Uma visita ao Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Por Mariana Berutto
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Talvez por ser mulher, eu não tenho grande interesse por guerras, batalhas, armas e similares. Por esse motivo, nunca tinha me animado a visitar o Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Um belo dia resolvi deixar meu preconceito de lado e fui até lá conhecer as histórias das guerras francesas (e do mundo).
Passei uma tarde inteira no museu (até fechar!) e saí contrariada porque não consegui ver tudo.
Resumo: o museu é maravilhoso, imperdível mesmo para aqueles que como eu acham que um quadro de Picasso ou as esculturas de Rodin são muito mais interessantes do que armaduras e canhões.
Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas)
Começamos a visita pelos impressionantes salões das armaduras. Imagine centenas e centenas de armaduras, das diferentes épocas, de diferentes guerras, de diversos países, de reis, de soldados e de cavalos…
Em seguida, passamos pelas armas: espadas, punhais, espingardas, canhões, revolveres etc. O que mais me impressionou foi a riqueza da decoração das armas antigas.
Enquanto hoje as armas são apenas o que são (armas para matar), antigamente eram (também) objetos pessoais ornamentados com tanto cuidado que mais pareciam amuletos da sorte.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Seguimos para as alas da primeira e da segunda guerra mundiais, que é um banho de história.
Em seguida, visitamos as guerras francesas de Luís XIV a Napoleão III. Os uniformes são incríveis, mais uma vez fiquei de boca aberta com a beleza e a riqueza dos detalhes das roupas e ornamentos.
O mais divertido foi encontrar o cavalo branco de Napoleão empalhado.
E ainda tem o famoso do túmulo do Napoleão, que fica embaixo de um lindo domo pintado.
Informações práticas
Musée de l’Armé (Hotel National des Invalides)
Endereço: 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô La Tour Maubourg, linha 8.
Funcionamento: aberto todos os dias. De 01 de abril a 31 de outubro: de 10h às 18h. De 01 de novembro a 31 de março: das 10h às 17h.
Ingresso: 12€. Clique aqui para comprar seu ingresso corta fila.
Leia também
- Museus de Paris: seleção dos mais famosos, específicos e secretos
- Pontos turísticos de Paris: 25 atrações imperdíveis
- O que fazer em Paris: um guia do imperdível
- Metrô de Paris: como usar, mapa, preço, tickets, o que evitar
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
101 Comentários
Jackie
Vi que alguém citou o museu das armas de buenos aires e adianto logo que não é muito legal não. Lá é realmente pra quem gosta de estudar mais sobre armas, pois terá chance de ver muitas armas raras (nesse quesito é otimo). Mas achei sem graça a parte de estratégia e história.
Mariana, um post que eu amaria seria uma lista de locais importantes nas 2 guerras mundiais aí em paris. Estou preparando um roteiro de locais históricos na frança relacionados às guerras e claro que Paris inteira foi importante, mas enfim, seria legal ver os marcos. Espero fazer o roteiro ainda este ano.
abs,
Lina
Jackie
Nós também estamos interessadas neste seu roteiro. Risos. Depois conte como foi sua viagem.
Jackie
Eu sou menina e amo guerra. Nada de preconceitos!
rs
Qd estive em Paris foi o segundo museu que mais gostei (o primeiro é o Louvre, não tem jeito) e também saí contrariada por querer ver mais.
Recomendo a todos, é uma aul de história das melhores.
José Henrique
O Musée de l’ Armée (Museu das Forças Armadas), ou Museu des Invalides realmente é impressionante. A ida ao Museu, retrata realmente o respeito e a admiração pelos bravos combatentes do passado, que só um PAÍS CIVILIZADO e EDUCADO poderia ter. A admiração, a conservação pela memória, os fardamentos da época de Napoleão ainda com “barro”, isso mesmo, “barro” daquele tempo dos campos de batalha, é realmente incrível…, a limpeza, tudo é de se admirar. Mas, notei que na saída, existe uma placa enorme onde se mostra os Países participantes da 2ª Guerra Mundial, e a quantidade de pessoas que morreram no confronto ou foram vitimadas. Apesar da participação do Brasil, o nome do “Nosso País”, não se encontra lá!!!…Fiquei surpreso e desapontado em ver isso…
Madá
Para quem se interessa pelo tema de guerras, tem uma exposição ótima sobre a arte em tempos de guerra, vai até 13 de fev 2013 no Museu de Arte Moderna de Paris.
http://www.mam.paris.fr/fr/expositions/l-art-en-guerre-france-1938-1947
Renata Guimarães
Oi Lina, como vai? Meu comentário está um pouco fora do contexto, mas preciso de uma ajuda urgente… Há alguns anos comprei uma passagem de trem Paris-Bruxelas por um site indicado pelo conexão Paris que enviava os bilhetes para o Brasil. No site da Thalles não há esta opção e não me lembro mais o site. Por favor, poderia me ajudar? Obrigada, Renata
Lina
Renata
O site para compra de passagens é o da estatal francesa.
http://www.voyages-sncf.com/
Fernanda
Estivemos no Musée de l´Armée no último dia 27 com nossas duas filhas de 5 e 10 anos! Meu marido é apaixonado pelo tema das Grandes Guerras e visitou o museu com bastante calma enquanto eu seguia na frente, um pouco mais rápido, com as meninas e parávamos para descansar enquanto esperávamos por ele. Elas amaram a parte das armaduras. Uma boa dica foi dar uma máquina fotográfica para cada uma, de forma que elas se distraíssem, tirando suas fotos. Entramos com o Museum Pass, mas foi preciso retirar o ingresso gratuito na bilheteria para elas. Depois visitamos o Museu Rodin, em frente. Valeu muito!
Silvia Pacheco
Este museu é sensacional ! Não há uma só vez quando vou à paris q não passe por lá , acho ele mágico. Mas precisa ir com tempo , para aproveitar todos os detalhes.
Uma viagem no tempo!
Regina Vasconcelos
Só conheço o túmulo de Napoleão!
Lillian Brandão
Super bacana essa dica. Quando estive no Metropolitan em NY a parte de armaduras e de armas. Quando for a Paris tenho que conhecer o Museu des Invalides.
Beijos,
Lillian – @NerdsViajantes
Perla Coelho
Lindo Museu! Só para me certificar, acho que Musée de L’Armée é o Museu do Exército, pois sempre que a palavra “Armée” está com “A” maiúsculo significa Exército. Acho que o conjunto de todas as forças é “Forces armées”, é isto?
Bonne Année!
Lina
Perla
Isto mesmo: Forces Armées.