Conheça nesse artigo algumas das tradições da Páscoa na França e também algumas diferenças em relação à Páscoa no Brasil.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Páscoa

Depois do Natal, a Páscoa é a grande data religiosa cristã do mundo.

E, assim como ele, sua comemoração acaba envolvendo os não-cristãos e os não-religiosos, além de apresentar variações de país para país.

Mesmo dentro da França, há algumas diferenças de região para região na comemoração da Páscoa.

Veja abaixo algumas tradições da Páscoa na França.

Tradições e diferenças

  • Sexta-feira da Paixão ou Sexta-Feira Santa – dia em que Jesus foi crucificado e morreu na cruz – não é feriado na maior parte da França. Exceção para os Départements et régions d’outre-mer – os territórios além mar pertencentes à República Francesa: Guadalupe, Martinica, Guiana Francesa, Reunião e Mayotte – e para a região da Alsácia, que durante muito tempo pertenceu à Alemanha.
  • O feriado de Páscoa na França é na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa, chamada de Lundi de Pâques (Segunda-feira de Páscoa). Esse é o primeiro dia após a semana da Paixão de Cristo. Um dia que inaugura novos tempos de paz e alegria. Os alsacianos, sortudos, têm, então, dois feriados de Páscoa: um na sexta e outro na segunda.

Crianças caçando ovos de Páscoa. (foto: Shutterstock)

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

  • No Domingo de Páscoa acontece a caça aos ovos, feita especialmente para as crianças. A origem do ovo como símbolo da Páscoa têm muitas explicações conceituais e práticas:
    • Já no Egito antigo o ovo representava a fertilidade, a renovação e a eclosão da vida. E, tanto os egípcios, quanto os persas e os romanos já ofereciam ovos uns aos outros nessa época do ano, que coincide com o início da primavera.
    • Na Idade Média, durante a quaresma, os cristãos não comiam ovos. Então o que fazer com todos os ovos botados durante esses 40 dias? Decorá-los e oferecê-los como presente para comemorar o fim das privações e o renascimento de Cristo.
  • Em algumas regiões da França é dito às crianças que são os sinos das igrejas que trazem os ovos de Páscoa. Em respeito ao martírio e à morte de Cristo, os sinos não tocam de quinta-feira ao sábado da semana santa. Foi criada então a lenda de que, nesses dias, os sinos viajam para Roma a fim de serem abençoados pelo Papa e, no seu retorno na madrugada do domingo de Páscoa, eles deixam cair os ovos pelo caminho.
tradições da Páscoa na França

Um antigo cartão de “Boa Páscoa” mostrando o sino despejando os ovos no caminho de volta de Roma.

  • O prato principal típico no almoço de Páscoa é o cordeiro. Uma referência à Jesus, o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. O cordeiro e a ovelha sempre foram também símbolos de pureza, inocência e justiça.
  • Na Segunda-feira de Páscoa, o costume é fazer um piquenique em família.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris