Este é um dos nossos programas preferidos, domingo, em Paris.
O ponto de encontro com a família toda é no Jardin des Tuileries. Alguns chegam mais cedo para tomar café da manhã ensolarado, debaixo das árvores do parque, outros chegam na hora marcada, em torno das 11h.
A pé, seguimos em direção à voie George Pompidou, aberta aos domingos somente aos pedestres, bikes e companhia. Pegamos o primeiro acesso para pedestres após o Museu Louvre.
Para mim, apaixonada pelas margens do Sena, esta é a vista mais bonita da cidade. Aguardo impaciente o final do inverno e os domingos ensolarados da primavera e do verão para repetir o mesmo itinerário: caminhar no nível do rio e passar por baixo das pontes.
Passamos pelo Pont des Arts e seus cadeados. Caminhamos na lateral da Ilha Cité e seu Pont Neuf.
Passamos diante da Conciergerie, a prisão da Maria Antonieta.
E um pouco mais para frente, estamos perto da ilha Saint Louis.
Continuamos até a próxima saída da Voie George Pompidou para atravessamos o Sena pela Pont Marie e entrar na ilha.
O almoço é sempre por aí, sem grandes exigências gastronômicas. Um crepe, um sanduíche croque monsieur em qualquer varanda ensolarada, um sorvete Berthillon… e a vida é bela.
Na rive droite, todos os domingos e feriados, é aberto aos pedestres do túnel das Tuileries até a Ponte Charles de Gaulle.
Na rive gauche, idem, do Quai Anatole France até a saída Quai Branly.
Horário: das 9 às 17 horas.
Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
65 Comentários
Cida Lopes
Rodrigo, obrigada pela dica! Abraços!!
Cida Lopes
Oi, Rodrigo! Estivemos em Paris em outubro/2014. Seguimos todas as suas dicas do blog. Foi tudo perfeito. Estaremos voltando no próximo mês de maio, entre os dias 15 e 20. Gostaríamos de alguma dica sobre o que fazer aos domingos em Paris. Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Cida, domingo em Paris tudo funciona (com exceção do comércio). Você como turista pode fazer tudo o que faria durante a semana. Uma tradição do domingo é o brunch e passear pela região do Marais onde as lojas ficam abertas.
Como você vem em maio (época mais quentinha) uma boa opção é visitar a Fondation Louis Vuitton (https://www.conexaoparis.com.br/2014/11/04/fondation-louis-vuitton/) e depois passear pelo parque onde o prédio está instalado. Compre os ingressos com antecedência pelo site.
Abraços.
Josiane
Oi Rodrigo, vou passar o domingo de páscoa desse ano com minha mãe em Paris… Gostaria de saber se muitas coisas estarão fechadas nesse dia.., Pensei em fugir e aproveitar esse dia para ir a Giverny conhecer os jardins e a casa de Monet. O que vocême sugere e acha mais válido??? Meados de abril costuma ser frio ainda na cidade??? Obrigada,
josiane
Rodrigo Lavalle
Josiane, normalmente nos domingos o comércio fecha em Paris. Somente na Champs Élysées e na região do Marais eles ficam abertos e acredito que no domingo de Páscoa também estarão abertos. Abril ainda está um pouco frio mas os dias são mais bonitos.
Além da idéia de ir à Giverny, ocês podem aproveitar para fazer um passeio de barco pelo Sena.
Abraços.
Fernanda Almeida
Obrigada Sophia pela ótima dica!
Sophia
Tem sim, Fernanda Almeida. Veja os lugares neste post do ótimo blog Paris des Petits: http://parisdespetits.blogspot.com.br/2012/07/onde-alugar-bicicleta-com-cadeirinha-de.html
Fernanda Almeida
Bom dia Lina, É possível alugar bicicletas com cadeirinha para criança? Queria fazer este roteiro de domingo passeando de bicicleta com a minha filha. Bjsss e parabéns pelo post.
Anderson Pereira
Passeio de domingo: piquenique no Jardim de Luxemburgo, após fazer as compras dos itens mais que selecionados no Daily Monop da Rue de Vaugirard há 3 quadras. Jardim de Plants e Montmartre também são 10.
Carolina
Oi, Lina/Oi, Rodrigo.
Vocês podem dar uma ajuda? Vou para Paris em maio e gostaria de saber se este hotel na 68 Rue Sedaine, Paris, 75011 está numa área bem localizada e segura. Vou sozinha e entre os que olhei pareceu ser o melhor para o meu orçamento apertado, mas fico com medo de fechar e a região ser uma roubada… Muito obrigada! E parabéns pelo blog, que é ótimo e já me faz viajar antes de chegar aí. Beijos.
Rodrigo Lavalle
Carolina, é uma boa região. Você não vai estar muito próxima ao “centro turístico” da cidade mas a região é bem servida de metrô.
Abraços.
janicy storti
Olá,
Suas dicas estão sendo muito útil na organização de minha estadia de 11 dias em Paris. Gostaria de alguma informação sobre a área que vou me hospedar 3 rue Lemon, 20. Ménilmontant
Paris, 75020. É um hotel barato então não espero muito, mas preciso estar ciente da questão segurança.
Rodrigo Lavalle
Janicy, você vai ficar próxima e estação Belleville. É uma área com uma grande comunidade chinesa. Não é a região mais bonita, limpa e tranquila de Paris.
Abraços.
Liliane Teixeira
Fiz este roteiro e amei! De la parti para me perder nas ruas movimentadas do Marais!
Super!!