Insistimos para que você visite a Galeries Lafayette Coupole.

Os dados oficiais não mencionam, mas a Galeries Lafayette Coupole faz parte dos monumentos mais visitados de Paris.

Galeries Lafayette Coupole

As Galeries Lafayette não se reduzem à uma loja de departamentos. Sua história nos revela que a marca é vista, hoje, como um monumento histórico. Assim como a Notre Dame ou o Louvre, ela se encontra na lista de prioridades dos turistas que aqui desembarcam. A loja principal, conhecida como Grand Magasin ou Coupole, é o segundo monumento mais visitado da cidade após a torre Eiffel.

Há cinco gerações, as Galeries Lafayette estão nas mãos de uma mesma família. Elas atravessaram várias épocas, guerras, crises financeiras e provaram a capacidade de inovação.

A marca foi criada em 1893 por dois primos nascidos na Alsácia. O primeiro prédio foi o imóvel situado na esquina da rua La Fayette e da rua Chausée d’Antin. Os principais artistas da época participaram da sua decoração. E sua cúpula, de 43 metros de altura, se tornou o símbolo das Galeries Lafayette. Com o passar do tempo a empresa comprou os prédios vizinhos e foi esticando sua superfície de venda. Em 1969, ela atravessou a rua Mogador e criou o segundo prédio, hoje dedicado à moda Homem. O terceiro prédio, do outro lado do boulevard Haussmann, é mais recente e dedicado à casa e à gastronomia.

Prova de que a marca é um símbolo da França e da cultura francesa, de 1941 até 1944, as Galeries Lafayette foram arienisadas. A família fundadora foi afastada, durante a ocupação alemã, e a empresa dirigida pelo governo de Vichy. Para quem não conhece a história, Vichy foi a sede do governo francês que colaborou com o nazismo.

Galeries Lafayette Coupole

Café Starbucks, terceiro andas da Galeries Lafayette Coupole

Caso não queira fazer compras, pelo menos visite o prédio principal das Galeries Lafayette. A cúpula é uma das mais bonitas de Paris. Mesmo sendo sua vizinha, não canso de admirá-la. Sobretudo neste momento, com a instalação do artista Joel Andrianomearisoa.

Galeries Lafayette Coupole

Instalação do artista Andrianomearisoa

Galeries Lafayette Coupole

Galeries Lafayette Coupole

Peça um café Starbucks no terceiro andar, instale-se nas cadeiras colocadas exatamente diante da vista e admire o contraste. A decoração feérica dos vitrais e das grades de proteção e as bandeiras sóbrias que atravessam todo o espaço. Escolha aquela que represente seu estado de espírito do momento: Diabo de Prazer, Um Beijo Nuvem, Durante uma Doce Noite…

Galeries Lafayette Coupole

Galeries Lafayette Coupole

As Galeries Lafayette aceitam organizar visitas guiadas do prédio chamadas Cem anos de História. Elas são gratuitas, duram 45 minutos e são propostas para grupos de 10 até 20 pessoas. Se quiser organizar uma visita privada das Galeries Lafayette entre em contato com patrimoine@galerieslafayette.com. Mencione seu nome, sobrenome, endereço de contato e o número de pessoas desejando visitar o monumento.


E não se esqueçam que as Galeries Lafayette oferecem benefícios exclusivos aos leitores do Conexão Paris, clique aqui para saber mais e baixar o voucher.

Leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette, clique aqui.