Das nossas viagens, o que guardamos de mais precioso são as lembranças dos momentos vividos, das experiências particulares, dos encontros marcantes e das anedotas das dificuldades encontradas.
As lembranças de viagens não estão associadas às informações objetivas sobre uma cidade e sim à exploração do que ficou registrado interiormente. Nossas lembranças tem a ver com nossas sensações e nossos humores diante do estrangeiro ou do desconhecido.
De vez em quando as lembranças reaparecem durante uma conversa de bar, quando topamos com antigas fotos arquivadas ou diante do dilema guardar ou não os souvenirs acumulados.
O velho chapéu panama me lembra de como era jovem durante a viagem ao Equador, a instransportável máscara africana do Senegal me remete à inconfortável viagem de retorno, o kimono ficará para sempre representante do choque diante da estética japonesa. A torre Eiffel miniatura me lembra a primeira e péssima impressão que tive de Paris e como em seguida mudei de idéia. Como a cidade idealizada deve ser substituida pela experiência real.
Os souvenirs podem escapar ao industrializado. Penso no marido e sua coleção de pedras recolhidas mundo afora. Pedras de cores e formatos diversos com a inscrição do lugar e da data, espalhadas pela casa.
Foi lendo o artigo sobre souvenirs de viagem do CNTraveler que pensei nos meus próprios e como nós todos temos necessidade de guardar um pedacinho do momento vivido.
A CNTraveler nos mostra souvenirs de viagens diversos com pulseiras com berloques de metal, todos originários de países diferentes.
Key cards de hotéis.
Encontrei até uma mania idêntica ao do marido.
Graças aos souvenirs as lembranças emergem.
52 Comentários
Paula
Minha coleção principal é de saleiros. Amo
Marluce Amorim
Trago sempre miniaturas de locais turísticos, telas com pinturas da cidade e de pontos turísticos, uma de geladeira e tbem cartões postais oualguma coisa q me lembre o lugar p onde passei! Sempre presenteio os parentes mais próximos com lembrancinhas!
Marcia
Quem não traz essas lembrancinhas? Tenho um porta gelo com lápis de museus e de cidades visitadas.
Trago para minha irmã também, que faz o mesmo. Os potes vão aumentando de tamanho de acordo com o aumento do volume de lápis. Já foi um copo. Mania gostosa.
Dillemba
Minha lembrança de viagem é um guardanapo de todo restaurante onde vá. Sempre peço mais um, para levar. Alguns são lindos, outros simplinhos, mas todos me remetem a um lugar, um momento. E não pesam nada e quase não ocupam lugar. O marido traz aquelas moedas cafonérrimas que se compra nos pontos turísticos.
Silvana
trago lápis de museus e miniatura dos ícones de cada lugar – torre de pisa, big ben, estátua da liberdade, etc.
Josane
Eu sempre trago ímãs de geladeira, pra mim mesma e pra dar. Tenho um quadro imantado, no escritório, que está lotado de ímãs! Também trago porta-copos, principalmente de Paris, com motivos de arte, pontos turísticos, etc. São um sucesso!
Hélio Augusto Hettwer
Solicito, por gentileza, como posso conseguir aquelas placas de automóveis não oficiais ( souvenirs) mas como lembrança de locais de viagem como Disney, Cancún, Bariloche e os famosos imãs de geladeira dos mesmos locais citados. att Hélio 55 99722394
Rodrigo Lavalle
Hélio, nas lojas de souvenirs próximas aos principais pontos turísticos de Paris (Notre Dame, Montmartre, Torre Eiffel) você encontra todo tipo de lembrancinhas de viagem.
Marcelle
Olá! Onde é melhor comprar telas de artistas de rua em Paris nos domingos?
Rodrigo Lavalle
Marcelle, na Place du Tertre em Montmartre existem vários artistas vendendo telas. Leia esses artigos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/?s=Place+du+Tertre.
Abraços.
Claudia Amorim
Começamos meio de brincadeira, mas acabou virando coleção: trazemos sempre um anjinho dos lugares que visitamos, privilegiado o artesanato local. No fim do ano ele vai para a árvore de Natal. É uma delícia montá-la, relembrando os lugares por onde andamos. Parabéns pelo blog. É ótimo!
Jacqueline
Trago imãs de geladeira. O jeito para eles não cairem e quebrarem é colar outro pedaço de imã como reforço. Já preenchi todo o espaço frontal da geladeira. Mas na última viagem de deixei levar comprando quadros e aquarelas que os artistas faziam nas ruas. De Veneza e Paris foram várias aquisições que estão ainda esquecidas dentro dos armários. Da próxima vez, em outubro, vou deixar esse item de lado. Não pretendo comprar muita coisa, visto que estou proibida de carregar bagagem.
