A leitora Renata B. deixou uma dica ótima nos comentários. Copio aqui a sua contribuição para o Conexão Paris.
A Louis Vuitton e outras lojas não descontam o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Toda vez que você faz uma compra, eles te dão o formulário do détaxe juntamente com o envelope que você irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
É preciso dizer nas lojas que você quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, você deve carimbar os formulários no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se optou pela devolução em dinheiro, são duas filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formulários e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as duas estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
381 Comentários
Fatima Regina Rodrigues
Oi Lina e amigos(a) do conexão,
Acho que pelo que li e pelo o que vivi, que eu tive uma experiência totalmente diferente das relatadas e por isto acho bom compartilhar. Primeiro foi difícil localizar o local onde se apresenta as notas para se ter o carImbo e depois colocar os envelopes no correio ou ir receber o dinheiro, se for esta a opção.
Pois bem ,descobri que é no andar inferior de onde se faz o check-in .chegando lá, a sala estava fechada e se tem um aparelho do lado de fora onde se pode falar, através de um número que esta lá escrito. Faltavam 3 horas para meu voo e eles me responderam que só me atenderiam faltando 1 hora para meu vôo. Argumentei que precisava fazer o check-in com 2 horas antes do meu voo, que era internacional, e eles me disseram para esperar. A fila foi aumentando, e todos repetiam o mesmo procedimento. Subi e informei no check-in , o ocorido e voltei para esperar abrir. Acreditem, faltando 1 hora é que eles vieram, alguns policiais para carimbarem e a fila imensa. As pessoas que tinham pedido devolução em dinheiro, tiveram que refazer o pedido para cartão de crédito pois não daria tempo de ir buscar o dinheiro, pois segundo eu escutei , o locar para a troca por dinheiro era em outro local do aeroporto e não.no local, onde estavamos. Minha filha que estava comigo é que postou todos os envelopes no correio pois nem isto dava tempo.
Ficamos indignados, e achei ótimo esta oportunidade de relatar este fato, pois era impossível trocar por dinheiro.
Fizemos o check-in em cima da hora e mesmo assim porque eu já tinha ido lá relatar o fato ao pessoal da TAP.
Bom, diante deste fato, eu como boa mineira prefiro previnir do que remediar(e também por este motivo é que cheguei cedo ao aeroporto CDG,pois mineira não perde trem sô, aliás aviaõ!!!!!)
Fica ai relatada a minha péssima experiência .
resgatra o
conexaoparis
Fatima
O aeroporto Charles de Gaulle tem a fama de ser um dos piores da Europa em termos de serviços.
Já escutei vários relatos de guichês fechados, filas imensas, policiais mal educados.
Por isso achei a dica deste artigo interessante. Paga-se um comissão à casa de câmbio, mas ficamos livres de aborrecimentos no aeroporto.
Jaqueline
Oi, Lina !! Tudo bem ?
Acabei de ler sobre o détaxe. Uma dúvida: no aeroporto, em Paris, mostrei os produtos para o funcionário (que era brasileiro) e na outra cabine, recebi o dinheiro na hora, sem filas. Como não havia entendido muito bem o processo, voltei na cabine e perguntei para o funcionário brasileiro se eu precisava despachar os envelopes. Como eu já havia recebido o dinheiro, ele disse que não era preciso enviar envelope nenhum. Mas agora, lendo os posts aqui, estou com medo de ter feito errado. O que você me diz ? Muito obrigada !! Um abraço.
conexaoparis
Jaqueline
De todas as maneiras as notas ficais devem ser carimbadas e colocadas no correio. Elas provam que a loja vendeu sem imposto para turistas. Os franceses não podem ter acesso à este desconto.
solange
Ai meu Deus…..cheguei hoje de Paris, e peguei uma fila enorme na detaxe do aeroporto!!!!! E ainda tive de ir buscar outra fila numa seção ali mesmo no aeroporto, um pouco mais a frente ( seçào de cambio) pois só ali devolvem o dinheiro na hora. Se eu tivesse lido esta preciosa dica antes!
O Bon Marché devolve em cash no terceiro andar, e ainda manda levar suas compras no hotel. É só pedir, entregam no mesmo dia. Peguei no Bon Marché uma “carte d’achats, “que é entregue na seção de Äccueil”, que fica no terreo. É um pequeno cartào tipo cartào de crédito. Voce vai de seção em seçào, compra o que precisar, não precisa pegar os objetos ali , pois eles são automaticamente encaminhados por cada vendedora lá para o terceiro andar. Mas atenção: quase nenhuma vendedora no Bon Marché conhecia este sistema da pr’opria loja, o que me deixou surpresa. Elas ficavam boquiabertas olhando o cartàozinho dourado…e saiam de deu em deu para saber como proceder… O atendimento nas lojas, hoje, nem se compara, em termos de qualidade, ao que já foi. Piorou demais, parece que a turma nào é bem treinada nos procedimentos ou setores dos grandes magazins. Apenas as mais antigas conheciam o processo, que foi informatizado recentemente. Mas é uma mão na roda: nada de ficar se cansando com pacotes.
Renata
Que bom Beth. Foi um prazer compartilhar esta dica com o blog.
Fernanda Maia
Estive em Paris em 2008 por quase tres meses.. Solicitei a restituiçao em cartao de credito.. Estou esperando ate hj.. 😉
Viajo de novo para Paris no final de junho, desta vez por poucas semanas somente.. Mas seguirei a dica da Renata com certeza! Obrigada! Bjos
Flavia Ribeiro Andrada
Lina: aproveitando a questão do dètaxe e do aeroporto de Orly, que já soube que não tem filas para entrega de envelopes, queria te perguntar qual a melhor sugestão de transporte para irmos para o Mercure Madeleine, que fica no 8º arrondisement – taxi? ou seria super seguro RER e metro? O que você recomendaria? beijos e super obrigada!
conexaoparis
Flavia
Eu recomendo táxi. RER e metro são seguros, mas com malas não é confortável. Madeleine/Orly fica em 35 euros. Eu moro por perto e da última vez paguei 32 euros.
Daniela
Samuel,
estou indo para Veneza em 10 dias, e realmente, conclui que poderia ter Conexao Europa, Veneza, Espanha… rsrs Ja estudei algumas coisas e Veneza nao tem muito mistério. O grande segredo é sentar na Piazza San marco e ficar la vendo a vida passar. Melhor programa! E peguei uma dica do NYTimes: “Junte-se aos moradores na Pasticceria Tonolo (Dorsoduro 3764, Calle San Pantalon; 39-041-523-7209) para uma bomba recheada de creme conhecida como krapfen. Você poderá ter que entrar em um empurra-empurra ao estilo italiano pelo doce querido (1 euro), que costuma já estar esgotado ao meio-dia, mas vale a pena esperar.”
Fran
Vou chegar pelo aeroporto de Paris , mas meu voo da volta sai de Atenas, com escala em Amsterdam. Onde devo entregar o envelope? Alguém poderia me ajudar?
conexaoparis
Fran
Tente entregar no aeroporto de Paris. Mais seguro. Antes da Grécia.
Beth
Renata
Gostei dos conselhos!
Vou usar sua técnica na próxima viagem.
Abs.
Renata Bormann
Luciano,
Veja que o post da Lucia tem os endereços e horários de funcionamento dos locais em Paris.