O Palácio do Trocadero que não existe mais.

Admiro o cuidado dos franceses com a preservação do patrimônio arquitetural parisiense. Flanar por Paris é percorrer a história da construção da cidade. Dos vestígios da época romana, passamos pela idade média, pelos imóveis menos imponentes dos séculos XVI e XVII, admiramos as mansões dos séculos XVIII e XIX até entrarmos no século XX e na arquitetura contemporânea.

Pequena comparação. Quando retorno ao Brasil o bairro onde nasci não existe mais, as elegantes casas dos anos 1950/60 e 70 não conseguiram sobreviver à especulação imobiliária.

Um dia destes, nas minhas pesquisas internet, cai em uma foto que me surpreendeu.

A torre Eiffel e o Palais du Trocadero

No primeiro plano a torre Eiffel. Atrás da Dama de Ferro uma imensa construção denominada Palácio do Trocadéro. Pasma me dou conta que o que chamamos de Trocadéro não tem absolutamente nada a ver com a foto recém descoberta. Descubro que os franceses destruíram, no início do século XX, um palácio da segunda metade do século XIX.

O Trocadéro hoje é uma construção de 1937 ocupada pelo Museu do Homem, pelo Teatro Chaillot e pela Cité de l’Architecture et du Patrimoine. O defunto Trocadéro era um palácio de inspiração bizantina contruído para a exposição universal de 1878. Este imenso imóvel era ocupado por um teatro e dois museus.

Palais du Trocadero, destruído no início do século XX

Ele não deveria sobreviver á exposição e sua demolição estava programada. Mas ele foi conservado finalmente durante 60 anos. Sessenta anos de críticas ferozes sobre seu estilo rebuscado e sua péssima acústica. Em 1935 o Palácio do Trocadero foi desmantelado e seu lugar ocupado pelo Palais de Chaillot.

Outros monumentos parisienses com projeto de vida efêmera, e no início detestados pelos parisienses, acabaram sendo adotados. Entre eles a torre Eiffel. Mas o Palais du Trocadéro quase não teve defensores e sua destruição foi festejada. Para seus detratores ela teve o mérito de liberar um dos pontos mais bonitos da cidade.

Alguns elementos de decoração do Palais du Trocadero foram conservados e espalhados pela França. As estátuas que representam os continentes e que decoram a entrada do Museu Orsay vieram do palácio destrúido.

Estátuas diante do Museu Orsay provenientes do destruído Palácio Trocadero

Assim como os imensos animais colocados, também, diante do Orsay, mas do lado oposto.

Foi uma grande descoberta conhecer a origem destas esculturas. Elas possuem um aspecto denso que contrastam com a cor claro do Orsay.


Palácio do Trocadero

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.