A associação Alternative Urbaine propõe passeios guiados alternativos em Paris feitos por pessoas em situação de grande precariedade como, por exemplo, os sem-teto parisienses.

Em uma contagem recente, feita em fevereiro desse ano pela Prefeitura de Paris, descobriu-se que há por volta de 3.000 pessoas vivendo nas ruas da cidade. São os chamados SDF (sans domicile fixe, ou seja, sem domicílio fixo). Eles são na maioria homens, entre 25 e 54 anos, que chegaram à rua depois de perderem o emprego, por problemas de saúde mental ou mesmo após um divórcio traumático.

Além dos programas da prefeitura, há também iniciativas que visam ajudar os SDFs em diferentes áreas. Uma delas é a Alternative Urbaine.

Passeio guiado por La Défense

Alternative Urbaine

Fundada em 2014, a Alternative Urbaine é uma associação de ajuda à inclusão social e profissional de pessoas em situação de grande precariedade como, por exemplo, os SDFs. Ela propõe passeios turísticos por Paris cujos guias – chamados éclaireurs – são exs ou atuais SDFs ou desempregados de longa data. A associação os contrata e treina mas o objetivo não é formar guias turísticos profissionais.

Os passeios guiados são somente uma forma de re-inserir essas pessoas na sociedade – aumentando sua auto estima e auto confiança – e dar a elas o apoio e acompanhamento necessários para que voltem ao mercado de trabalho tradicional ou possam realizar algum projeto pessoal/profissional.

Os passeios fogem do tradicional circuito turístico parisiense e focam em regiões e bairros menos conhecidos da cidade mas que possuem uma história e dia a dia ricos em experiências. Aqui no Conexão Paris nós já falamos sobre essas regiões e bairros, veja os links abaixo.

Passeio guiado pelo 13° arrondissement de Paris.

Os passeios guiados

Atualmente a Altenative Urbaine conta com 3 passeios guiados:

  • La Goute d’Or: Goute d’Or é uma região do 18° arrondissement de Paris com forte presença de imigrantes africanos e seus descendentes. Você vai conhecer a história do quartier e visitar suas lojas de tecidos (sobre as quais já falamos aqui e aqui) e comidas.
  • L’Envers de La Défense: La Défense é uma região fora de Paris que se situa no prolongamento da avenida Champs Élysées e concentra arranha-céus sedes de grandes empresas e grandiosas obras de arte contemporâneas de artistas como Calder, Miró e César. Clique aqui e leia nossos artigos sobre ela.
  • Le Temps des Cerises: focado no 13° arrondissement de Paris, um concentrado de contrastes e diversidades, e sua charmosa região chamada Buttes aux Cailles, uma verdadeira cidade do interior inserida no contexto parisiense. Clique aqui e veja nosso vídeo sobre ele.

Os tours guiados são em francês, abertos a todos, duram cerca de 2h cada e o preço é livre. Geralmente as pessoas pagam 10€. Clique aqui para se inscrever.


Passeios guiados alternativos em Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.