A meteorologia anuncia uma semana glacial em Paris.

Essa será uma semana glacial em Paris pois uma parte da França continuará sob a influência de uma massa de ar frio de origem polar.

Domingo tivemos um dia chuvoso, frio e cinza. Mas a partir de terça feira, e até o fim de semana, teremos dias ensolarados e temperaturas baixas. A previsão indica mínimas em torno de 3 ou 4 negativos e máximas entre 2 e 3 acima de zero.

Semana glacial em Paris. : : Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Semana glacial em Paris. Foto: Jean Pierre Dalbéra no Flickr. Inverno 2010

Nos momentos mais difíceis do inverno o governo é obrigado a tomar medidas de urgência.

Em primeiro lugar, socorrer os sem abrigos, numerosos em Paris. Nas noites mais frias, os SDF – sem domicílio fixo – são instalados em ginásios, salas de esporte ou mesmo igrejas. Isto implica uma imensa mobilização da Polícia e dos Bombeiros.

Em segundo lugar, tomar medidas necessárias para que a rede elétrica suporte o aumento do consumo. A empresa encarregada da distribuição elétrica deve estar pronta para enfrentar o frio e se necessário tomar medidas excepcionais.

Semana glacial em Paris. : Sylke Ibach no Flickr

Semana glacial em Paris. Foto: Sylke Ibach no Flickr. Inverno 2013

Entre elas, pedir à população para reduzir o consumo de eletricidade. Sobretudo das 18h até 20h a consciência cívica dos franceses deve entrar em ação. O pico do consumo é sempre em torno das 19h. O simples fato de apagar a casa toda e acender a luz somente onde nos encontramos já permite uma economia enorme de energia. E atenção, diminuir a luminosidade das telas dos computadores ajuda também.

A empresa possui outros recursos como redução de tensão da rede elétrica. O que significa na prática uma luz mais fraca. Ela pode também interromper a alimentação de vinte e uma indústrias, todas elas grandes consumidoras de energia. A última medida seria corte momentâneo da energia elétrica de cidades, áreas ou bairros.

Não se assustem. Já passei muitos invernos rigorosos aqui e nunca vivi, em Paris, cortes de energia.

O que fazer no inverno em Paris

Um inverno rigoroso em Paris nos obriga somente a criar programas adaptados à situação. Consumir menos energia, claro. E buscar formas de lazer adaptadas ao frio. A oferta cultural da cidade é tão grande que ocupação e distração não faltam.

E repetimos mais uma vez, é no inverno que nos deliciamos com a gastronomia francesa. Vinhos, queijos, pratos fumegantes e chocolates são bem vindos. O organismo precisa de calorias. Clique aqui e aqui e leiam nossos artigos.

E saiba como se agasalhar, assistam ao nosso vídeo aqui.

O problema se encontra nas estradas. Se for viajar de carro neste período, leia este artigo aqui. Não se esqueça que as estradas ficam perigosas. Baixa visibilidade, neve e gelo pedem cuidados especiais e pneus especiais.


Bolas de Natal em Cristal da Alsácia
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris