2017 marca os 300 anos da memorável viagem do czar Pedro o Grande à França. Vários eventos no castelo de Versailles comemoram a data.

Em 1717, Pedro o Grande, então czar da Rússia, fez uma viagem emblemática à França. O soberano russo, herdeiro dos Romanov, passou os meses de maio e junho em Paris e no castelo de Versailles. Sua viagem, além do lado diplomático de reaproximação das relações entre França e Rússia, foi uma viagem de pesquisa.

Pedro, um grande admirador da cultura europeia  – e, particularmente, francesa – buscava inspiração na arte, arquitetura e artesanato franceses a fim de implementar algo semelhante na Rússia. Seu castelo Peterhof, em São Petersburgo, foi construído usando Versailles como modelo.

Jardins do castelo Peterhof, em São Petersburgo (foto: De Pavel L no Shutterstock)

Essa viagem foi tão memorável e importante para os dois países que mesmo hoje, 300 anos depois, ela é lembrada e comemorada.

Eventos em torno da viagem de Pedro o Grande

Durante todo o mês de maio e junho, a conta Twitter do castelo de Versailles (@CVersailles) estará postando tweets com a hashtag #PierreLeGrandVoyage contando o dia a dia das visitas que o czar russo fez durante sua estadia na França.

No dia 29 de maio o novo (em todos os sentidos) presidente francês, Emmanuel Macron, recebe no castelo de Versailles o presidente russo Vladimir Putin para a abertura da exposição “Pedro o Grande, um czar na França. 1717”. A exibição comemora os 300 anos da viagem de Pedro O Grande à França (leia mais sobre a exposição abaixo). Essa recepção acontece exatos 3 séculos após à grande festa dada em Versailles pelo jovem Luis XV e seu regente, Philippe D’Orléans, ao czar russo.

Na noite de 29 de maio acontece também em Versailles, dentro do evento Fêtes Galantes, um baile de época revivendo a festa mencionada acima. Nós falamos um pouco sobre o baile nesse artigo. A brasileira Eneida Queiroz, que no dia 30 de maio lança seu livro em Paris (clique aqui para ler sobre o lançamento), participará do baile e irá nos contar todos os detalhes em um artigo futuro. Fiquem ligados!

O czar Pedro o Grande.

A partir do dia 30 de maio, a exposição “Pedro o Grande, um czar na França. 1717” abre ao público. Ela conta, através de mais de 130 obras, como foi a visita de Pedro o Grande à França, um dos eventos diplomáticos e culturais mais importantes do início do reinado de Luis XV. São pinturas, esculturas, móveis, objetos de arte e de decoração, gravuras, desenhos e livros provenientes da biblioteca do czar e de seu “gabinete de curiosidades”. A exposição fica em cartaz até o dia 24 de setembro de 2017 no Grand Trianon (dentro do Domínio de Versailles).

Leia também


viagem do czar Pedro o Grande à FrançaAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.