Este é um dos nossos programas preferidos, domingo, em Paris.
O ponto de encontro com a família toda é no Jardin des Tuileries. Alguns chegam mais cedo para tomar café da manhã ensolarado, debaixo das árvores do parque, outros chegam na hora marcada, em torno das 11h.
A pé, seguimos em direção à voie George Pompidou, aberta aos domingos somente aos pedestres, bikes e companhia. Pegamos o primeiro acesso para pedestres após o Museu Louvre.
Para mim, apaixonada pelas margens do Sena, esta é a vista mais bonita da cidade. Aguardo impaciente o final do inverno e os domingos ensolarados da primavera e do verão para repetir o mesmo itinerário: caminhar no nível do rio e passar por baixo das pontes.
Passamos pelo Pont des Arts e seus cadeados. Caminhamos na lateral da Ilha Cité e seu Pont Neuf.
Passamos diante da Conciergerie, a prisão da Maria Antonieta.
E um pouco mais para frente, estamos perto da ilha Saint Louis.
Continuamos até a próxima saída da Voie George Pompidou para atravessamos o Sena pela Pont Marie e entrar na ilha.
O almoço é sempre por aí, sem grandes exigências gastronômicas. Um crepe, um sanduíche croque monsieur em qualquer varanda ensolarada, um sorvete Berthillon… e a vida é bela.
Na rive droite, todos os domingos e feriados, é aberto aos pedestres do túnel das Tuileries até a Ponte Charles de Gaulle.
Na rive gauche, idem, do Quai Anatole France até a saída Quai Branly.
Horário: das 9 às 17 horas.
Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
65 Comentários
Juliana
Vou me opôr ao Luiz, que recomendou o picnic na Place des Vosges. A praça fica muito cheia e às vezes é quase impossível encontrar um lugar na pelouse nos sábados e domingos ensolarados. Se o picnic for à tarde, o Jardin des Francs Bourgeois abre às 14h horas e é bem tranquilo. O que a gente costuma frequentar para picnics a dois é o Jardin Anne Frank, do lado da estação Rambuteau. Menos badalado e talvez menos “bonito”, mas muito mais simpático e confortável!
Ana Paula Mendonça
Adorava meus domingos em Paris… Vale a pena incluir a missa em Notre Dame no primeiro horário e o mercado de flores perto do metrô Cité, aí então fazer o roteiro.
Lina
Ana Paula
Aprovo suas indicações!
Beth Lima
Vou incluir esse passeio no roteiro. Obrigada pela ótima dica!
Tania
oi Lina, que boa idéia para um domingo! Gostaria de saber qual trecho da avenida fica aberta aos pedestres, e qual o horário! Obrigada por suas preciosas dicas!
Lina
Tania
O trecho, rive droite, é do Jardin des Tuileries até a ponte Charles de Gaulle, das 9h às 17h.
Dani
Lina, sei que nao é o assunto do post, mas poderia me informar qual dessas localizações é melhor em Paris? http://www.booking.com/hotel/fr/de-nevers.pt-br.html?sid=6c0e547e4da8033fe48fb0982c99feb6;dcid=2
http://www.booking.com/hotel/fr/bastille.pt-br.html?sid=6c0e547e4da8033fe48fb0982c99feb6;dcid=2
http://www.booking.com/hotel/fr/bellan.pt-br.html?sid=6c0e547e4da8033fe48fb0982c99feb6;dcid=2
Obrigada
Lina
Dani
Eu prefiro a última escolha, rue Leopold Bellan. Central e bairro simpático.
Monica Amadeo
que poesia!!!!!!
eymard
Lina, se me permite um “pitaco” para a Lilian:
a Lina tem razao em relacao ao desfile do 14 de Julho na Avenida. Muita gente; tem que chegar cedo (lembre-se dos nossos desfiles de 7 setembro, etc…).
No entanto, como voce esta com criança, pode interessar a eles (e a voces) passar mais para o final da manha pela esplanada dos Invalidos (se o dia estiver bonito, como costuma estar nessa época, da para ir caminhando na parte de baixo, parte contrária a do movimento do desfile). As tropas vao se dispensando por ali e é possível ver a cavalaria; helicópteros do exército frances, tanques de guerra, etc….ou seja, o final do desfile. Depois disso caminha-se pela rue saint Dominique que tem muitos e interessantes lugares para comer (e fica a caminho da torre). Também a torre, neste dia, fica muito cheia. Melhor, depois do almoço, seria ir para o outro lado da cidade (como recomendou a Lina).
Como não estamos sempre em Paris no 14 de Julho, uma passadinha pela regiao da “festa”, acho que pode valer a pena.
Lina
Eymard
Gostei muito do seu comentário. Como nunca vi o desfile, culpa da Córsega, não sabia da possibilidade “final de festa”.
Luiz Oliveira
Lina,
Com sua licença, uma dica para a Aline no inverno seria um passeio pelos mercados de natal na Sacre-Coeur, Champs-Elysées, La Defense e St. Germain de Près, uma olhada pelas vitrines animadas da Printemps, Jardin de Luxembourg (lindo em qq época do ano) e, se for de interesse, patinar na Place l´Hôtel de Ville.
Lina
Luiz
Dicas bem vindas.
Luiz Oliveira
Lina,
Gostaria de acrescentar um piquenique na Place des Voges, uma caminhada no Jardin Luxembourg ou mesmo curtir os canteiros de flores em Montmartre.
Lina
Luiz
Obrigada, concordo com tudo.
Aline Calbar
Lina, e para os domingos de inverno…. alguma dica?! heheheh
Ameeiii o post!