Carrières de Lumières: antigas minas de pedra

Carrières de Lumières: antigas minas de pedra

As Carrières de Lumières em Baux de Provence apresentam, desde março deste ano, um novo espetáculo baseado nos artistas do Renascimento italiano.

Nas imensas paredes rochosas desta antiga mina são projetadas as principais obras de Michelangelo, Leonard De Vinci, Rafael. Um período que cobre o final do século 15 e o princípio do século 16 em Florença, Milão e Roma. O espetáculo dura 35 minutos e utiliza 3.000 imagens.

Além das principais obras dos famosos mestres, vemos também detalhes dos elementos decorativos dos muros e tetos das igrejas e palácios italianos.

Carrières de Lumières

Carrières de Lumières

Percurso do espetáculo:

. o espetáculo começa com imagens de pássaros voando sobre monumentos emblemáticos de Roma. Cúpulas, arcos do triunfo e templos nos mergulham na fonte de inspiração dos artistas do Renascimento. E logo já estamos na Capela Sistina com a Criação de Adão, obra realizada por Michelangelo.

. em seguida, paisagens nos preparam para as telas Anunciação e A Última Ceia de Leonard de Vinci.

As famosas telas emolduradas pelas decorações dos palácios italianos

Carrières de Lumières

. a terceira sequência revela o interior do Palazzo Vecchio em Florença. A decoração deste palácio servirá de fundo para as projeções dos retratos realizados por Rafael e Leonardo da Vinci.

As esculturas nascem dos blocos de mármore

Carrières de Lumières

. a quarta etapa mostra as minas de mármore de Carrare onde Michelangelo passava dias procurando a pedra ideal para suas esculturas. Assim estamos preparados para vermos David, sua obra prima de 4.34m de altura, o túmulo de Laurent de Médicis e a Pietà da basílique São Pedro de Roma.

. voltamos na Capela Sistine do Vaticano, para admirarmos progressivamente todo o seu teto.

Carrières de Lumières

Carrières de Lumières

. deixamos a Capela para visitar os apartamentos pontificais, pintados por Raphael. Áreas do Vaticano, normalmente inacessíveis aos visitantes, são reveladas em Baux de Provence.

. a próxima viagem é em direção da Villa Farnésine, do rico banqueiro Agostino Chigi, para vermos as pinturas de Rafael.

Carrières de Lumières

Carrières de Lumières

. no final, retornamos mais uma vez observar o Último Julgamento de Micheangelo, na Capela Sistina.

Se você não conhece ainda a região, após a visita das Carrières de Lumières suba até a bela cidade histórica Baux de Provence.

E se quiser ser bem guiado, leia nossos artigos sobre Baux publicados aqui.

Um primeiro artigo chamado Um dia nos arredores de Aix en Provence (clique aqui). Neste post descremos também nossa visita ao vinhedo chamado Château La Coste e uma paradinha em caves para comprar os vinhos rosé da Provence.

Um segundo chamado Baux de Provence e Carrières de Lumières (clique aqui).

Como ir de Paris até Baux de Provence

  • Trem: a cidade não possui estação de trem, o melhor é ir até Tarascon à 15km de Baux de Provance. A viagem de Paris até Tarascon tem cerca de 4 horas de duração, com baldeação em Nimes. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Beaune, Lyon e  Avignon. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: é possível ir de ônibus até Avignon e depois pegar um ônibus regional. A viagem tem cerca de 8h15 de duração. Preços a partir de 22 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.