“Détournement” é uma obra-instalação efêmera de arte contemporânea na Conciergerie, um dos prédios medievais mais interessantes de Paris.

Uma forma instigante que alguns monumentos franceses encontraram de continuar atraindo visitantes é promover exposições de arte contemporânea especialmente concebidas para seus espaços. Amadas por alguns e odiadas por muitos, essas exposições e instalações nos fazem ver tais monumentos com outros olhos ou sob um novo ângulo, nos revelam segredos e histórias desconhecidas ou, no mínimo, nos fazem visitá-los mais uma vez.

O exemplo mais famoso é o castelo de Versailles que, uma vez por ano desde 2008, convida um artista contemporâneo para intervir em seus jardins e salões dourados. Jeff Koons, Joana Vasconcelos, Takashi Murakami, Anish Kapoor e Olafur Eliasson foram alguns dos artistas cujas obras já valorizaram (ou depreciaram, na visão de alguns) a beleza de Versailles. Clique aqui, aqui e aqui e leia nossos artigos sobre o assunto.

Dirty Corner, obra de Anish Kapoor em Versailles. Foto: Fabrice Seixas

Mas também a Conciergerie, localizada na Île de la Cité, centro de Paris, promove esse tipo de diálogo entre o antigo e o novo (clique aqui e leia nosso artigo sobre o evento de 2013).

A Conciergerie

Conciergerie era parte do mais antigo palácio real parisiense, o Palácio de la Cité. No final do século 14, o rei Carlos V se mudou para o outro lado do rio Sena, se instalando no Louvre. O antigo palácio continuou a ser usado para funções administrativas e como sede do parlamento. Na ausência do rei, um concierge foi nomeado para administrar o local – daí o nome Conciergerie. A partir de 1391, parte do imóvel passou a ser usado como prisão. Durante a revolução francesa, o local recebeu sua prisioneira mais ilustre – Maria Antonieta – e  passou a ser conhecido como a antecâmara para a guilhotina.

A Conciergerie, mais à direita as torres gêmeas César e Argent.

O trabalho atualmente exposto na Conciergerie se chama “Détournement” (desvio, em francês) do artista francês Stéphane Thidet. O trabalho se inspira e faz referência à grande cheia do rio Sena acontecida em 1910 que inundou a Conciergerie e cujo alcance pode até hoje ser visto nas colunas do local.

A água é bombeada do rio, passa por cima do quai de l’Horloge e entra no monumento pelas janelas das antigas cozinhas. Em seguida cai em cascata em uma “piscina” localizada no majestoso Salão da Guarda. Passando por canais que serpenteiam as colunas góticas do Salão, a água sai do monumento em um cascata localizada entre as duas torres gêmeas da Conciergerie, César e Argent. A estrutura que transporta a água por todo esse trajeto interno e externo é de madeira bruta, evocando a estética das primeiras montanhas-russa.

arte contemporânea na Conciergerie

Os canais de madeira serpenteando entre as colunas góticas do Salão da Guarda

Como diz Stéphane, em 1910 o Sena entrou na Conciergerie sem ser convidado. Em 2018 ele é convidado (obrigado?) a fazer um desvio por dentro do monumento.

“Détournement” na Conciergerie: 2 boulevard du Palais, Île de la Cité. Metrô Cité, linha 4. Até 31 de agosto.

Clique aqui para comprar seu ingresso corta-filas para a Conciergerie.

Clique aqui para ver nosso vídeo sobre a Conciergerie e não deixe de se inscrever no nosso canal no YouTube.


Achados e PerdidosAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris