Nunca fui obrigada a instalar o sistema de controle dos comentários. As discussões sempre foram tranquilas.
Ontem apaguei dois comentários de uma leitora, um na Esquizofrenia Francesa e outro no post Vuitton e Stephen Sprouse.
A discussão sobre a França gerou comentários interessantes, todos formulados de uma maneira correta. Estamos em torno de um mesmo objeto, o nosso amor e admiração pela França. As divergências nascem das diversas leituras dos meus artigos.
Os dois comentários apagados ultrapassaram os limites de uma troca de pontos de vista. Estavam carregados de uma agressividade que não aceito.
Espero não ser obrigada a introduzir o sistema, que detesto, de controle das opiniões das leitoras e leitores.
73 Comentários
conexaoparis
Guima
Seja bem vindo.
Guima
desculpem. tinha lido apenas até perto do comentário 50. como a lina escreveu, paremos por aqui. essa conversa já nos fez crescer o quanto poderiamos.
e o marmottan parece ser muito mais interessante!
Guima
lina, discordo da sua posição, embora respeite-a de apagar os comentários “grosseiros”. pelo visto sou o único, e por isso, não deixo de escrever. sem censuras, sempre.
o meu entendimento é que não importa a distância dos seus ou dos valores dos outros leitores em relação à maneira, abordagem ou regra gramatical seguida, sou contra qualquer forma de mordaça.
seu blog é ótimo, estou lendo seguidamente pelo terceiro dia e continuarei assim até minha ida a paris, e depois, e você está correta em não censurar previamente os comentários. isso permite que a conversa e o diálogo fluam entre você e todos os leitores.
livre expressão para todos, aqui, aí ou em qualquer lugar.
prazer te conhecer, quem sabe nos encontramos em paris?
guima
Edia Lucia Siba Barros Marques de Abreu
Tive o maior desejo em me manifestar a respeito mas vou concordar com a Lina em GÊNERO, NÚMERO e GRAU. Gosto muito do que Glória Kalil cita em seus livros:
CHIC É SER CIVILIZADO!!!!
Parabéns Lina pela sua corretíssima conduta em levar o assunto até aqui.
FIM!
conexaoparis
Amigos
Vamos encerrar o assunto.
Lucimara
Maurício,
Só para jogar uma pá de cal sobre o assunto… o Eduardo deve estar se roendo de raiva pelo apoio de recebeu.
Foi um debate enriquecedor. :))
beijos para todos* os leitores – *fixos e móveis*
Lucimara / Florianópolis – SC
zaida brigido
Prezado Eduardo,
Mais uma vez volto a contemplar do mesmo pensamento seu, já deu!! basta!! não é mesmo!!!
Lina, ainda ontem te prometi me calar, emudecer aos comentários, mas mesmo não conhecendo o Sr Eduardo, suas idéias convergem com as minhas!!! desculpe,ok!! Agora é pra valer , como voce mesmo me disse ontem: Chega, ponto final!!! falemos de assuntos mais interessantes e enrriquecedores!!!!!
FÁTIMA
ENFIM, A PAZ VOLTOU….RSRSRSRS.
GOSTEI DA SUGESTÃO DO EDUARDO DE CAMINHARMOS PELA CIDADE LUZ DE MÃOS DADAS COM O CONEXÃO PARIS!!!
QUE LINA NÃO DESISTA DE NÓS, PARA QUE POSSAMOS ESTAR SEMPRE CONHECENDO E COMEMORANDO AQUI A BELA PARIS!!!!
ABRAÇO FORTE EM CADA UM DESSA GDE E UNIDA FAMÍLIA CONEXÃO PARIS.
Mauricio Précoma
Prezado Sr. Portella,
Só estava mesmo curioso para saber qual seria sua conclusão.
Acho que deveríamos dar por encerrada toda essa história.
Sds,
Mauricio
Eduardo Portella
Prezado Mauricio, me mantive calado por uma simples questão de bom senso e respeito com a autora e seus leitores. O mesmo bom senso que talvez tenha me faltado quando decidi expressar um sentimento pessoal sem antes considerar a possibilidade de haver um efeito colateral desagradável. Portanto, meu silêncio se justifica pela falta de motivo em alimentar uma fogueira que já deveria ter se extinguido há muito tempo. Mantenho minha opinião porque não creio que fui desrespeitoso ao manifestá-la. Da mesma maneira como respeito a resposta da Lina e a opinião de cada um de vocês que comentaram a “celeuma”. Acredite quando digo que fiquei bastante chateado quando percebi a proporção desmedida que tomou aquele comentário – quanto ao tumulto ocasionado, peço à Lina que me perdoe. O que deveria ser a expressão de uma opinião pessoal acabou, infelizmente, se tornando um transtorno coletivo. Gostaria apenas que víssemos as divergências de opinião sobre esse assunto, no máximo, como uma acalorada conversa de amigos ao redor da mesa de algum café parisiense. E que depois das discussões pudéssemos sair todos juntos para caminhar pela cidade, unidos pelo mesmo carinho pela cidade-luz e pelo Conexão Paris. Para mim esse assunto está encerrado e a quem não me compreender, paciência. Volto ao silêncio, desta vez, em definitivo. Nada mais tenho a acrescentar. Um abraço a todos vocês.
