Convite para o lançamento do livro A Mulher e a Casa na Maison de l’Amérique Latine, em Saint Germain.

Convidamos as brasileiras e os brasileiros, em Paris, para a apresentação do livro A Mulher e a Casa de Eneida Queiroz.

A Mulher e a Casa de Eneida Queiroz

O romance conta a história do amor impossível entre a escravagista Eufrásia Teixeira Leite e o abolicionista Joaquim Nabuco. O livro é baseado em fatos reais e a vida destes dois personagens do século XIX é seu fio condutor.

Eufrásia mudou para Paris após a morte de seus pais. Durante 14 anos ela trocou cartas com o abolicionista mais combativo do Brasil. Historiador e diplomata, Joaquim Nabuco era um homem inteligente e um imenso sedutor.

As correspondências eram cartas de amor que falavam dos encontros amorosos em Paris, Veneza, Roma, ou no meio da floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mas tudo isto não foi suficiente para que eles se unissem para sempre.

Eufrásia herdou uma grande fortuna originária do café e da escravidão. Ela investiu todo seu dinheiro no mercado financeiro do século XIX e se tornou milionária. Mais tarde ela doou sua fortuna às organizações caritativas da sua cidade natal, Vassouras.

Eneida Queiroz, nascida em Niterói, é historiadora e titular de um mestrado em História Republicana do Brasil da Universidade Federal Fluminense. Ela trabalha no Instituto dos Museus Brasileiros (IBRAM). Eneida mora atualmente na Bélgica.

Os leitores do Conexão Paris conhecem Eneida. Ela já contribuiu com três artigos para o Conexão Paris sobre bailes, fantasias e princesas (cliquem aqui). Tivemos o prazer de conhecê-la pessoalmente durante nossa última estadia na Bélgica.

Restaurante da Maison de l’Amérique Latine

Este convite é também uma oportunidade para vocês conhecerem a Maison de l’Amérique Latine. Trata-se de um belo endereço do Faubourg Saint Germain, um local que acolhe reuniões e exposições da comunidade cultural e diplomática latino-americana em Paris. A Maison possui também um restaurante que merece ser conhecido.

Dia 30 de maio 2017, às 19h, na Maison de l’Amérique Latine.


A Mulher e a CasaAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.