Liquidação. Yves Lalonde no Flickr

Liquidação. Yves Lalonde no Flickr

Em Paris, as liquidações começam dia 22 de junho às 8 horas da manhã e terminam dia 2 de agosto de 2016.

Estas datas se aplicam também para vendas internet.

Os franceses levam a sério as liquidações e são hiper organizados. Alguns dias antes eles visitam as lojas, fazem uma seleção e no primeiro dia das liquidações, cedo, eles adquirem produtos que muitas vezes não poderiam comprar em tempo normal.

O Govêrno francês é vigilante e enquadra esta atividade com uma legislação específica. Os comerciantes não podem liquidar produtos especialmente estocados ou comprados para isto. Todo produto liquidado deve ter sido colocado a venda pelo menos um mês antes do início das liquidações.

Em várias lojas, encontramos pequenos e discretos avisos dizendo que durante a liquidação os artigos não podem ser devolvidos ou trocados. Isto é proibido por lei e este procedimento é abusivo. Se o artigo liquidado tiver pequeno defeito escondido, aqui chamado vice caché, o comerciante é obrigado juridicamente a trocar ou reembolsar.

O preço original e o preço soldado devem ser visíveis em cada artigo. Ele é obrigado também a respeitar os preços anunciados nas vitrines. Acontece encontrarmos artigos com  preços mais baixos na vitrine do que no interior, nas etiquetas. Neste caso o cliente deve exigir o preço da publicidade feita no exterior.

Leia também:

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris