felizes!
beijos
Alexandre
Lina,
Vou pra Paris em meados de agosto por seis dias.
Como estou indo sozinho, to meio preocupado. Vajar sozinho é meio complexo…
E somente depois que marquei a viagem que fui ver essa questão do verão e tudo mais que se comenta.
É tranquilo rodar em Paris sozinho? Ficarei no Quartier Latin.
É uma região legal?
Maryanne
Obrigada gente. Vou conferir e depois conto minha experiencia. Ah, e tb mando foto pra vc comentar aqui.