Por Tânia Ziert Baião
Minha relação com o artesanato, mais especificamente com o bordado em Ponto Cruz, vem da infância.
Meus avós paternos migraram para o Brasil em 1929, fugindo da dominação russa e da grande fome na Ucrânia. Minha avó, como quase todas as mulheres da sua geração, principalmente as dos países de invernos rigorosos, era uma verdadeira artista e expert em trabalhos manuais. Eu passava todas as minhas férias com eles e, claro, acabei por aprender algumas técnicas básicas.
Não tenho, nem de longe, a habilidade e o conhecimento que ela tinha, mas gosto do ofício; uso o bordado como uma maneira de relaxar, de criar objetos únicos e personalizados para os amigos.
Sempre que estou em Paris, procuro lojas sobre o assunto. Não é fácil. Elas estão localizadas em bairros afastados, pouco conhecidos do público e dos guias em geral.
Já visitei em outras ocasiões a Le Bonheur des Dames e a Les Brodeuses Parisiennes. Todas interessantes, inclusive com ofertas de cursos para interessadas.
Nessa temporada outonal em Paris, sai à procura de tecidos especiais para bordar, coisa rara de encontrar no Brasil. Pergunta aqui, olha mapa ali, troca de metrô várias vezes, e finalmente com a eficaz ajuda de uma caixa de supermercados, localizamos (marido e eu, afinal ele é o grande companheiro de todas as horas, inclusive nas furadas) a loja indicada.
Paraíso na terra!!! Não queria mais sair dali. Quem sabe, trazer a loja para o Brasil?
La Croix et la Manière é o seu nome. Fica no 11° arrondissement, no 36 rue Faidherbe. Sua proprietária é Monique Lyonnet, uma dama gentil, acolhedora, simpática e divertida. Ela tem vários livros publicados sobre o assunto, cria e realiza trabalhos para a revista Marie Claire. Seus tecidos e fios são únicos, tonalizados por ela. Você pode ver e encomendar na loja virtual (claro que já fiz algumas encomendas!), mas, se estiver em Paris e gostar do assunto, vale a pena visitar a loja e conversar com Monique.
Atualização dezembro 2017 com mais um endereço:
Sajou:
47 rue du Caire, 75002 Paris
Tel.: +33 01 42 33 42 66
Metrô linha 3, estação Sentier
43 Comentários
Jeannie Miyazawa
Alguém sabe onde eu posso encontrar tecidos p ternos e blazers Ptíncipe de Gales?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Jeannie, tente no Marché Saint Pierre. Clique aqui e leia nosso artigo sobre ele.
Paula Lima
Conheço as duas primeiras, mas vou tomar nota da última, para visitar numa próxima. E nas duas primeiras tenho “perdido a cabeça” várias vezes. 🙂
Obrigada pela dica!
Luciana
Olá! Vocês por acaso conhecem lojas com material para quilt ou patchwork?
Rodrigo Lavalle
Luciana, seguem duas opções de lojas:
– Ines – La Boutique Du Patchwork: 37 rue saint Ambroise, 75011 / site
– Le Rouvray: 6 rue des Grands Degrés, 75005 / site
Antonieta Dolores Webber Thomi
Adoro bordar! Minha terapia! Obrigada pelas dicas em Paris! Bons bordadinhos! Abraço
Antonieta Dolores Webber Thomi
Adorei sua história! Que lindo apreender bordar com sua avó! Minha avô também era emigrante. Da España. Eu adoro bordar! Apreendi ainda criança com uma vizinha bordadeira, em Santa Catarina, meu estado natal. Quando for a Paris, vou procurar as lojas que você indicou. Um grande abraço e ótimos bordadinhos!
Bela
Um pouquinho atrasada, você teria endereço de artigos para bordar em lyon?
Abraço. Bela
Rodrigo Lavalle
Bela, seguem dois endereços:
– Côté Mercerie: 10 Rue Paul Chenavard, 69001 Lyon
– Le Point de Croix Rousse: 11 Rue Pailleron, 69004 Lyon
Tânia Ziert Baião
Cara Marcia Maria: bom saber que mais pessoas se interessam pelo bordado. Se você quer ir só numa loja, acho que deve escolher a Bonheur des Dames na:
17 Avenue Daumesnil, 75012 Paris, France. É a mais variada. Para comprar livros de bordados e gráficos, vale procurar nas grandes Livrarias. Procure pela Editora Mango. Tem uma coleção enorme. Na volta, nos conte sobre suas descobertas.
Magasin de broderie
Marcia Maria P.M. Augusto
Ola Tania…. Vou estar em Paris daqui 2 semanas e tb. adoooro bordar ponto cruz e estou sempre procurando novidades… Foi com grata surpresa que achei seu blog e com dicas de lojas tão bacanas que não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar. Já comprei algumas coisas no Bon Marchè. Mas, da ultima vez que estive emParis há 4 anos, estava bem “mixuruca”…. Das 3 lojas que indicou eu gostei mais da Bonheur-des-dames. No meu caso busco por acessórios, fios, livros. Tem até aquele móvel pra guardar fios (tenho 2, um pra anchor e outro pra DMC) mas, até penso em comprar um novo. A loja pela foto me pareceu tão bacana e com tanta coisa. Vc. gosta dela? As outras vi que tem mais coisas prontas (bacana tb. porem não tão de meu interesse). eu tenho uma grande coleção de livros e revistas, que hoje me dia nem existem mais. So que quando vejo algo novo ,não resisto. Se tiver mais alguma dica, por favor me diga. Já que pretendo ir numa única loja. Como disse meu marido e minha filha: escolha uma só e levaremos vc. eles são bonzinhos, mas, não vao querer ficar rodando Paris atrás de fios e afins. Aguardo se puder me dar um alô. ABRAÇO
Maria Filomena
Magnífica informação, e acima de tudo, gostei da sua história,. Nós brasileiros, temos todos um pouco de história de outros continentes…..
Ester Reznik
Tania, obrigado por compartilhar essa dica maravilhosa. Fui a Paris e qd estive lá não deu tempo de ir, pois exatamente o que vc falou, era em bairro afastado e ninguem conhecia.
Na proxima ida, com certeza, depois deste relato, irei conhecer.
Um bj e parabens !