A leitora Renata B. deixou uma dica ótima nos comentários. Copio aqui a sua contribuição para o Conexão Paris.
A Louis Vuitton e outras lojas não descontam o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Toda vez que você faz uma compra, eles te dão o formulário do détaxe juntamente com o envelope que você irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
É preciso dizer nas lojas que você quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, você deve carimbar os formulários no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se optou pela devolução em dinheiro, são duas filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formulários e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as duas estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
381 Comentários
helena
olá. eu toda vez que vou para paris, faço como você, pego o dinheiro lá mesmo. é a melhor coisa a se fazer. eu como você atesto. tem uma loja do global refund dentro da madelious no opera. super rápido e prático. abraços. helena
José Adriano Camargo
LIna…
vou escrever esse post e lhe envio para trocarmos algumas ideias sobre a formatacao… para qual email envio??
conexaoparis
José Adriano
Envie para [email protected]
Katia
Oi Lina,
Obrigado por mais esta dica…nesta viagem tenha a certeza,tudo que farei são dicas sua.
Com relação a preços,á muita diferença,das galerias?
Adorei as fotos do jardim Monet,com certeza verei ao vivo rsrs!
bEIJOS
Luciano Rocha Borba
Uma observaçao ao comentario do Sr. JOSE A.CAMARGO sobre “Visa Cash” que é um cartao que vc. compra em qq. casa de cambio no Brasil e coloca/ou recarrega com qtos dolares/euros quiser. Aqui se paga, uma cotaçao mais alta do dolar/euro e uma taxa de 0,38% IOF, e se precisar de dinheiro a vista, vais pagarcada ida no banco exterior U$ 2,50/vez.. PORÉM…. faça as contas direito:Compare sobre o IOF de 6,38%(parece enorme, não?).O Governo cobra isto agora sobre suas compras no Cartao de Crédito normal, mas ANOTE A COMPENSAÇAO do valor do dolar mais baixo que o “C.Cash”. Some a vantagem dos pontos que vc. ganharia(que viram milhas p/passagens aéreas) sobre os dolares/euros dos gastos, vezes 1,5(Platinum) a 2,2 (Visa Infinite).
É um caso a fazer as contas: Bom é para quem tem Cartão Credito que dá pontos mais altos, e tem tbm.um cambio do dolar mais baixo,dependendo do seu banco. Não ligue para o IOF.Caso contrario opte pelo ” Visa Cash”, que tem IOF pequeno, nao ganha vantagens de pontos/milhas e valor do cambio é mais alto.A questão agora é cada um fazer suas contas.
Thais
Oi gente! Estou indo a Paris em maio e vou aproveitar a dica da Renata. Mas tenho uma dúvida: saio de Paris para voltar ao Brasil, mas faço escala em Lisboa. Devo fazer a transação (no caso de fazer no aeroporto, o que acho mto pouco provável depois da dica) no aeroporto de Paris ou no de Lisboa?
Alguém saberia dizer se a Chanel reembolsa na hora ou somente nas casas de câmbio?aeroporto? E se realmente é só a loja da rue Cambon que fornece o docto para detaxe ou qualquer outra Chanel? Se for qq outra, compensa comprar artigos deles no Le Bon Marche!
Obrigada!
conexaoparis
Thais
Teria que fazer a détaxe em Lisboa, antes de enviar as malas.
Em qualquer lugar que comprar Chanel vai obter os documentos para a détaxe.
Mas não sei te responder se a devolução é na hora.
Monica Amadeo
Samuel
Em algum post aki, o Marcelo brito me deu ótimas dicas de Veneza, ele é expert no assunto.
Daniela
dependendo do tempo que vc fica em Veneza, ficar sentanda na praça San Marco(que é maravilhosa, fora os camelôs), vc vai perder o melhor de veneza…Que aliás o melhor de Veneza é se perdernas suas ruelas…
Katia
Oi Lina,
Estou viciada no Conexão,todo dia entro para ver se tem novidades.
Adorei todas as dicas,estou indo a Paris em maio.Tenho uma pergunta a fazer,terei pouco tempo para compras(vou passear bastante),então qual a melhor opção?Bon Marché,a Lafayette ou Printemps?Outra ajuda,estou deixando os filhos e eles esperam por brinquedos,vc tem alguma dica?Onde comprar e se há algo diferente.
Obrigaduuu vc está me ajudando muito nesta viagem.
Katia
conexaoparis
Katia
Todas as três são ótimas. A Lafayette é a menos elitista das três. O Printemps está se especializando no luxo e o Bon Marché sempre foi requintado e menos turístico.
A mais lotada de todas é a Lafayette.
Brinquedos: Paris não oferece as maravilhas de New York nesta área. Se tiver pouco tempo, a Lafayette tem um andar de brinquedo.
Ou então olhe esta loja:
http://boutique.aunainbleu.com/
Eunice
Até agora eu só me beneficiei do détaxe uma única vez. Foi muito fácil, apresentei o envelope no CDG – Terminal 2 e me restituíram o valor, descontada uma taxa, na hora. Sem filas e de fácil acesso. Agora que a TAM opera no Terminal 1 não sei como fica.
O problema é que tem que mostrar o produto. Se for algo que se transporta na mala, sem condições!
Na Alemanha e na Itália desisti. Já tens que estar com o check in feito e mostrar os produtos. Imagina o transtorno! Faz check in, arrasta mala até o détaxe, volta pro balcão. Tem que ser um valor muito significativo para valer o esforço. Deixei meus euros para a merenda escolar dos alemãezinhos e italianinhos…
Jose Mauricio
José Adriano Camargo fez uma observação interessante. Os novos cartões de débito que já vêm com os euros ou dólares embutidos são uma boa opção. Lembro aos viajantes do Patropi que o IOF sobre as despesas internacionais dos cartões de crédito aumentou de 2% para 6% no mês passado. O cartão de débito(tipo Visa Cash e outros) não sofre desse mal, mas cada saque custa 2,50 euros. Ou seja, como diz o feirante japonês: “Tem que fazê conta, né?!?”
Suely
Luciano,concordo com você,desisti de entender a détaxe ,cada país é de um jeito,na Suiça foi terrível,o rapaz bagunçou todas as minhas notas,misturou os envelopes,e insistiu que só as que fossem receber no cartão é que precisava colocar o envelope no correio(faz sentido).Mas recebi muito pouco em cash por causa dos câmbios e taxas.O que recebi no cartão após uns 6 meses foi bem mais vantajoso.Na saída pelo CDG foi bem mais simples e vantajoso.