Você sonha com um baile príncipes e princesas em Paris? Seu sonho pode se transformar em realidade.

Você é dessas que gostaria de ter uma roupa medieval? Quem sabe um vestido renascentista ou um traje de soldado napoleônico? Que tal aqueles enormes vestidos de “princesa” do século XIX? Em Paris você pode!

Por Eneida Queiroz

Para quem ama roupas de época pragmatismo não existe. Afinal, comprar um vestido medieval certamente é uma loucura financeira. Mas faz a gente muito feliz! Se sua praia é essa, veja que grupo interessante existe na capital francesa. Um grupo formado por designers e costureiros de época, bailarinos de polcas, valsas e feiras de história. Um grupo de viajantes do tempo.

Carmen, à direita

Conheci Carmen – a bailarina, designer e costureira do tempo – por causa do Conexão Paris. Claro, os caminhos são tortuosos. Um post com uma informação gera uma onda num lago de conexões, contatos e conhecimentos. Em um post o Conexão Paris informava sobre um baile do século XIX no Museu d’Orsay. Um dos muitos eventos paralelos à uma exposição temporária sobre o Segundo Império francês. Fiz questão de ir e escrevi um artigo sobre esse baile publicado aqui.

Eneida Queiroz

Muitos me perguntaram: como você conseguiu esse vestido de época? Simplesmente aluguei numa loja de fantasias. Mas vi, naquele baile, que havia um grupo especial. Eram os bailarinos do grupo Carnet de Bals. O grupo que comandava a festa e nos ensinava os passos de dança. Todos eles do Carnet – homens e mulheres – tinham roupas de época mesmo. Coisas feitas como se estivéssemos no século XIX, com tecidos bonitos, pesados, espartilhos, corpetes estruturados com arames. Homens em fraques e casacas, outros vestidos como soldados em gala. Era mais do que pessoas fantasiadas, era uma viagem no tempo! Réplicas perfeitas. Quem fazia aquelas roupas? Como eu poderia ter uma igual?

No dia seguinte ao baile, o Instagram do Museu d’Orsay publicou uma foto do evento usando uma rashtag especial. Segui a rashtag e vi fotos daquelas tais pessoas lindamente vestidas. Entrei nos perfis delas e encontrei a tal moça com um dos vestidos mais bonitos. Ela se chamava Carmen. Pedi amizade no Instagram e pronto. Descobri que Carmen tem um ateliê de roupas de época chamado Esaikha! Essa designer do tempo faz roupas para ela e para outras que estavam lá presentes. E não é só ela, existem alguns costureiros e artesãos de época na França. Eles formam até associações!

Associação

Essas associações promovem eventos dos mais diversos. Entre eles, as feiras históricas com estandes de artesãos de roupas e utensílios da História Antiga até a primeira metade do Século XX. Veja aqui o site das feiras históricas. Se você quiser conhecê-las, a próxima será em Compiègne dias 8 e 9 de abril de 2017. No site eles informam o calendário, as cidades e os artesão presentes nas próximas feiras. Essas feiras são organizadas por membros da Associação da História Viva.

Vestido feito por Esaikha

Costureiros

Alguns são especialistas em Idade Média. Outros fazem uma completa varredura no tempo, como a tal Esaikha. Ela faz roupas medievais, renascentistas, de corte do século XVIII, do século XIX e de Belle Époque no início do século XX. Ela brinca também com o tempo, misturando roupas de hoje com um corpete ou um espartilho do século XIX. Para quem quiser roupas da Esaikha, clique aqui para conhecer sua página Facebook.

Baile em Versailles

Bailes de época

Agora, se você gosta de bailes de época e de vestir-se com essas roupas, anote. O Chateau de Versailles fará um baile do Antigo Regime no dia 29 de maio! Ir com roupas dos séculos XVII e XVIII é obrigatório. Veja aqui os ingressos. São caros, mas você certamente nunca viu e nem verá Versalhes sendo tão Versalhes.

Baile em Versailles

Saiba que o castelo também tem uma festa com músicas de hoje (boate com DJs mesmo, lá dentro). Desta vez você vai com aquelas máscaras arrasadoras de Veneza! Para comprar ingressos, veja aqui.

Este artigo foi escrito por Eneida Queiroz. Eneida mora na Bélgica e possui o site Da Bélgica, Viajando e Escrevendo.

Leia também: Bailes no Museu Orsay

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris