O Velib – Paris de bicicleta é um sucesso, turistas e parisienses adoram. Após alguns meses de existência desta iniciativa o balanço é favorável. As bicicletas são confortáveis, os carros respeitam os ciclistas, os ciclistas respeitam as regras de segurança e tudo vai muito bem. Com exceção de dois pequenos problemas. O sucesso é tanto que quando você chega na estação de bicicletas próxima de sua casa você a encontra vazia. Ou, quando você vai devolve-la na estação, todas os lugares estão tomados e você não sabe onde é a próxima.
Para resolver estes problemas alguns conselhos. Antes de sair de casa consulta o site interativo do velib e veja se tem bicicletas nas estações próximas da sua casa. Em seguida veja se tem lugares disponíveis nas estações próximas do lugar onde você vai devolve-la. Clicando no endereço da estação você abre uma janela com estas informações.
Ou então pense em consultar a tela que se encontra na estação das bicicletas. Clicando nas teclas 4 e 5 você tem informações sobre disponibilidade de bicicletas e lugares livres nas estações vizinhas.
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44 Comentários
Cleiton Roberto
Estivemos em Paris e sofremos com a demora do estorno dos 150 euros no cartão, pois foram debitadas 7 locações. Desaconselhou usar pois causa um baita transtorno. Sem falar na apreensão que você fica para saber se vão estornar. Eu ainda estou aguardando. Pior é que se vem todo o valor pra vc pagar na fatura, para depois lhe fazerem o crédito. Achei essa da Velib uma me …. Mas as dicas do blog são legais, fui pro face reclamar.
Marina Dalle Nogare
Pasé la tarjeta 4 veces para intentar alquilar la bicicleta y siempre me aparecia en el visor: “OPERACIÓN CANCELADA. NINGUN VALOR SERA COBRADO DE SU CUENTA”. Desistí y volví a pie. Ayer por SMS me avisaron que debitaron 150 euros de mi cuenta porque “compré” una bicicleta de VELIB AUTOMATE PARIS. Como proceder? (Compra aprovada no seu UNICLASS MULT MC INT final 7221 – VELIB AUTOMATE valor EUR 150,00 em 28/01, as 16h43.)
Rodrigo Lavalle
Marina, creio que esse valor debitado tenha sido um caução. Em cerca de 7 dias o dinheiro deve ser devolvido. De qualquer forma sugerimos que você entre em contato com a empresa Vélib’, clique aqui.
Juliana
Boa tarde,
No meu caso fiz toda a operação para utilizar apenas por 1 dia e a cobrança foi de 30 dias. Entrei em contato com a operadora do meu cartão e fui informada que preciso resolver com a própria Velib. Por favor, através de qual canal de comunicação consigo entrar em contato com a Vélib? Desde já agardeço. Juliana
Rodrigo Lavalle
Juliana, ligue para o seguinte número que possui atendimento em inglês: +33 01 30 79 79 30. Ou então tente através das redes sociais: https://www.facebook.com/Velib.Paris/info e https://twitter.com/Velib.
Abraços.
Mari
Tenho uma dúvida. Esse valor de 150 euros é debitado do cartão e devolvido após 10 dias ou ele é simplesmente bloqueado e a gente tem nosso limite reduzido nesse msm valor por 10 dias? Se esse valor de 15 euros de fato for debitado p depois restabelecerem, é complicado, pois nesse intervalo de tempo a fatura do cartão pode fechar e temos que pagar.
Se eu comprar um vale por dia, serão 150 euros de caução por esses 3 dias ou 150 euros por dia? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Mari, na verdade o limite do seu cartão de crédito fica bloqueado ou reduzido em 150€ durante esses 10 dias. Não sei te informar como o sistema funciona nas compras diárias de vale.
Abraços.
Patrícia
Voltei de Paris na última terça-feira e constatei que foram debitados na minha conta 150 euros todas as vezes que aluguei a Velib (4 vezes). Isso significa que, contando com o IOF, foram debitados na minha conta mais de 2 mil reais!
Liguei para o HSBC e um gerente administrativo me disse que não há nada que ele possa fazer por mim. De qualquer forma, continuei achando que esse deve ter sido um problema do banco, já que constatei que meu cartão Visa não passou esses valores ao banco.
Agora que li que isso já aconteceu com outras pessoas (especialmente com cartão de débito do HSBC, mas também com outros cartões) , estou na dúvida de quem seria a responsabilidade por esse débitos.
Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria muito. Vou tentar escrever uma reclamação pelo site da Velib e aguardar a resposta da minha reclamação no HSBC.
Rodrigo Lavalle
Patrícia, te respondi no outro post. Isso é procedimento padrão. A cada vez que qualquer pessoa aluga uma bicicleta, 150€ são retidos como caução para o caso da pessoa não devolver a bicicleta. Esse valor é devolvido (ou o limite do seu cartão é restabelecido) em média em 10 dias dependendo do banco.
Abraços.
Ione
Olá pessoal, consegui solucionar o problema do bloqueio dos 150 euros da velib, entrei em contato com o atendimento ao cliente na página do meu Visa TravelMoney expliquei o ocorrido solicitando o estorno. Como não recebi retorno em 48 horas entrei em contato novamente pela página com a ouvidora e 24horas depois tudo foi resolvido.
