Um belíssimo espetáculo de luz na catedral de Notre Dame promete emocionar turistas e parisienses em novembro.

Com o desenvolvimento da tecnologia de mapeamento de superfícies, os espetáculos de luz e imagens projetados nas fachadas de prédios e monumentos se tornaram cada vez mais populares e sofisticados. Por toda a França temos exemplos desses eventos: o Rêve des Couleurs na catedral de Reims, La Nuit aux Invalides e o réveillon no Arco do Triunfo em Paris e, o mais estonteante de todos, as Carrières de Lumières em Baux de Provence.

Espetáculo Rêve des Couleurs na catedral de Reims

Dame de Cœur

Um novo e monumental espetáculo, que promete emocionar turistas e parisienses, terá como suporte a fachada da catedral de Notre Dame dos dias 8 ao 11 de novembro. Chamado Dame de Cœur, o show de luzes, imagens e sons faz parte das comemorações do centenário do fim da 1ª Guerra Mundial e homenageia os milhares de soldados que perderam a vida na guerra.

O espetáculo se desenvolve a partir da história de uma enfermeira francesa que encontra um soldado estadunidense agonizando em um campo de batalha. Ele confessa a ela o arrependimento de nunca ter conhecido a catedral de Notre Dame.

Serão 25 minutos de projeções – acompanhadas por trilha sonora – criadas pelo cenógrafo Bruno Seillier. Ele já havia idealizado espetáculos semelhantes para os Invalides, em 2012, e para a própria Notre Dame em 2011. Todo o processo levou 1 ano de planejamento e oito meses de trabalho ao custo de 400.000€. Uma parte foi financiada pela associação internacional Knights of Colombus, criada em 1882.

Além das projeções na fachada (cascatas, fogos de artifício, os reis e anjos da fachada dançando etc), haverá também projeções no interior da catedral, que será iluminada por cerca de 400 velas. Um evento de sonhos!

catedral de Notre Dame

Simulação do espetáculo Dame de Cœur

Clique aqui e veja nosso infográfico com informações e curiosidades sobre a catedral de Notre Dame.

Informações práticas

O espetáculo é gratuito mas é necessário fazer reservas no site oficial do espetáculo (clique aqui). Será gerado um ingresso que deverá ser apresentado (impresso ou no telefone) na entrada do evento.

São 2 espetáculos por dia (às 19:30 e às 21:00) com duração de 25 minutos. Haverá também um passeio de 10 minutos pelo interior da catedral. É preciso chegar, no mínimo, meia hora antes do início do evento.

A catedral de Notre Dame fica na Ilha Cité, estação Cité na linha 4 do metrô e é parada obrigatória do passeio Meia-noite em Paris by Bike (clique aqui).