Sabrer ou não o champagne?
Ritual herdado dos militares que, nas comemorações viris, abriam a garrafa com a espada.
Até hoje praticado mas somente alguns corajosos ousam este gesto delicado.
Claro que no lugar da espada entrou em cena uma grande face de cozinha. O gargalo não se quebra, os especialistas o cortam sem problemas colaterais. Vejam exemplo aqui.
E não é que Mumm está vendendo na loja Colette um cofre com uma garrafa e seu sabre versão contemporânea. Preço 600 euros.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Christiane
Queria saber se tem alfum lugar q ensina a abrir a garrafa assim, estou aqui em Paris e nao vi nenhum lugar 🙁
conexaoparis
Christiane
Somente em ocasiões especiais os sommeliers abrem a garrafa desta forma.
eymard
E quer saber Gilson, nos EUA, onde elas também não são “nacionais”, voce as compra por 35 a 40 dólares nos super mercados.
Mauricio Leme
Vale destacar que o design do sabre foi feito por Patrick Jouin, um dos expoentes do design francês, e que inclusive já esteve no Brasil com uma exposição. Vale a pena explorar algumas de suas aventuras!
Lenna
Gilson, há pouco mais de 1 ano que fui a Paris vi o Möet Chandon por 29 euros e o Veuve Clicquot por 31 euros num mercado perto do nosso hotel.
Abrs.
Gilson
Boa noite a todos,
Ja que o assunto eh champagne, uma curiosidade :
Qual o preco medio em um mercado de uma moet chandon, uma veuve clicquot….e em restaurantes ? Aqui no Rio uma dessas em um mercado custa por volta de 170/200 reais.
Abs
conexaoparis
Gilson
Uma Moet Chandon em super mercado custa 25 euros.
eymard
Lina: estou de volta! Tambem senti saudades desse convivio tao gostoso do Conexao. Mas, mesmo sem comentar, passei por aqui todos os dias para ver os posts. Obrigado pelo carinho!
Lenna
Maria Lina, além de muitos descendentes de italianos, temos alguns espanhóis e franceses( em menor número). Também há muitos enólogos e “sommeliers”(a maioria deles com cursos na Europa, no Chile e em Mendoza, Argentina). Nossos espumantes são premiados pelo mundo afora, inclusive na Europa.
Lenna
Pessoal, aqui na Rota do Vinho (Serra Gaúcha) abrir o espumante com sabre é uma tradição. Meu filho mais velho aprendeu nas caves dessa região. É bem interessante!
conexaoparis
Lenna
Não sabia desta tradição no sul do Brasil. Gostei.
eymard
Lina: haja exaltaçao, hein!!! (risos). Nao deixa de ter o seu charme, mas, sinceramente, por esse preço, o melhor é garantir um numero maior de garrafas do melhor champagne, torcendo a rolha em sentido contrario ao da garrafa e, como disse o Luciano, conservando ao maximo o gás. O sabre? Quem quiser correr o risco, que o faça com um espumante!!!! (risos).
conexaoparis
Eymard
Você anda sumido. Estou com saudades.
Grazy
Lina,
Muito legal e bonito esse costume, mas não ficam cacos de vidros na bebida?
conexaoparis
Grazy
Quando bem feito a garrafa não é quebrada, ela é cortada e as beiradas ficam limpinhas.