Pont des Arts

Pont des Arts

Em 2015 nós assistimos o imenso trabalho da Prefeitura de Paris de retirar as grades da Pont des Arts, deterioradas pelo peso dos cadeados, e substituí-las por uma proteção de vidro transparente. O Sena se tornou de novo visível e a ponte pedestre voltou a ser um ponto de vista elegante.

Alguns meses mais tarde outras pontes e vários outros lugares de Paris já estavam poluídas pela presença dos cadeados que são, aliás, um pesadelo para a administração da cidade e fonte de renda para bandos organizados. Os ambulantes vendem cadeados, os turistas compram e penduram em qualquer lugar, os funcionários da prefeitura passam em seguida para retirá-los.

Cadeados nas argolas do Sena

Cadeados nas argolas do Sena

Eles estão nas antigas argolas que serviam para amarrar os barcos do Sena.

Grades de proteção

Grades de proteção

Nas grades que protegem as escadas do Sena.

Grade na lateral da Opera Garnier

Grade na lateral da Opera Garnier

Em qualquer grade que esteja à disposição.

Suporte de saco de lixo

Suporte de saco de lixo

Até o suporte do saco de lixo serve. Parece que o aspecto romântico se perdeu ficando somente o ato automático.

Recentemente, segui de perto a tentativa de limpeza da Passerelle Solférino que liga o Tuileries ao Museu Orsay. Os agentes passaram semanas retirando os cadeados das grades. Enquanto eles trabalhavam do lado da rive gauche, os turistas penduram novos do outro lado da ponte. Esta situação kafikaniana durou algumas semanas até que a prefeitura desistisse deixando para trás o negocinho lucrativo dos ambulantes e turistas.

Imagino que Hidalgo, a prefeita de Paris, esteja à procura de uma solução durável. E se este artigo convencer alguns leitores e leitoras a encontrem outros rituais mais criativos para celebraram o amor, nós damos nossa ajudinha.


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário