Em Paris mesmo, ou no interior da França, encontramos placas, antigas ou recentes, com o nome de uma empresa ou com o desenho da descrição de uma atividade manual. Trata-se de uma longa tradição européia.
Estas placas, enseignes em francês, são ou foram feitas em madeira ou pedra esculpida e pintada ou então em ferro forjado, resistentes a tudo, mais duráveis e as mais bonitas.
É sobretudo no interior da França que encontramos belíssimas enseignes. As da Alsácia são famosas e ninguém fica indiferente à estas formas projetadas contra o céu azul.
Linda também, esta placa assinalando um pequeno hotel da região do champagne.
O Museu Carnavalet, no Marais, possui uma sala somente de placas antigas datando do século XVI até o início do século XX. Não sei se vocês sabem, o Carnavalet se dedica à história de Paris e seus habitantes desde a pré-história até hoje. Ele expõe obras de arte, lembranças e maquetes da cidade que evocam a vida quotidiana e intelectual em diversas épocas.
O Carnavalet possui uma sala somente com placas de ferro forjado, madeira e pedra.
Nos séculos passados, as ruas não tinham numeração e a população era analfabeta. Os comerciantes e artesãos usavam estas placas figurativas para explicarem o que vendiam ou a atividade que exerciam. Hoje, estas placas nos fornecem um retrato de como eram as ruas de Paris e da diversidade econômica e comercial da cidade.
São placas de comerciantes de vinhos, de fabricantes de armas, de padarias, de restaurantes, de cabarés, de hotéis.
O estudo das enseignes revela os costumes de uma cidade ou de um país.
Uma das placas mais famosas do Carnavalet é a o Gato Preto, Chat Noir, um cabaré famoso de Montmartre fundado em 1881, ponto de encontro de artistas e símbolo da vida boêmia do final do século XIX.
O Museu Carnavalet está fechado para reformas até 2019.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Patrícia Duarte Simões Pires
Teria um lugar em Paris onde comprar este tipo de placa de ferro? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Patrícia, vi placas um pouco parecidas (cópias atuais com aspecto de antigas) na loja Maison du Monde (http://www.maisonsdumonde.com/). Procure pelas originais antigas no Mercado das Pulgas de Saint-Ouen: https://www.conexaoparis.com.br/2007/05/23/mercado-das-pulgas-de-saint-ouen/.
Abraços.