Rodrigo Lavalle
Ione, fico feliz.
Abraços.
ione
Olá pessoal. Lamentavelmente só li sobre essa cobrança agora. Pois usei o serviço da velib dia 05/04/2014 e já aviso, não o façam pois eles debitam 150 euros no seu cartão, como ainda estou em Paris amanhã vou tentar anular o bloqueio, mas é uma experiência bem desagradável. Não recomendo.
Rodrigo Lavalle
Ione, na verdade não há débito e sim uma reserva de limite do seu cartão que voltará ao normal dentro de 4 dias. Isso acontece com todo mundo que aluga as bicicletas com cartão. Acontece comigo todas as vezes mesmo usando o meu cartão de crédito francês.
Abraços.
Waleska
Pessoal,
eu estava c na mesma situação que voces. Aluguei a bicicleta dia 05/11/11 e fizeram o debito no meu cartão travel money, fiquei agoniada porque os dias se passavam e nada de estornarem … até que entrei no site do meu cartão e solicitei contestação do ocorrido, expliquei exatamente o que aconteceu, que tinha sido um debito apenas de segurança, mas que tinha passado 24h do devolvimento da bike e nada … depois de 3 a 4 dias, até hoje, verifiquei de novo no site e vi que foi feito o estorno …
só posso dizer com essa experiência, que voces entrem em contato com a operadora mesmo do cartão de voces e expliquem a situação que se eles nao resolverem, acredito, que ao menos saberão lhe orientar…
espero poder ajudar alguem com essa informação… pq eu mesma já estava muito chateada e triste com a situação … e sinceramente nao indico mais isso a ninguem …. =/
abçs..
conexaoparis
Waleska
Obrigada por esta informação. Importante.
LUIZ LISKA
DICA DO FOFO, QD ACONTECER ESTES DEBITOS INDEVIDOS DE VELIB EM SEU CARTÃO DE CREDITO VC LIGA PRO CALL CENTER
DO CARTÃO E COMUNICA Q N RECONHECE AQUELA COMPRA
A ATENDENTE VAI ABRIR UM PROTOCOLO E PEDE PRA VC
ENVIAR POR EMAIL OU FAX UM FORMULARIO DE CONTESTAÇÃO DE
DESPESA, NA HORA JÁ É ESTORNADO O VALOR DE SEU CARTÃO DE
CREDITO, JÁ USEI ESTE EXPEDIENTE VARIAS VEZES, ABRAÇO DO
FOFOOOOOOOOOOOO
Paulo Chaves
Pessoal,
estou com o mesmo problema. Utilizei o serviço e não recebi o estorno.
Eles debitaram os valores da garantia!!!!
Alguém conseguiu resolver?
Abraços,
conexaoparis
Paulo
Entre no site do Velib e procure o contact. Escreva para eles pedindo a restituição.
GABRIEL
Ajudando, aconteceu algo parecido comigo.
Ao inves de 150 EUR, foram cobradas tarifas totalmente arbitrarias.
Gastos sucessivos de 52 EUR e 12 EUR, sem que obviamente eu ficasse tanto tempo usando as bicicletas.
Fabio Sori
O problema nao eh colocar o cartao de debito ou algum cartao tipo visa travel money ? todos colocaram o cartao de credito??
joao
comigo aconteceu isso.. 150 euros debitados e nao devolvidos. Alguem conseguiu resolver isso? Como fazer?
obrigado.
Patricia Rodriguez
Pessoal que escreve para o blog, super obrigada pelas informações! Desisti da velib na hora! Felizmente gosto de retornar ao site sempre que vou fazer algo que nunca fiz em Paris. Uma pena, pois havia reservado o domingo para pedalar por Paris…
Felipe Adjuto
Tive o mesmo problema agora em 2011…Aluguei uma bike por um dia no dia 31 e até hj 04/06 nada de reembolso. Vou procurar uma loja amanhã para consegui esse reembolso! Um absurdo isso !
Santiago
Hola amigos de Portugal…desgraciadamente este problema sigue pasando…alquilé dos bicicletas y no me han devuelto los 298 euros, si vuelvo a paris será para destrozar dos o tres
César Ribeiro
Aluguei 2 biciletas meu cartao debito HSBC 29 outubro 2010 e estou tento problemas na restiruicao do dinehiro que foi debitado (300 EUROS),
Parece ser uma furada isso….
se alguem conseguiu resolver por favor passa informacao
grato,
Gabriela
Pessoal, infelizmente, a melhor saída é não alugar as bicicletas, pq estes problemas são corriqueiros… quando estava em Paris a minha professora de francês informou sobre esses débitos de 150 euros que sempre acontecem…
EDUARDO
Tive o mesmo problema que foi relatado acima. Perdi 150 euros que foram debitados do meu cartão, apesar da informação ser de que o valor não seria debitdado (isto somente ocorreria caso a bicicleta não fosse devolvida). Se alguém descobrir como recuperar o dinheiro e puder me ajudar….seria ótimo!
Sérgio
Tive o mesmo problema. Aluguei uma bicicleta em 08/08/2010 pelo cartão de débito do HSBC. Foram debitados de minha conta 150 Euros e o estorno de 149 Euros até agora não foi realizado.
Alexandre Fernandes
Aluguei duas bicicletas em Agosto de 2009 e até hoje não recebi o reembolso do caução. O site do Velib é extremamente confuso e não encontrei onde reclamar, só aqui que vi o telefone deles.
Tive problemas com os trens também, que não fizeram os devidos reembolsos referentes a um trem quebrado no meio da viagem Londres-Paris e uma passagem que tive que comprar novamente, do trajeto Amsterdam-Londres, porque a empresa se recusou a imprimir o ticket comprado pela internet na França.
Foi um prejuízo só. Estou correndo atrás até agora.
André Lopes
Eu estive atento a isto, tanto é que tenho email deles me informando quando as bicicletas foram devolvidas e em que estação, não é isto que está atrapalhando a devolução da caução.
Fui orientado por eles a procurar meu banco mas o banco Itaú diz que não localiza nenhuma devolução. Agora enviei pela terceira vez pelo site minhas infornações e estou à espera de uma solução.
De qualquer forma, não recomendo a ninguém o uso do sistema porque uma falha assim significou mais da metade do dinheiro que tinha para gastar na viagem e nem preciso dizer o quanto isso me prejudicou, não é mesmo?
conexaoparis
André
Realmente o sistema tem falhas. Quando a bicicleta é devolvida, a pessoa tem que esperar até umsinal que anuncia o recebimento da bicicleta de volta. Eu não sei como ajudar todos aqueles que estão com débitos indevidos.
Como você diz, o melhor é divulgar as falhas do sistema.
André Lopes
Estou chegando à conclusão de que é uma furada para estrangeiros usar este sistema em Paris. Eu aluguei duas bicicletas que foram usadas por tres horas e fui cobrado em 450 euros sendo que uma das operações não chegou ao fim por erro de digitação. Enviei minha reclamação por correiro pq o site só dá opção para quatro tipos de queixas.e eles me mandaram procurar meu banco (Itaú) que diz que não houve restituição nenhuma. O que devo fazer? O aluguel foi no fim de maio deste ano e até agora não vejo meios de obter meu dinheiro de votla. Só me resta divulgar ao máximo para que outras pessoas não caiam na mesma armadilha já que a divulgação diz que a caução não será debitada a menos que não haja devolução das bicicletas. Alguem pode me ajudar por faver?
Agradeço qq ajuda
André
fernanda rodrigues
estou com o mesmo problema dos dois e nao recebo os 150 euros q paguei por cada bicicleta q eu e meu marido alugamos em paris semana passada. foram duas bicicletas e ate hj nao devolveram o dinheiro. ALGUEM CONSEGUIU O DINHEIRO?
Roberto Calmon
Amigos,
Estou com o mesmo problema da Janaina, ou seja, ao alugar uma bicicleta por um dia, passei meu cartão de débito e não estou conseguindo reaver os 150 euros….
Peço ajuda na solução do meu problema.
Obrigado!
conexaoparis
Janaína
Todo problema com o velib deve ser resolvido no telefone 33 1 30 79 79 30.
Janaína
Olá! Em abril fiu à Paris, e utilizei as bicicletas, mas como não sabíamos, meu esposo passou o cartão de débito, então foi debitado automaticamente 150 euros de cada bicicleta e nunca nos devolveram este dinheiro. No site não consigo nenhum campo onde posso escrever esta reclamação, vc conhece alguma outra maneira de contactá-los? Obrigada!!!
conexaoparis
Carol
Quanto ao clima setembro é perfeito e cheio de programações culturais.
Carol
Olá!Estamos programando nossa lua de mel em Paris e gostaria de saber uma época boa para viajar, não muito frio e não muito quente.Preciso que me ajudem,setembro seria legal?
conexaoparis
Alexandre
Entre no site do velib abaixo, onde você vai encontrar um lugar para reclamações. Conte sua história e eles resolvem.
http://www.velib.paris.fr/
Alexandre
Bacana as informações do seu blog, parabéns! Porém não consegui tirar uma dúvida! Veja se consegue me ajudar:
No dia 27/12/2008 aluguei 2 bikes na estação Pompidou e entreguei-as no Louvre antes de meia hora, na hora de locar tive que fazer um depósito de garantia de 150 euros por cada bike no cartão de crédito, cheguei ao Brasil hj dia 29 e liguei para a operadora do cartão e até agora a VELIB não deu baixa nestes 300 euros. Isto é normal? Desde já agradeço se puder me ajudar.
conexaoparis
Rafael. Obrigada por gostar do blog. Olha, leia o meu artigo http://conexaoparis.wordpress.com/2007/07/16/paris-de-bicicleta/
Você tem todas as informações que está querendo. Se tiver dúvidas, me escreva de novo.
Rafael
Em primeiro lugar, adoro seu blog. Gostaria de saber como os turistas podem utilizar as bicicletas, pois me parece que tem que se registrar para isso.
Obrigado,
Rafael