O Marais é o local da tradicional vida gay parisiense. Porém, uma nova geração que não se sente conectada com a “cena” do bairro, vem expandindo e revolucionando a noite gay em Paris.

Desde os anos 80 a vida e a noite gay em Paris acontece na região do Marais. Foi ali, principalmente ao longo da rue Sainte-Croix-de-la-Bretonnerie e suas transversais rue du Temple e rue des Archives, onde os primeiros homossexuais assumidos e os comércios abertamente dedicados ao público gay se instalaram.

Foi no Marais onde a comunidade, no sentido político da palavra, foi se formando, evoluindo e se afirmando. Até hoje, é nesses poucos quarteirões que encontramos bares, pequenas boates, sex-shops, livrarias, restaurantes e associações LGBT (bem mais G do que L).

noite gay em Paris

O “Open Café”, epicentro da vida gay tradicional do Marais.

Porém, à medida que a cidade de Paris e a sociedade em geral vem se transformando, a região vem perdendo não só alguns de seus estabelecimentos gays – vítimas da especulação imobiliária fortíssima – mas também a sua importância, principalmente entre os mais jovens, enquanto centro de diversão e de afirmação da vida gay contemporânea. A nova geração parisiense de gays, lésbicas, trans e genderless não sente uma ligação afetiva muito forte com o Marais e não acha que o bairro os represente em toda a sua diversidade e complexidade.

Nova geração

Entram em cena as novas associações queers: coletivos multidisciplinares que mesclam política, engajamento, militância, cultura, arte e festas. A ação festiva desses coletivos não se restringe a um bar ou a uma boate específicos, nem mesmo a um bairro específico. Suas festas – nômades e itinerantes – acontecem por toda a cidade e fora dela. Como uma amiga costuma dizer, essas não são festas GAYS ou LÉSBICAS, são festas HÍBRIDAS frequentadas por pessoas HÍBRIDAS. Parece ser o futuro.

Veja abaixo alguns desses coletivos que estão revolucionado a noite gay em Paris. Para saber as datas e locais das próximas festas, visite os respectivos perfis Facebook. Para saber um pouco mais sobre o lado político e ativista dos coletivos, consulte os respectivos sites.

  • House of Moda (Facebook): festa-fashion, capriche na produção. Seu lema é: “desperte a diva que existe em você”. A próxima festa acontece no dia 26/11 também no La Java (105 rue du Faubourg du Temple, 75010), em Belleville, local onde até Edith Piaf já cantou. Chegue cedo, antes da meia noite, pois sempre há fila.
noite gay em Paris

Frequentador da House of Moda

  • Shemale Trouble (Facebook): coletivo trans que faz festas voltadas especificamente para o público trans mas que é também cis-friendly. A próxima festa acontece no dia 09/12 no Le Klub (14, rue Saint Denis, 75001), um inferninho no centro de Paris.
  • Fils de Vénus (Facebook): a próxima festa acontece no dia 15/12 no La Java (105 rue du Faubourg du Temple, 75010).
  • Barbi(e)turix (Facebook / Site): coletivo lésbico famosinho que promove grandes festas que atraem um público (LGBT) enorme. A próxima acontece no dia 26/11 na Machine du Moulin Rouge – ao lado do famoso cabaré (90 boulevard de Clichy, 75018). Compre seu ingresso com antecedência.
noite gay em Paris

Edição especial gay parade da festa “Wet for Me” promovida pelo coletivo Barbi(e)turix

  • Brigade du Stupre (Facebook / Site): coletivo feminista auto-intitulado “clito-cêntrico e falo-friendly”. A última festa aconteceu no dia 11/11.
  • Kidnnaping (Facebook): coletivo queer de músicos e djs. Atualmente suas festas mensais acontecem no Quartier General Oberkampf (101 Rue Oberkampf, 75011).

Leia também:


noite gay em ParisNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.