Um conselho: evite fazer pagamentos com uma nota de 500 euros em Paris. Você corre o risco de ter, no mínimo, seu gesto recusado.
Me explico: os comerciantes detestam receber esta nota. Em uma pequena banca de jornal, o troco para uma nota de 500 não será fácil. Mas, pagar uma refeição em uma grande brasserie, não vejo onde se encontra o problema.
Mas foi exatamente o que aconteceu comigo. Ganhei de aniversário um lindo envelope com a nota de 500 euros no interior. Meu primeiro gasto, um jantar na brasserie, foi recusado e fui obrigada a usar o cartão de crédito. No dia seguinte, passei na minha agência bancária para trocar o presente.
E a reação dos comerciantes pode chegar à extremos inimagináveis. Recentemente, um casal de africanos passou quase 24 horas na cadeia. Motivo: suspeita de querer pagar uma compra de 200 euros com uma nota falsa de 500. O gerente do supermercado, sem mesmo passar a nota no detetor de falsos, chamou a polícia. E até o banco local fazer as verificações, o casal ficou preso.
A nota de 500 é mal vista e virou símbolo de atividades ilegais. Mais fácil para transportar ou esconder. Li artigos sobre a possibilidade de supressão desta nota, o que não seria um problema para o cotidiano dos franceses e dificultaria a evasão fiscal.
O famoso billet de 500 euros circula sem problemas somente nas altas esferas, que dizer, nas lojas de artigos de luxo, nos restaurantes gastronômicos e nos hotéis palácios.
Quando for fazer câmbio, melhor evitar este valor.
26 Comentários
Denilson Rocha
…e eu aqui preocupado como as minhas de 50 se sairão em Lisboa… acho que vai ser tranquilo. 🙂
Rodrigo Lavalle
Denilson, sim, será tranquilo.