O Rio Sena, que corta Paris ao meio, forma duas ilhas, que ficam no centro da cidade: a Île de la Cité e Île Saint-Louis.
A Île de la Cité é o coração histórico de Paris, é onde a pequena cidade de Lutecia nasceu. Não à toa, é aqui que se encontram os principais monumentos medievais da cidade: a Sainte Chapelle, a catedral Notre Dame e a Conciergerie.
A Notre Dame dispensa apresentações. Além de conhecer o interior da catedral, não deixe de subir no alto da torres. Além da linda vista da cidade, você poderá ver de perto as famosas e monstruosas gárgulas, as esculturas que fazem parte do sistema de escoamento de água da construção. E, claro, os imensos sinos!
A catedral de Notre Dame, que fica na Île de la Cité, vista da margem esquerda do rio (rive gauche). Foto de Panoramas no Flickr.
A Sainte Chapelle e a Conciergerie ficam dentro do atual Palácio de Justiça do Estado Francês e são resquícios do primeiro palácio real da cidade, residência dos reis antes de o Louvre ocupar este lugar.
A Conciergerie foi utilizada como prisão – tendo Maria Antoineta como sua mais famosa prisioneira. A coitada saiu daí diretamente para a guilhotina que estava armada na atual praça da Concordia.
Você ainda vai encontrar na Île de la Cité a famosa Pont Neuf. Apesar do nome (ponte nova, em francês), trata-se da ponte mais antiga da cidade. A ponte liga as duas margens do Sena, tendo ao meio a Île de la Cité.
A pontinha da ilha forma um pequena jardim, chamado Square du Vert Galant, que fica no nível do rio Sena. Desça até lá e faça um gostoso piquenique vendo o movimento dos barcos no rio.
Indo em direção a outra ponta da ilha, quando chegar atrás da Notre Dame, peque a ponte Saint Louis que liga as duas ilhas. Nos finais de semana, essa simpática ponte de transforma em um enorme palco a céu aberto, com apresentação de músicos e artistas de rua.
Ao contrário da Île de la Cité, a ilha Saint Louis é residencial. Não há monumentos como na Île da la Cité: o silêncio (várias ruas são exclusivas para pedestres) é o seu maior charme, além da elegância das construções com suas belas fachadas.
Ruas calmas e belas fachadas residenciais da Île Saint-Louis. Foto de (vincent desjardins) no Flickr.
Seguindo pelo Quai Boubon repare as mansões do século XVII. Em uma delas viveu Camille Claudel. Admire o Hotel de Nevers no número 25 e a Maison do Centauro no 45. No Quai de Béthune outras belas fachadas como o Hotel de Richelieu no número 16.
Após um passeio pelas margens do Sena, pegue a rua central que se chama Saint Louis en Île para tomar um sorvete Berthillon que está no número 31 desta rua.
A soverteria Berthillon, na Île Saint-Louis. Foto de (rinse) no Flickr.
Imperdível!
Compre ingressos para as torres da Notre Dame, Conciergerie e Sainte Chapelle na lojinha do Conexão Paris e evite filas nos locais.
Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
49 Comentários
Lilica dias
oi beth obrigada pela dica, mas sinceramente, nao gostaria de levar mta coisa e vou visitar mais 2 paises …. pensei em um jeans bacana com algumas camisas, camiseta e casaquinhos meia estaçao com acessorios para variar , espadrilles siiimmm, tenis nem pensar??? rsrrsr uns dois vestidos para noite o que acha?? aceito sugestoes!! rsrrsrrs obrigada …bjusss
conexaoparis
Lilica
Sua mala está perfeita.
Beth
Lilica
Leve sapato confortável para o dia e um de salto para um programinha noturno.
Aproveite e compre umas espadrilles lá! São os sapatos oficiais do verão francês…
Abs.
Lilica dias
olaaa adorei este espaço!! vou a paris pela primeira vez agora em agosto e vou ficar na ilha de la cite terei 5 a ¨6 dias para extrair o maximo de paris que eu conseguir,rssss neste tempo o que vc aconselha ser imperdivel e como faze-lo??tbm estou pensando em levar uma mala quase que vazia rss para traze-la bem cheia de roupas cremes a perfumes tc etc rsrsrrs que roupa e sapatos levaria neste esquema para ficar confortavel e ao mesmo tempo agasalhada ou nao… e elegante claro!!! vou ficar num apto de uma amiga, depois vou a espanha e italia . agradeço de mais seu retorno.. adoro suas dicas e viajo a beça com elas!! bjus e mto obrigada!! depois eu conto como foi!!! LILICA
conexaoparis
Lilica
Comece lendo a categoria do blog que se chama Roteiros Paris a pé em 4 dias.
conexaoparis
Cristina
Pegue o metro linha 4 e desça em Porte de Clignancourt. Lá te aconselho pegar táxi até a ilha. Não está longe. Senão terá que pegar onibus e nunca fiz este trajeto de ônibus.
Cristina Bezerra
Lina,
Estou indo a Paris final de maio, como chegar ao outlet marquesavenue na lle de St-Denis
conexaoparis
Cristina
Não conheço o hotel mas o ponto é agradável. Conheça a rue Daguerre, muito simpática.
Cristina Maria Moura Veras Bezerra
Estou indo para Paris em final de maio e ficarei por lá uns 10 dias. Vou ficar em Montparnasse O que vocês poderiam me dizer sobre o Solar Hotel antigo Hotel dos Viajantes – Denfert Rochereau
Bertha Lins Pellegrino
Olá, Lina!
Gostei de seus comentários sobre a bela Paris. Estou indo em outubro, primeira quinzena. Vou com mais 4 adultos. Gostaria de ficar em um hotel charmoso longe do turismo mas perto de restaurantes e bares famosos. Perto de metrô e ônibus. Você me sugere alguma coisa? Sou jornalista e moro em Brasília. Ficarei imensamente grata pela ajuda.
meu e-mail é:
[email protected]
Abraços,
Bertha
Fabiana
Lina,
gostaria de agradecer, um pouco tardiamente, as dicas de Paris. Voltei no início de maio/08 e foi tudo uma delícia. O L’as du falafel é uma ótima pedida. A viagem foi ótima e deu tudo certo. Bjs, Fabiana
Eduardo
E o nome da praça está certíssimo, Praça da Concórdia, antiga Praça da Revolução. Então, desta vez apenas, esqueçam a correção feita pelo amigo que mora em Paris, e foi postada em 15 de maio.