Diferenças culturais entre franceses e ingleses ou a história do Beaufortgate ocorrida entre um britânico e um queijeiro.

O caso Beaufortgate aconteceu em dezembro 2017, na época do Natal. Incidente “tenso”, entre um jornalista britânico e o proprietário de uma fromagerie, que se transformou em batalha na mídia social envolvendo até o embaixador francês na Suécia.

Fromagerie, foto Ben McPartland

Ben McPartland, editor do excelente The Local France, entrou em uma fromagerie com o projeto de comprar queijos para uma fondue entre amigos. O britânico pediu Beaufort, Comté e Appenzel.

A resposta do fromager foi um não alto e sonoro. Não para o Beaufort, queijo envelhecido, caro, requintado e que não poderia nunca terminar derretido em fondue.

No interior da idéia de que o cliente estrangeiro não é suficientemente informado para degustar os produtos franceses surgiu o Beaufortgate ou a Fonduegate.

Ocasião imperdível para o jornalista inglês de relatar o fato do ponto de vista da divertida e histórica comparação entre cultura inglesa X cultura francesa. Imagine, um britânico querendo derreter o precioso queijo em banal fondue!

Um acordo foi finalmente alcançado: o queijeiro vendeu 200gr do seu Beaufort, com a condição de que ele não fosse usado para a fondue. Para seu jantar, o jornalista comprou um queijo simples e barato.

O britânico twittou sua história com o título provocante: “Fonduegate, porque o cliente nunca tem razão na França”.  E o caso passou a ser visto dentro da visão de como os vendedores e, mesmo os garçons, franceses apresentam, às vezes, um ar de superioridade diante de turistas intimidados com tanta cerimônia e tradição.

Os tweets do jornalista provocaram inúmeros comentários. Uns apoiando o coitado do britânico sendo intimidado por um vendedor francês antipático. Outros ficaram do lado do fromager que ama seus produtos e gosta de ver seu trabalho respeitado. Defesa do culinary hooligan X defesa da gastronomia francesa!

Mas quem brilhou nos comentários foi David Cvach, embaixador da França na Suécia: “Eu respeito os dois protagonistas. Enquanto diplomata, é difícil para mim dizer que, às vezes, duas posições não podem ser reconciliadas”.

Fondue by britânico

McPartland seguiu o conselho do fromager. Preparou sua fondue sem o Beaufort e espera de to be able to stay in France

Beaufort, biscoitos e cerveja.

No dia seguinte, ele pegou o trem Eurostar para passar férias de Natal em Londres. E o famoso queijo? Escondido dentro do carrinho do bebê. Objetivo: pregar a palavra do Beaufort, provavelmente a última oportunidade para parar o Brexit. O queijo não foi degustado à la française!

Por falar em fondue, clique aqui para saber onde degustar uma fondue em Paris.


Diferenças culturais entre franceses e inglesesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias à venda no site Minha Viagem Paris. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.