O mundo todo, inclusive os franceses não-parisienses, diz que os parisienses são mal-humorados. Mas é verdade? E o que fazer para evitar esse mau humor?

Os parisienses são mal-humorados?

Há o mau humor inerente de quem vive em uma cidade grande e muito povoada: horários apertados, excesso de compromissos, engarrafamentos, filas, metrô cheio.

Há o mau humor inerente de quem vive em uma cidade grande, muito povoada e muito turística: milhões de turistas andando vagarosamente pelas calçadas enquanto apreciam cada centímetro quadrado da cidade.

Há o mau humor que surge quando duas culturas diferentes se chocam: um está agindo naturalmente de acordo com os costumes de seu país e não sabe que está sendo indelicado com o outro.

E há o mau humor “de raiz”, de quem nasceu assim ou não está tendo um bom dia.

Então como não atiçar o mau humor de um parisiense?

  • No geral: a “regra de ouro” é dizer bonjour (bonjurr / bom dia) sempre que entrar em contato ou for abordar qualquer parisiense: no hall do prédio, no elevador, ao entrar em algum comércio, no guichê do metrô, na rua ao pedir uma informação etc. Ao sair diga merci (mérci / obrigado) e emende com au revoir (ô rêvoar / tchau). Ao esbarrar (ou até mesmo antes) em alguém diga pardon (pardon / desculpe).
  • Na padaria: antes de entrar na fila olhe os produtos expostos, para quando chegar a sua vez de ser atendido, você já saber o que vai pedir.
  • No restaurante: se você tem reserva, chegue na hora! A tolerância para atrasos é pequena e você corre o risco de perder a sua mesa. Para chamar o garçom não estale os dedos ou levante a voz, levante a mão e acene discretamente.
  • No metrô: fique sempre à direita na escada rolante, espere que as pessoas saiam do vagão para só então entrar, não bloqueie a porta.
  • No táxi: pegue um Uber. [brincadeira…]
  • Na verdade essas regrinhas são válidas para o mundo inteiro e não só para Paris, não é mesmo?

Leia também:

E não deixe de assinar o canal do Conexão Paris no YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais


os parisienses são mal-humoradosNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.