Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
300 Comentários
Maria Esther
Fui a Sacre Coeur no dia 28/10/2012 e ao subir as escadas principais, tive meu braço agarrado por um enorme negro que estava em grupo nos pés da escada O covarde me segurou por trás. Dei um enorme grito e ele me soltou. Fiquei tensa, o que estragou parte do meu passeio. Realmente é melhor evitar subir pela escadaria principal.
M. Esther
nikolaos
Cheguei hoje de uma viagem por Berlin, Paris e Roma e posso garantir que que em Berlin me senti totalmente seguro e “blindado” ao conttrário de Paris e Roma onde vários tipos de golpes foram tentados contra nós. O pior no meu ponto de visto foi o das meninas que realmente agem em grupo e na cara dura tanto em Paris como e Roma. Evite entrar nos trens e metrô com câmeras, celulares e bolsas penduradas e aparentes. Tentaram enfiar a mão na bolsa da minha esposa para pegar a carteira e o celular mas nós tínhamos desconfiados do movimento e fiquei atento quando a porta do vagão abriu e fui bem grosso, fiquei em cima de uma delas e mesmo assim fizeram a tentativa. Na próxima estação percebemos que haviam rapazes que deveriam pertenceter ao grupo. Apesar da vontade de jogá-las nos trilhos, não vale o risco. Com os golpistas da Sacré Coeur, se você for firme e continuar andanndo e os ignorar, não chegam a ser tão insistentes ou violentos. Na entrada do Vaticano sim eles são insistentes, e mesmo você agradecendo, te xingam até mesmo em Português mas mais uma vez, é melhor ignorá-los.
massinhá
Seu Celso, aconselhava vc a nao fazer isso: grosseria e tapa na cara vai dar uma bronca. Depois não vem aqui se queixar que correu mal. Eles funcionam em grupo e não gostam disso. Afinal, se vc estiver atento, eles apenas incomodam
massinhá
Nadinha comparado com a brutalidade, o assassinato, o crime, o roubo violento que se vive no Brasil. Aqui eles até chegam a ser educados: ele entra, você diz não, uma, duas vezes no máximo. Ele vai embora e alguns até pedem desculpa por incomodar.
Gozado, gozado foi vc estar em frança e responder em inglês!!! Rapaz, eles têm língua própria e se chama Francês.
Fatima Moreira
Bem, da última vez q fui à Paris ( 7/11), estávamos eu, minha filha adolescente e uma amiga dela. E, sim, fomos abordadas no acesso do bondinho para Montmartre, eles são muito insistentes e até um pouco agressivos, mas, saímos numa boa, afinal , além de brasileiras, somos cariocas…
Sejam firmes e tudo sairá bem! Boa estada para quem for à essa cidade linda! 🙂
Vivian Mara Côrtes Camargo
Em Montmartre, no metro e afins, tenho uma tática infalível: não faço contato visual, me faço de surda, sigo em frente sem demonstrar insegurança…dá muito certo!
Renata
Eu conheci as pulseirinhas saindo de um metro em milao, mas foi ate engracado porque estava tao encantada que pensei que fosse um presente de boas vindas ele ja foi colocando 2 ao mesmo tempo que eu agradecia!ele ficou olhando pra minha cara e eu agradecendo dizendo lindo! lindo! rs e andando rs ele nao me pediu dinheiro! Acho que pensou; coitada essa ai eh tao lesada que nem vou cobrar nada kkk Estarei em paris dia 4/de janeiro/2013 se alguem estiver atoa por la deixa um recadinho ou dica pra mim!!! Obrigada!
Celso
Estive em Paris duas vezes, e a última foi agora em junho. Simplesmente amo Paris e a França.
Sou carioca e tenho uma tática para me livrar de golpistas: sou de extrema grosseria quando sou abordado. Simples assim. E, se for necessário, enfio a mão na cara do salafraio e saio correndo. 😉
Abraços,
luciane pretto
mesmo descendo pelo funiculare (bondinho) minha filha foi abordada pelos caras com as tais fitinhas, saimos correndo pois eles ficaram nos ameaçando! cuidado