Por Anatê, do blog Na Provence
O cenário: uma cidade com ruas estreitas, casas sem prumo e portas pequenas ou um castelo com as suas torres quadradas e bandeirinhas que brincam com o vento.
Os atores: associações de pessoas apaixonadas pela Idade Média e os moradores dos vilarejos que por um dia se tornam ferreiros, caçadores, feiticeiras, elfos, ninfas, cavaleiros, dançarinas e outros personagens.
A motivação está presente em cada rosto, em cada sorriso. Reviver as profissões, as atividades, os hábitos, as vestimentas e até as doenças da Idade Média é levado muito a sério na Provence.
Os festivais medievais movimentam várias cidades durante o ano todo e se tornaram uma atração à parte para quem quer visitar a região. Um dos mais animados e bem realizados é o da cidade Les-Baux-de-Provence. Um dos “mais belos vilarejos da França” promove de abril à setembro as “Medievales des Baux”. Além do cenário, por si só um belo espetáculo, os visitantes podem ver o combate entre cavaleiros, experimentar os produtos medievais no mercado e até participar de uma divertida experiência: fazer funcionar uma das três catapultas, o trébuchet, o couillard e a bricole, todas elas originais.
Outras cidades realizam também festivais ou mercados com produtos medievais. Normalmente, a festa acontece em um fim de semana e dura o dia inteiro: um programa bem estruturado com desfiles, restaurantes, banheiros, lojas, livrarias com livros de magia, mercado com produtos medievais como a bebida “hidromel”, espaço para aluguel de fantasias e brincadeiras e jogos antigos para as crianças.
Se os adultos se deixam levar pela representação dos trobadores, a falconaria e as outras representações, as crianças se deliciam com os quitutes, os animais nos estábulos e os ateliers de escritura antiga, desenho, como fazer o próprio livro de magia ou maquiagem sem perceber que estão tendo uma excelente aula de história.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda no site HotMart.
Como ir de Paris até Baux de Provence
Trem: a cidade não possui estação de trem, o melhor é ir até Tarascon à 15km de Baux de Provance. A viagem de Paris até Tarascon tem cerca de 4 horas de duração, com baldeação em Nimes. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
Carro: passando por Beaune, Lyon e Avignon. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Ônibus: é possível ir de ônibus até Avignon e depois pegar um ônibus regional. A viagem tem cerca de 8h15 de duração. Preços a partir de 22 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
Nilda
Olá,
Gostaria de saber quais as datas dos festivais medievais na Provence em 2014, pois estarei visitando essa região de 06 a 10/08/2014.
Grata,
Nilda
Rodrigo Lavalle
Nilda, leia esse artigo sobre os festivais que acontecem na cidade de Provins: https://www.conexaoparis.com.br/2013/08/21/provins-cidade-medieval-a-90-km-de-paris/.
Abraços.
Katya
Oi Anatê, queria que desse uma ajuda pois, irei a Provence e depois a Nice 3 dias em junho e pretendo em sair de Nice cedo , para passar em Cassis e ir a Arles , Lês Beaux de Provence e Saint Remy no mesmo dia , mas nao sei se devo dormir em alguma delas ou se sigo para Aix en Provence, onde deverei entregar o carro alugado no dia seguinte para voltar para Paris. Qual cidade me indicaria para dormir e no dia seguinte pegar o trem em Aix? Obrigada .
Cláudia Oiticica
Esses festivais sempre dão um charme a mais ao local visitado. Caricatos, mas adoráveis!
Denise Castro
Anetê,
Muito bonito…Estou querendo fazer a região da Provence em 2014.
Já li vários livros, me informei, mas sempre existem dúvidas.
Saindo e voltando por Paris e ficando alguns dias lá. Lógico… Todo ano tenho que bater o ponto…Rsrsrs
Tenho 15 dias no total e gostaria de alugar uma casa na Provence, uma semana, para poder fazer minha própria comida c/os temperos maravilhosos que eles têm. Amo cozinhar.Que lugar vc me indicaria p/alugar esta casa?
Abs e obrigado pela dica.
De
Lina
Denise
Entre em contato direto com Anatê. Veja email acima.
Maria das Graças
Na 2ª quinzena de setembro de 2011 participei da Fêtes Votives em Sain-Rémy de Provence, durante os 9 dias que estive por lá. Foi uma experiência formidável. Divertimo-nos para valer. Tivemos a oportunidade de conviver com os habitantes durante encontros promovidos na praça (rafraîchissements), após os desfiles nas ruas, que eram regados a cerveja e pelo típico pastis. Esses encontros eram animados por bandas que vinham dos vilarejos da região que tocavam musica folclóricas. Durante o dia campeonato de boules e à noite bailes e concertos. Memorável!
Cesar Barroso
Esses festivais demonstram o amor de um povo à sua história e reverência pelos antepassados. No mundo anglo-saxão eles também existem. Aqui em Miami, o Festival da Renascença tem características parecidas, inclusive com justas a cavalo.
Marcia Conceição Pinto de Barros
Amei!