Porque o vaso sanitário é separado do banheiro na França. Quando aqui cheguei, essa prática me pareceu insólita.

Ao alugar um apartamento em Paris talvez você estranhe a ausência do vaso no banheiro. Por aqui, as necessidades fisiológicas possuem um espaço só delas.

Nas minhas leituras diárias fui pescando as razões que explicam esse costume. A explicação histórica data, provavelmente, do final do século 19 e início do 20 quando os banheiros (salas de banho) eram considerados um luxo supremo. Um privilégio de classe reservado à aristocracia e à alta burguesia. O banheiro não era visto como uma peça funcional e sim como um sinal exterior de riqueza. Ele recebia uma decoração luxuosa, pias instaladas sobre suportes sofisticados, banheiras com pés, pinturas decorativas nas paredes.

De acordo com a época, luxo não era compatível com mau cheiro. Impossível a existência simultânea entre glamour e odores pestilentos. O sanitário foi assim afastado das magníficas salas de recepção, dos quartos e do luxuoso banheiro. Ele foi enviada para o fundo do corredor, perto da cozinha e dos empregados domésticos.

Os apartamentos construídos da época do Barão Haussmann possuíam – ou possuem ainda – esta configuração. Para alcançar o toilette é necessário atravessar toda a moradia e lá no final, perto da porta de serviço, o WC. Essa prática permaneceu durante quase todo o século 20.

Se vocês me perguntassem qual é a relação atual dos franceses com o vaso sanitário, se ele foi incorporado ou não ao banheiro, responderia que neste início do século 21 ele é mais apreciado do que nunca. O vaso sanitário separado se emancipou e assistimos a sua desforra. De espaço clandestino, hoje, é ele o sinal exterior de riqueza. Possuir um banheiro não é mais um luxo. Luxo é ter espaço suficiente para banheiro e toilette isolado. Luxo é liberar o banheiro dos odores desagradáveis e poder manter esse espaço íntimo.

A presença de um pequena pia é a única diferença entre os toilettes dos séculos 19/20 e os atuais. Com ela, o WC se adapta às regras de higiene do século 21 e salva uma tradição bem francesa.

Mais um detalhe para a lista das diferenças culturais entre o Brasil e a França (leia aqui).


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.