Por Fernanda Hinke
Paris by bike é uma ótima maneira de conhecer a cidade. Além de ganhar tempo de locomoção você descobre os pequenos segredos parisienses, invisíveis para quem anda de metro. De quebra você entende melhor como a cidade funciona.
Os itinerários passam por vários bairros e pontos de Paris, mas o meu favorito é um roteiro alternativo que associa visita da cidade e street art. O roteiro começa em uma pracinha próxima ao boulevard Richard Lenoir onde encontramos obras de street-art altamente sofisticadas.
Em seguida atravessamos o trendy bairro Marais até chegar ao museu Centre Pompidou onde está a famosa e enorme pintura de Salvador Dalí feita pelo street-artist francês Jeff Aerosol.
No retorno do Centro de Pompidou, passamos pela Place dos Voges, considerada uma das mais bonitas da cidade, cruzamos a Praça de Republique que foi totalmente reformada e seguimos até o famoso Canal Saint Martin.
Este Canal tem um charme todo especial, sobretudo aos domingos quando muitos restaurantes oferecem deliciosos brunches com cadeiras nas calçadas. Vamos margear o Canal até chegar ao Point Ephémère, outro lugar alternativo de Paris, bar e ponto de encontro dos jovens do bairro.
O próximo passo é cruzar todo o Boulevard de Belleville. Passaremos em frente a sede comunista do partido francês, projeto do nosso famoso arquiteto Oscar Niemeyer, e chegaremos então na “meca” do grafite e street-art em Paris, a rua Denoyez, onde está também situado o café favorito da cantora Edith Piaf.
Este tour se encerra na Rua Oberkampf em frente ao Le M.U.R. (que significa muro em português), uma importante associação que promove a arte urbana na cidade. Le M.U.R. convida um artista a cada quinze dias para uma performance de street-art.
No dia 22 de agosto o grafiteiro paulista Zezão fará a sua performance e se você estiver em Paris não deixe de assistir. E em breve traremos mais informações sobre esta intervenção.
Clique aqui e acesse o site Meia Noite em Paris, criado pela Fernanda Hinke, onde você encontra passeios de bike e de arte urbana por Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
32 Comentários
Gabriela
Olá! Estarei em Paris em outubro e me interessei mto por esse passeio. Vc pode me dizer como funciona, valores? Obrigada!!
Lina
Gabriela
Entre em contato direto com a Fernanda. No artigo acima você tem o email de contato.
Mauricio Christovão
Jeff Aerosol é ótimo!!! Belo post!!!
Camila
Essa região de Paris é maravilhosa! Fui pela primeira vez este ano e fiquei hospedada em um apartamento no canal Saint Martin. Não pude ter feito escolha melhor, viver lá é uma delícia, me senti uma verdadeira francesa. Nos fins de tarde as pessoas se divertem na beira do canal, conversando e fazendo piqueniques…sem contar que a praça République é linda! Nos dias que eu fiquei, estavam reformando ainda..quero voltar muuuitas vezes pra essa cidade maravilhosa!!
Amo o blog, beijos!
Joseane
Lina, muito obrigada pelas respostas. Enviarei um e-mail para a Fernanda agora. Um abraço!
Alexandre
Lina, boa tarde. Parabéns por ser uma ferramenta tão útil na realização dos sonhos de tanta gente. Se possível, gostaria de tirar algumas dúvidas com você. Planejo uma viagem com minha esposa e minha filha, que terá entre 5 e 6 anos, no mês de maio. Esse mês é de alta estação na França? Pergunto isso para avaliar preços de hoteis e passagens. No geral, como é o índice de chuvas na cidade? Se tiveres contatos de guias e de empresas que atendem a brasileiros, me passa. Abs, Alexandre.
Lina
Alexandre
Maio é ume época bonita, primavera. Pode estar frio ainda. Mas não é mais o inverno rigoroso. Maio é alta estação européia com imensa oferta cultural.
Indicamos excelentes serviços que atendem brasileiros.
Empresas para traslado e passeios veja aqui:
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/carros-com-matorista-brasileiro/
Guias:
https://www.conexaoparis.com.br/2012/07/06/guias-para-passeios-a-pe-por-paris/
Bárbara
Que ideia genial e delícia de passeio! Existe alguém que nos acompanhe nessa aventura? Estarei em Paris no final de setembro, porém sozinha e gostaria de saber se tem como contratar um guia bicicleteiro. Obrigada!
Lina
Bárbara
Coloquei no texto acima o link de contato.
Joseane
Lina, mais um pedido: eu gostaria de ir em brechós na cidade. Mas não queria indicação de brechós de luxo. Queria algo menor, mais parisiense mesmo.
Vc poderia me ajudar? Grande abraço!
Joseane
Olá, Lina, bom dia!
Meu esposo e eu estaremos em Paris do dia 25 de Agosto ao dia 5 de Setembro. Alugamos um apartamento com dica sua (obrigada!) e pretendemos andar de bike o tempo inteiro. No entanto estamos com muito medo pois vimos vários relatos de pessoas que perderam os tais 150 euros. Como fazer pra isso não acontecer conosco?
Mais uma dúvida: esse é o momento de já comprarmos os ingressos dos passeios que pretendemos?
Lina
Joseane
Velib: o programa velib é sério. Mas você tem que prestar atenção e fazer corretamente a transação. Quando devolver a bike espere que a luz fique verde. Em seguida guarde o cupon do retorno. A caução será devolvida depois de alguns dias e não imediatamente.
Mas o melhor seria consultar a Fernanda do artigo acima. Ela é especialista no aluguel de bike. Faça um primeiro itinerário com ela e assim aprenderá tudo.
Compre seus ingressos agora. Quando antes melhor.
Brechós: https://www.conexaoparis.com.br/2012/07/18/brecho-a-quilo-no-marais/ Leia este artigo e o link que está no final.
Denielly
Oi Lina… Preciso mais uma vez de sua ajuda… ainda estamos procurando um studio em Paris e três me chamaram bastante atenção mas estou em duvida quanto a localização… um é na Rue de Poissy – próximo ao College des Bernardins, o outro é na Rue Chénier 8 e o ultimo é no Boulevard de Sebastopol… Conhece esses lugares? Qual é melhor? Obrigada!!!
Lina
Denielly
A melhor localização é o da rue de Poissy, no Quartier Latin. Ponto ótimo.
Denielly
Oi Lina… Passagens compradas e tudo certo pra irmos para a Europa em outubro… Só estou preocupada com todos os posts e comentários que venho lendo a respeito da violência e dos furtos… Será que vamos conseguir aproveitar a viagem? Posso levar a câmera sem problemas na rua? Es tou até com medo agora…
Lina
Denielly
O único perigo em Paris é o roubo da bolsa. Para nós brasileiros, isto não é problema, não é. Nossa violência é muito pior. Pode andar com sua máquina. Fique atenta à bolsa. Pronto.