Por Rodrigo Lavalle

Começa nessa próxima quarta-feira dia 11 de janeiro um dos eventos mais aguardados não só pela população francesa mas também pelos turistas: os soldes (liquidações) de inverno! Durante 5 semanas a grande maioria das lojas em todos os setores do comércio (com exceção de algumas grandes marcas de luxo como Chanel, Hermès e Louis Vuitton) oferece descontos que começam na casa dos 30% mas podem chegar a 80% nos últimos dias.

Na França as liquidações são controladas pelo governo havendo somente duas temporadas oficiais: a de inverno que começa na segunda quarta-feira de janeiro e a de verão que começa na última quarta-feira de junho (olhem o calendário antes de programar a viagem!). Fora desses dois períodos os comerciantes só podem fazer mais 2 semanas de liquidação chamada “complementar” e são obrigados a avisar por carta ou email ao ministério competente. Diz-se que isso tem por objetivo proteger os pequenos comerciantes e manter os preços equiparados entre todos.

É interessante aproveitar as liquidações de inverno para comprar aquelas peças mais caras, atemporais e de vida útil longa (como casacos de inverno e botas) por um preço menor. Além disso as coleções de inverno são sempre mais elaboradas e sofisticadas que as de verão.

Algumas outras dicas:

– o período da manhã durante os dias de semana costuma ser o menos conturbado pra se fazer as compras;

– use roupas e sapatos confortáveis e que possam ser tirados com facilidade no provador;

– geralmente os artigos em liquidação não podem ser devolvidos ou trocados, portanto experimente tudo e tenha certeza de que você realmente quer/precisa do item;

– se você já estiver na cidade vale a pena escolher e experimentar o que quer comprar antes do início das liquidações;

– tenha paciência, principalmente se você for se aventurar pelas Galeries Lafayette, Printemps, BHV…

Boas compras!

 

Conheça o guia de moda ParisModaParis: do alto luxo ao luxo acessível, escrito pela personal stylist Dione Ochippinti, e descubra os endereços que fazem de Paris a capital da moda. À venda no nosso site Minha Viagem Paris.