LourdesMatos
Eu trago sempre 3 coisas. Chaveiros, imãs e abridores de garrafas. Amo.
Yara Ortega
Gosto muito de trazer de recordação de minhas viagens canecas das cidades que visito pois quando olho recordo com saudades dos locais onde estive,também gosto de trazer gravuras tenho umas lindas da Grecia, e natureza morta compradas em Madrid.
Paula Hagemann
Adoro essas lembranças! Sempre que viajo, trago canecas e miniaturas dos principais pontos turísticos. É tão bom olhar para tudo isso e me recordar dos momentos que vivi em lugares mais que especiais…
Tereza C Matteis
Coleciono miniaturas dos principais pontos turisticos, se for lugar santo trago aqueles quadrinhos folhados a ouro, de presente trago chaveiros, mas sem duvida as melhores lembranças são os perrengues que passamos, os cheiros que sentimos, as iguarias que comemos, as risadas que damos. Viajar é td de bom e com boas companhias, melhor ainda!!
Renata
Gente, eu não devo ser normal… ahahahahahahaha
eu sempre trago: caneca, ima de geladeira, copinhos , placas (tipo essas de transito mas do local, por exemplo: I Love …), chaveiro e isqueiros…
Louca!!!! hahahahahaha
Cândida Silva
Eu coleciono gatos! Cada lugar que visito procuro um gato pra minha coleção. São minhas lembranças favoritas.
Sandra Faury
Vi os comentarios e me identifiquei!Coleciono tambem lapis de museus visitados .Tenho tres canecas em minha mesa de trabalho cheias destes lapis.Colecionamos tambem os imas de geladeira e freezer quase lotados nas tres faces disponiveis.Mania ….
Maurício Christovão
Lina: M.Hauteville precisa ir à Ilha da Pedra Furada, na Baía de Camamu/BA, onde as pedras são quase todas furadas por moluscos, para aumentar sua coleção. Além disso, há também a Pedra Furada, que é uma gruta que dá nome à ilha.
Douglas
eu tenho uma pedra em formato de coração que peguei nas praias de Nice.
ana lucia garrido
Boa tarde! eu também amo souvenirs,gosto de trazer algo pra aqueles que eu gostaria que tivessem ido comigo,e gosto de trazer pra mim também,canetas pois trabalho com elas e sempre paro e lembro com saudosismo por onde andei,também canecas com o desenhos dos lugares…ahhhh gosto de qualquer coisa que me faz lembrar os lugares por onde andei ou vivi,como a Espanha.
Ps.Visitei Paris meio sem querer e me apaixonei perdidamente,vou voltar!
Priscila Dantas
A cada viagem trago um pratinho e cada amigo que se lembra trás um também. 🙂 minha coleção está linda. Eu vou continuar os próximos serão da europa. Abraço. Priscila. P.S. adoro as informações e dicas de vcs CP.
Vanessa Giacomini
Que amor de texto! Sou leitora assídua aqui do CP, mas esta é a primeira vez que dou pitaco. Adoro souvenirs dos lugares! Costumo trazer lembrancinhas diferentes de cada cidade. Mas confesso que as canecas e os cartões postais são o meu fraco! Caneca trago na mala ao menos uma. Escolho a da cidade principal da viagem. E os cartões não ocupam espaço e faço quadrinhos no corredor de casa!
Lena Ranghetti
Lina, texto deliciososo! Eu trago de tudo: pequenos Muranos de Veneza, essência de lavanda da Provence, miniatura de cabine telefônica de Londres, galos de Lisboa, muitas Tour Eiffel de Paris, livros de todos os museus, folders de hotéis, notas dos restaurantes que curto…. Até meu carro tem um adesivo de Saint-Germain-des-Prés para localiza-lo mais fácil nos grandes estacionamentos. O pior de tudo é que vou com uma mala e sempre tenho que trazer mais uma na volta. Fotografo até as pedras, como se quisesse trazê-las comigo. Mas, as grandes recordações estão aqui, do lado esquerdo do peito!
Crenildaferreira
Adoro comprar corpinhos dos lugares que conheço! Eles ajudam a enfeitar minha cristaleira, decoram minha casa, sem contar que e uma delicia tomar um licor e viajar pelo tempo, com recordações das viagens!
jorge fortunato
ah em tempo….já catei muitas conchas.,.