A leitora Renata B. deixou uma dica ótima nos comentários. Copio aqui a sua contribuição para o Conexão Paris.
A Louis Vuitton e outras lojas não descontam o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Toda vez que você faz uma compra, eles te dão o formulário do détaxe juntamente com o envelope que você irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
É preciso dizer nas lojas que você quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, você deve carimbar os formulários no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se optou pela devolução em dinheiro, são duas filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formulários e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as duas estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
381 Comentários
Renata
Oi Jane, compensa sim. Aqui só temos o iPad 1 e lá já foi lançado o iPad 2. A versão mais simples custa 489 Euros, mas com a devolução do imposto, cai para uns 420.
Jane Curiosa
Adorei este post,e a partir dos comentários já tracei um caminho de como e onde
consumir em Paris,respeitando etapas,lógico.
Meu agradecimento a todos.
Jane
Renata
Uma pergunta que me ocorreu…compensa deixar para comparar Ipad em Paris ao invés de comprar no Brasil?
Jane
Renata
Eu tinha dúvidas sobre esse assunto.Suas explicações e comentários estão me ajudando muito.Obrigada.
eymard
Renata, se te pediram o cartao de crédito, corre-se esse risco! No entanto, se o pagamento foi exclusivamente em dinheiro, sem anotaçao de numero de cartao, nao ha como fazer desconto em cartao de credito. Se pagou em dinheiro, forneceu o numero do cartao e NAO protocolou e devolveu o formulario, o valor será descontado no cartao fornecido. Sem duvida.
Renata
Estou em dúvida…Fiz uma compra na Virgin, paguei em dinheiro e eles me devolveram o imposto na hora tb. Mesmo assim me disseram que eu precisava mandar o formulário de volta, caso contrário eu seria cobrada no cartão de crédito. Por isso pedem o cartão e tiram uma cópia. Jacqueline, no Bon Marche tb te pediram o passaporte e o cartão?
eymard
Renata, nao tenha duvida! Concordo com voce. No entanto, no caso da Jaqueline, que nao carimbou, se ela recebeu em dinheiro e se pagou em dinheiro, a ausencia de carimbo e de envio da correspondencia nao lhe trará aborrecimentos!
Renata
Obrigada Eymard. Acho que a melhor opção é carimbar sempre os formulários no aeroporto e enviar pelo correio. Mesmo nos casos em que seu dinheiro é devolvido na própria loja. É melhor pecar pelo excesso…
eymard
Renta, otimas dicas! Esse tipo de dica é sempre bem vinda. Afinal, se temos direito a restituir o imposto, temos que saber como proceder e facilitar o detaxe. O melhor é deixar para comprar em um mesmo lugar para acumular os 175 euros, e obter a vantagem da devoluçao.
Jaqueline, se voce recebeu em dinheiro, nao ha o que se preocupar. Os envelopes devem ser postados para controle da empresa que vendeu o produto e, no caso de devoluçao no cartao ou quando a loja antecipa o desconto (Sephora, por ex, usa essa forma. Ela dá o desconto na nota, diretamente, mas voce fica obrigado a mandar o envelope), isso é obrigatorio. Caso contrario, ou nao recebera a devoluçao ou estará sujeita a um desconto no cartao, equivalente ao que foi antecipado pela loja.
Kika Mello
Samuel
seria mais indicado eu te mandar um e-mail porque há muitos links envolvidos ( Lina vai me matar!!(rsrs)). No entanto, para agilizar, usarei este espaço mesmo e num post que não está relacionado ao tema. Eu estudaria estes links( há que caprichar no inglês e no italiano , ou no Google ou Bing Tradutor) (rs) que são todos sérios, respeitáveis:
Veneza -Italia
Time Out
http://www.timeout.com/venice/
Concierge (Condé Nast)
http://www.concierge.com/travelguide/venice
http://www.concierge.com/travelguide/venice/factsheet
http://www.concierge.com/travelguide/venice/restaurants
Site Oficial da Cidade
http://www.comune.venezia.it/flex/cm/pages/ServeBLOB.php/L/IT/IDPagina/1
NYTimes Travel
Veneza -Italia
Time Out
http://www.timeout.com/venice/
Concierge (Condé Nast)
http://www.concierge.com/travelguide/venice
http://www.concierge.com/travelguide/venice/factsheet
http://www.concierge.com/travelguide/venice/restaurants
Site Oficial da Cidade
http://www.comune.venezia.it/flex/cm/pages/ServeBLOB.php/L/IT/IDPagina/1
NY Times Magazine Travel
http://travel.nytimes.com/travel/guides/europe/italy/venice/overview.html
http://travel.nytimes.com/travel/guides/europe/italy/venice/attractions.html
http://travel.nytimes.com/2010/11/28/travel/28Venice.html
Não se esqueça do VIAJe NA VIAGEM do Ricardo Freire que Lina indica e também um outro blog que é o DICAS DE ROMA que, apesar de não ser sobre Veneza, deve poder ajudar. Estão os dois arrolados na coluna À direita com o tag ‘Blogroll’.
Boa sorte!
Lina
Sorry!!!(rs)
conexaoparis
Kika
Bravo. Demorei para aprovar porque tive dia agitado.