Mauricio Précoma
Desculpem-me a inconveniência, mas há uma dúvida que corrói minh’alma:
Onde está Eduardo Portella?
Para quem não se lembra, foi um comentário dele o estopim de toda essa celeuma. Desde então tem se mantido calado…
SANDRA
Lina, voce e seu blog sao maravilhosos. Ainda bem que voce para pessoas como eu, que nunca foram a Paris e procuram dicas para nao descolados.
Flávia
Lina,
Não poderia me omitir nesse momento, portanto, quero manifestar meu apoio ao seu trabalho e profissionalismo que são reconhecidos por todos nós leitores e fãs. Quero te agradecer por todas as dicas e informações que nos foram de grande valia em nossas férias de janeiro. Eu , meu marido e um casal de filhos passamos por Paris, ficamos 10 dias e seguimos várias de suas dicas e comprovamos a seriedade de seu trabalho. Tudo ficou mais simples e fácil, sentimo-nos seguros para transitar pela cidade, nos restaurantes indicados, nos passeios escolhidos, até com o apartamento que alugamos, pois só fechamos o negócio após ouvir sua opinião. Aproveitamos cada dica sua, ficamos tranquilos e assim foi bem mais fácil aproveitar nosso passeio. Parabéns pel o Blog! Muitíssimo obrigada.
Beijos,
Flávia
FÁTIMA
CJ, QUEM DERA CONHECER LINA PESSOALMENTE UM DIA….. PRECISAMOS PLANEJAR UM ENCONTRÃO DESSA FAMÍLIA CONEXÃO PARIS, CONCORDAM “LEITORES FIXOS”? RSRSRS….EU TOPO! AQUI NO BRASIL OU EM PARIS!!!! O QUE ACHAM?
Carla Furtado
Gente,
Essa senhora não pode ser jornalista. Passamos quatro anos na faculdade aprendendo a língua portuguesa. Os erros são elementares demais – nem estágiário comete. Por favor, não generalizem!
Beijos aos leitores do Blog
CJ
Lina,
apesar de não escrever frequentemente e não conhecê-la pessoalmente, sou fâ do seu blog – que ésimplesmente sensacional! Informativo,inteligente e atual… Elogios sem fim para a sua sensatez e sensibilidade!
silvania
Lina, descobri seu blog no segundo semestre do ano passado quando me preparava para voltar a Paris – o que fiz em setembro. (subi a Sacré-Couer por aquela rota alternativa, só como exemplo). Nunca me manifestei aqui, não houve necessidade. Suas indicações e considerações sempre vieram ao encontro de minhas necessidades.
Neste post, porém, que virou quase uma confraternização de seus leitores, não quis me furtar a participar, e te agradecer por sua informal eloquência e generosidade.
Há várias maneiras de sermos úteis. Este seu compromisso (sua diversão, acredito) tornou-se de grande utilidade. E um (raro) canal de diversão elegante (no sentido mais civilizado da palavra). O mundo anda tão feio, Lina…espaços como o seu ainda são arauto de sensibilidade e beleza.
Parabéns!
Merci.
Fernanda
Lina!
Sou uma” leitora fixa” viciada no seu blog, e olha que luto muito contra todo tipo de dependência! Impossível largar, amo ler seus posts. Parabéns pela elegância, refinamento e generosidade evidentes!
Quanto à polêmica gerada, muito já se disse sobre a “leitora descolada” e acho que seria bom que ela seguisse o próprio conselho que deu
” lembre, que vc tambem estará suscetivel a comentarios que nem sempre vão te agradar!!”
e procurasse fazer uma autoanálise a partir disso tudo.
Grande abraço Lina!!
Vivi Portugal
Hahah, tô me divertindo por aqui…
Obrigada Fátima! Felicidades pra todos nós!
FÁTIMA
A propósito: meus parabéns Vivi, pelo niver!!! Muitas felicidades prá vc sempre!
Um abraço.
KARLA
“Vernis”; “nada há ver”; “inconformar-mos” ????
E eu que pensei que o problema da Língua Portuguesa esse ano seria a questão da acentuação e do hífen do Novo Acordo ortográfico…hahhaha
Ainda bem que jornalistas passam por revisores antes de publicarem suas matérias…
FÁTIMA
Vc está podendo, hein Lina???? Já viu qta gente te apoiando, respeitando e apreciando o seu maravilhoso blog, além de declarar-se à sua adorável pessoa???
Isso é uma conquista sua, querida!!! Um justo retorno à sua dedicação, competência, bom gosto, delicadeza e atenção a todos os seus leitores que te admiram e respeitam o que vc faz muitíssimo bem!!!!
Fique com Deus!
Célia Braga
Lina,
me surpreende a Sra.Zaida Brigido se autodenominar jornalista,e em seu texto encontrarmos tantas palavras escritas incorretamente.
Quanto ao seu blog,ele É SEU,lê quem quer e você tem todo o direito de emitir SUA opinião.Além do que,você é sempre extremamente chic,mesmo quando se refere a alguma coisa ou situação que vá criticar.
Um abraço .