Texto de Kátia Becho
Um dia, virei uma esquina e dei de cara com o edifício-sede do Partido Comunista Francês, na praça Colonel Fabien. Levei um susto e fiquei com sentimentos confusos. Sempre ouvira falar no famoso prédio, obra de Oscar Niemeyer incrustada em Paris. Só não sabia que ele estava a 100 metros da casa que me hospedava. Sem conhecer sua imagem, o estilo inconfundível de Niemeyer me fez ter a certeza de que eu estava diante de sua obra. Até aqui, orgulho. No instante seguinte, percebi uma semelhança incômoda com o último projeto de Niemeyer em Minas – a nova sede do governo do estado que estava sendo construída naquele 2009 e que custaria R$1,2 bilhão aos cofres mineiros. Sentindo-me lesada, apertei o passo e fui embora.
Nessa semana, uma plaquinha tímida anunciando uma exposição sobre Brasília dentro do edifício me fez querer entrar. Decisão acertada. Lá dentro, uma simpática senhora francesa me ciceroneou pelo Espace Niemeyer, onde o artista Jacques Benoit expõe suas telas coloridas mostrando nossa Capital. Nada demais. Demais mesmo é o salão abaixo da cúpula branca e que abriga a Sala de Conferências. O teto é coberto de plaquinhas retangulares que, ao toque de um botão, se mexem para refrescar o lugar. Madame se apressa em dizer que isso também é criação do gênio de Niemeyer. O efeito visual daquele teto encantou turistas franceses e italianos que visitavam a sala. E, claro, a mim também. Nesse lugar, me emocionei e me redimi com o mestre.
A exposição de Jacques Benoit vai até 29 de junho, mas não espere um motivo pra visitar o prédio. Hoje, o Partido vai mal das pernas e aluga algumas salas para manter o edifício. A Sala de Conferências, inclusive, já foi palco até de desfile de moda.
Veja nesse vídeo, de 1971, uma reportagem da TV francesa sobre as obras e uma entrevista com Niemeyer. Naquele momento, dinheiro não faltava. Será que um dia veremos modelos desfilando pela Cidade Administrativa de Minas?
http://www.ina.fr/politique/partis-politiques/video/CAF94060709/nouveau-siege-pc.fr.html
Parti Communiste Français.
Entrada gratuita pelo número 8 da Av. Mathurin Moreau, no 19ème. Metrô Colonel Fabien.
De segunda a sexta, de 10h às 18h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
39 Comentários
Mauricio Christovão
O velho Oscar(e bota velho nisso…) já passou dos cem e continua criando. Ontem mesmo, num belo dia de sol de inverno, fiz uma caminhada até o MAC de Nictheroy, que sempre surpreende por dentro, pois ele cria a ilusão de voar sobre o mar. Se Paris está difícil, venha a Nictheroy-sur-mer, aqui na França Antártica, vá ao MAC e tome uma água de côco na saída. Vale a visita!!!
Eduarda
Mas a M.Lina, quando voltar de férias, bem que poderia fazer um post sobre isso.Tenho certeza que trará dicas cheias de experiência, criatividade e charme.
Eduarda
Ah…no quesito comidinhas, minha filha levou lembrancinhas variadas numa turnê de apresentações pela Alemanha e chegou contando que as fizeram o maior sucesso foram as caixinhas de goiabada cascão.Isso se a a alfândega não as pegar antes…
Eduarda
Matheus…
Lembrei mais uma dica, apesar de achar que essa valerá mais para as mulheres: a nossa renda, tanto do nordeste quanto de floripa fazem o maior sucesso e não pesam quase nada.Veja no final desse post do ótimo Blog Moda pra Ler:
http://www.modapraler.com/2010/02/sp-sem-transito-com-dior-e-renda.html
Jane
Katia Becho
Quando olho uma obra do Niemayer pela primeira vez também tenho sentimentos um pouco confusos.Há três anos atrás,estava no Rio,na casa de uma amiga,fomos visitar o Museu de Arte Contemporânea,em Niterói.Meu estado foi até um pouco além de confuso,fiquei atrapalhada com a imagem impactante…ao entrar no MAC e perceber a vista interna fiquei em estado de contemplação…lindo demais,talvez tanto qto o salão abaixo da cúpula branca que você visitou e gostou.
Samuel
Acompanhando os comentários e pensando o que pôr e o que tirar da mala.
E agora, do fundo do baú, essa é uma das minhas primeiras lembranças da infância (os episódios do patinho Saturnino). Nem sabia que era de origem francesa.
Para aqueles que gostariam de matar a saudade…
http://www.dailymotion.com/video/x7mqxz_saturnin-episode-2_shortfilms
Abs a todos e boa semana a todos!
Beth
Katia
Não se preocupe!
Eu e Dodô estamos adorando os seus textos sobre Paris.
Em outubro estaremos por aí, quem sabe a gente se encontra…
Abs.
Katia Becho
E, Beth, claro que vc sabia o que era canicule. Desculpe minha inocência. Eu eh que não conhecia e te agradeço pela oportunidade de ter pesquisado.
Abs.
eymard
Monica, conheço uma pessoa nao deixava de levar Nhá-Benta, da Kopenhagen, ou brigadeiros fresquinhos! Mas aí eram encomendas muito especificas (rs)
Katia Becho
Obrigada, Beth. Já estou tomando 🙂
Beatrice, sugiro as rádios France Inter e France Culture. Muitas discussões interessantes e radialistas com ótima dicção, o que facilita bastante.