Por Tom Pavesi
Durante o reinado de Carlos X (1824 – 1830), o vice-rei do Egito, Mehmet Ali, conhecendo a paixão do rei francês pelas antiguidades egípcias achou oportuno fazer uma aliança diplomática e militar com a França contra a ameaçadora Inglaterra.
Para conquistar a simpatia de Carlos X, ofereceu três presentes bem exóticos e originais; uma girafa, chamada Zirafa, (1° girafa da França), dois obeliscos do templo de Luxor (somente um chegaria a Paris) e uma dezena de múmias em seus sarcófagos de granito, para o museu do Louvre.
A girafa Zirafa se tornou famosa, recebeu mais 600.000 visitantes somente no ano de 1827, morreu em 1845 no Jardin des Plantes em Paris.
O Obelisco de Luxor foi instalado em 1836 na Praça da Concordia no reinado de Luis Filipe I, (1830 – 1848).
As múmias foram recebidas em grandes pompas por Carlos X em 1827. Após a abertura dos sarcófagos e exposição das múmias, um cheiro horrível começou a se exalar pelas salas do Louvre. Devido ao forte calor da viagem e ao clima úmido da França, príncipes, generais, um faraó desconhecido e um grande sacerdote de nome “Pentamenou” começaram a se decompor rapidamente em míseros cadáveres ordinários.
Pânico geral entre os conservadores. O rei decepcionado ordena que todas as múmias fossem enterradas rapidamente nos jardins do Louvre.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Três anos depois, em 1830, Carlos X, tentou através de vários decretos a volta de uma monarquia absoluta. A pequena burguesia, sociedades secretas e o proletariado urbano proclamam uma 2° revolução francesa contra o rei. Nesta revolução, 32 patrióticos combatentes foram mortos e enterrados no mesmo local das múmias.
Essa revolução levou a destituição e banimento do rei Carlos X e tomou posse, no seu lugar, um primo liberal, progressista e constitucionalista chamado Luis Filipe I.
A paz reencontrada, Luis Filipe I, em 1831, comemorando o 1° aniversario deste acontecimento, ordenou que fosse construída no centro da Praça da Bastilha uma sepultura em homenagem a estes mortos.
Uma Coluna de bronze, a Colonne de Juillet, juntamente com uma grande sepultura na sua base se transformaram em moradia definitiva para 504 heróis revolucionários exumados por toda parte de Paris.
Em 1940, a cave é aberta para uma restauração e uma nova contagem dos mortos é feita. Surpresa geral, dois corpos a mais se juntaram ao número oficial. Depois de algumas análises, descobriu-se serem as múmias enterradas nos jardins do Louvre alguns anos antes. Assim sendo, duas múmias de mais de 3.000 anos, recebem até hoje homenagens patrióticas como verdadeiros heróis da liberdade e da democracia francesa.
Quanto às outras múmias, ninguém sabe se foram encontradas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
32 Comentários
Tom Guia Louvre e Versalhes
Maíra e Renato,
O outro obelisco continua onde sempre esteve na entrada principal do Templo de Luxor. Em 1988, François Mitterrand devolveu oficialmente para os egípcios. Abraços.
Maíra
É mesmo. E o outro obelisco? Alguem sabe? Seria aquele que está quebrado perto de Abu Simbel?
Marcia Assis
Conexão Paris também é cultura e informação. Amei a aula de Historia! Quando voltar a Paris -e fico sempre nessa esperança- minha passagem pelo local nunca mais será a mesma. Valeu!!!!!
Renata Monteiro
Onde foi parar o outro obelisco? Abraços
Francinaldo
Gosto muito desses posts com histórias curiosas. Mto bom!
Francy
Muito interessante.Relatos históricos sempre nos instigam a querer sempre saber mais, sem contar que visitar um monumento sabendo sua história ,é outra coisa.
Patrícia
Lina,
Por essas e outras que o conexãoparis é um sucesso! Post maravilhoso.
Um abraço.
Marcio Luís Marques
Ué?! O obelisco de Luxor da Concorde não foi trazido por Napoleão quando da campanha do Egito?
Beth Lima
Ótimo post. Adoro conhecer as histórias de Paris.
Adriana Pessoa
Eu adoro estes posts do Tom que contam histórias curiosas da cidade. algumas já conhecidas, outras inéditas!
Mas, o Escriba Sentado, na primeira foto, com seus incríveis olhos de pedra, também foi doado nessa época?
Abraços.
Lina
Adriana
Nossa, essa foto é do Escriba? Ela estava classifica nos meus arquivos junto com as múmias…