A leitora Renata B. deixou uma dica ótima nos comentários. Copio aqui a sua contribuição para o Conexão Paris.
A Louis Vuitton e outras lojas não descontam o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Toda vez que você faz uma compra, eles te dão o formulário do détaxe juntamente com o envelope que você irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
É preciso dizer nas lojas que você quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, você deve carimbar os formulários no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se optou pela devolução em dinheiro, são duas filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formulários e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as duas estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
381 Comentários
regina
Jose Adriano Camargo
Ótima dica, acho que a Lina vai aceitar sua proposta
Abraços
Flavia Ribeiro Andrada
Lina, perfeito! Obrigada pela dica do taxi! Queria estar por aí em 1º de Maio para procurar os muguets de 13 galhos!!!!!! Bjos a todos do CONEXÃO… nossa leitura orbrigatoria diária!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Muito boa esta opção para fazer a détaxe! em janeiro do ano passado saímos da Europa por Amsterdam e a impressão foi péssima: peguei um funcionário extremamente grosseiro e estou esperando o reembolso até hoje! muito estressante…
Em outras ocasiões, quando a saída foi pelo CDG tudo correu bem. Resumindo, parece que ficamos reféns da boa vontade daquele que nos atende!
Luciano Melo
Embora realmente seja tentador receber uma parte dos euros de volta, sou da turma do Ludwig. Filas enormes, atrasos de check-in, escritórios de alfandega fechados, caixas de correio, receber em dinheiro antecipadamente e após “arriscar” carimbar papéis no aeroporto, não ter certeza de receber a devolução no cartão de crédito… ufa! Me estresso só de pensar nisso. A sensação de sossego me faz pensar duas vezes em pagar mais e não estragar o humor.
Ludwig Wallerstein Neto
Estas coisas são tão complicadas que, sinceramente, não fiz nenhum detaxe… Detesto burocracia, detesto coisas complicadas. Só me beneficiei de um desconto de 10% em Lisboa, ao comprar dois perfumes (iguais!!!), que não existem aqui no Brasil.
Beth
Sanchez
Eu acho que détaxe é loteria!
Já me aconteceu (via cartão de crédito) de receber o détache antes da fatura da compra assim como jamais receber…
Acho que essa recomendação da Renata (e da Claudia Oiticica anteriormente) é a melhor solução.
José Adriano Camargo
Muito legal esse post, porém queria deixar o meu comentário que sirva também para aprendizagem dos viajantes.
Eu uso cartão de crédito recarregavel para minhas viagens internacionais, tudo para não ter surpresas na hora de receber a fatura e saber que vc gastou mais em taxa e conversão de moedas do que naquela linda jaqueta que comprou. Um bom exemplo é o VISA Cash que consegue nas melhores casas de cambio do país. Porém nesse tipo de cartão que é considerado débito o tax refund de qualquer país (não, isso não é apenas na França) só é pago em espécie, não sendo possivel creditarem em seu cartão, ao contrário do que pode ocorrer no cartão de crédito.
Lina, se vc quiser eu me proponho a escrever um post sobre o cartão referido, acho que muita gente não sabe e seria bem util
conexaoparis
José Adriano
Que oferta maravilhosa. Gostaria muito que escrevesse este post.
Contribuição muito importante.
Aguardo.
Ana Maria
Lina
Seria permitido fazer a détaxe numa casa de cambio em outro pais ao invés do aeroporto, antes de chegar na França que é o destino final?
Obrigada
conexaoparis
Ana Maria
Não sei te dizer.
A C SANCHEZ
Lina
Corrigindo, ” a fila do recebimento em dinheiro esta enorme”.
abcs.
A C SANCHEZ
Lina
Depositei na caixa de correio meu pedido de reenbolso no CDG pois a fila do cartão estava enorme!!! Isso foi no dia 26/9/2010. Estou esperando até hoje meus noventa e poucos euros!!!!!
abcs
SANCHEZ