Visitanto a exposição Bon Appétit, as crianças aprendem a escolher os alimentos e a comer com prazer. Aprendem também o que é liberdade da escolha alimentar. Para isto é preciso alertá-las a respeito das campanhas publicitárias e dos distribuidores de balas e sodas espalhados mundo afora. Bon Appétit é uma exposição que ensina às crianças as três regras do “comer bem”: saúde, prazer e convivialidade.
O site da exposição – www.cite-sciences.fr – é excelente. Ele possui uma série de jogos interativos em torno da compreensão do ato de comer. O site possui versão em inglês. Porque comemos? Como se aprende, de acordo com o país onde moramos, a gostar de certos alimentos através do olfato e do gosto? Quais as regras para comer bem? Como associar os alimentos?
Vejam também, neste site, as fotos da exposição. Elas são interessantes e dão uma idéia de como ela está organizada.
De sábado a domingo, das 10h às 18h. Onde? Cité de Sciences et de l’Industrie – 30 avenue Corentin Cariou 75019 Paris – entrada inteira 10 euros, reduzida 8 euros – metro linha 7 estação Porte de la Villette.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Eti Dentes
Estivemos ontem na exposicao.
Foi super divertida, mas duas horas depois minha filha ja estava comendo chocolate e tomando Coca Cola…
Adriana Pessoa
Rosália,
frequento sim, as feiras de produtos orgânicos, vou no Fito e agora já encontramos nos supermercados produtos orgânicos também, não é?
Meu marido, que é médico, está aos poucos, indroduzindo o que for possível de orgânico, na nossa casa. Do açúcar (já tem nos supermercados) ao Ketchup (tem no Fito).
Meu filho tem 12 anos, e está no Loyola desde os 6 anos. Com certeza, já nos esbarramos por aqui…
Bjs.
Beth
Rosália
Eu também não como giló, risos.
Mas gosto de frutas, saladas e verduras desde criança. Idem minha filha e minha neta… Refrigerante, hamburger etc nem pensar! Alimentação sadia e inteligente é coisa que passa de pais para filhos com muita facilidade, mas tem que começar muito cedo…
Abs.
Rosália Velloso
Adriana,
Provavelmente a gente até já se encontrou num balcão de orgânicos por aqui, ou no Fito, quem sabe… Aqui em casa também damos preferência aos orgânicos. Meu neto de cinco anos dá muito trabalho para comer, já a neta de sete só não come jiló…
Seu filho estudou no Casa da Gente?
Adriana Pessoa
Rosália,
meu filho também é aluno do Colégio Loyola em BH e sua alimentação no lanche escolar é muito saudável. Aqui em casa, refrigerante só em dia de festa, ele não come doces, raramente comemos frituras, e todos os dias ele come verduras e legumes orgânicos, ralados e crus.
Ele foi acostumado assim desde bem pequeno, então é muito natural.
Beth
Amigos
Crianças comem aquilo que os pais comem.
A educação alimentar começa dentro de casa e desde cedo…
Abs.
Rosália Velloso
Lina,
Em Minas Gerais, o ponta-pé inicial nesse sentido parece que já foi dado: já está em vigor uma lei, de autoria do Deputado Délio Malheiros, que proíbe as cantinas escolares de vender alimentos prejudiciais à
saúde das crianças. Dia desses, no colégio dos meus netinhos, o Loyola, pude ver a cantina recheada de coisas saudáveis, coloridas e apetecíveis. Lógico que as crianças questionam isso, acham muito ruim no começo, mas penso que é através desse questionamento que vai surgir o esclarecimento e a motivação para que elas aprendam a se alimentar saudavelmente. Pena que não tenhamos por aqui uma exposição como essa! Um beijo pra você.
Dé
A criançada daqui da França (e os adultos também, claro) come de maneira muito mais saudavel do que no Brasil. Muitos legumes, frutas, pouca fritura. Quando vou ao Brasil fico chocava de ver criança pequena tomando refrigerante, um monte de fritura… uma pena.
Maria das Graças
Lina, fiquei animada com o que vi na feira da Avenue Saxe aos sábados. Pai, mãe e filhos (aliás muitos filhos, como já disse aqui), vivenciando, experimentando, se lambuzando. Tantas eram as crianças que era difícil andar na feira. Divertido. Eu tropeçava em uma, em outra, em um carrinho de bebê aqui, outro acolá. Não se vê isso no Brasil. Ir a feira para a maioria, pelo menos aqui no Rio, é uma atividade menor, sem valor. Cozinhar, então, nem pensar.
Ana Carolina
Adorei essa exposição. Iniciativa ótima para melhorar os hábitos alimentares das crianças. Espero que chegue aqui no Brasil.