Hoje faz um ano dos trágicos atentados em Paris que aconteceram no 10° e 11° arrondissements da cidade e no Stade de France, em Saint Denis. Uma série de cerimônias oficiais marcando a data e homenageando as vítimas vem acontecendo já há alguns dias pela cidade.

O tom discreto e sóbrio das homenagens às vítimas dos atentados em Paris em 2015 foi decidido pela prefeitura da cidade em conjunto com duas associações de vítimas – a “Life for Paris” e  a “13onze15” – com as famílias das vítimas, com os proprietários dos estabelecimentos atingidos e com as sub-prefeituras do 10° e 11° arrondissements.

Na sexta-feira houve a 1ª das cerimônias oficiais: no Stade de France – local atacado por um homem-bomba onde uma pessoa morreu – houve um minuto de silêncio antes do início da partida de futebol entre a França e a Suécia.

Ontem, sábado, aconteceu a re-inauguração da casa de espetáculos Bataclan com o show do cantor Sting. Nenhuma cerimônia especial foi planejada mas Sting fez um discurso e pediu 1 minuto de silêncio antes de começar o show com a música “Fragile”. A re-abertura do local, na véspera do aniversário de 1 ano dos atentados em Paris, é algo significativo e importante pois marca e celebra a resiliência da cidade e seus habitantes. Os ingressos para o evento se esgotaram em 30 minutos. As pessoas que estavam no Bataclan no dia do atentado e os familiares das vítimas foram convidados para a noite.

atentados em Paris

Sting fazendo um discurso no Bataclan na noite de re-abertura da casa de espetáculos depois do atentado de 13/11/2015 (foto: Melissa Bell no Twitter)

Hoje, uma série de breves cerimônias aconteceram no Stade de France, no Bataclan, nos bares e restaurantes atacados no dia 13 de novembro de 2015. Em cada um deles foi colocada uma placa com os nomes das pessoas que ali morreram. O presidente François Hollande, a prefeita de Paris Anne Hidalgo e o Primeiro Ministro Manuel Valls participaram das cerimônias de lançamento das placas.

atentados em Paris

O restaurante La Belle Équipe, no 11° distrito de Paris. Muitas flores e velas foram colocados no local.

Manuel Valls, o primeiro ministro francês, foi visto recentemente almoçando no Belle Équipe, do qual é vizinho.

atentados em Paris

A placa com o nome de todas as pessoas que perderam a vida no Belle Équipe. Ela foi instalada no prédio em frente, no outro lado da rue Faidherbe, e não no restaurante em si.

atentados em Paris

Velas nas cores da bandeira da França no bar Carillon, no 10° arrodissement. (foto: The Local France no Twitter)

A fim de engajar toda a população francesa, a associação “13onze15” pede que hoje à noite todos coloquem uma vela acesa em suas janelas.

Os Arquivos de Paris recolheram dos locais onde ocorreram os atentados cerca de 7.000 objetos deixados pelas pessoas em homenagem às vítimas e à cidade. Hoje foi lançada no site oficial da prefeitura de Paris uma seção especial dedicada a uma parte dessas homenagens, clique aqui para ver.

atentados em Paris

Uma das homenagens deixadas na porta do Bataclan e que pode ser vista, juntamente com várias outras, no site da prefeitura de Paris, clique aqui.

Os locais onde as placas com os nomes foram colocadas são:

  • Stade de France: trem RER B, estação La Plaine Stade de France ou trem RER D, estação Stade de France – St Denis
  • Le Petit Cambodge: 20 rue Alibert, 75010. Metrô linha 11, estação Goncourt
  • Le Carillon: 18 rue Alibert, 75010. Metrô linha 11, estação Goncourt
  • Café Bonne Bière: 32 rue du Faubourg du Temple, 75011. Metrô linha 11, estação Goncourt
  • La Belle Équipe: 92 rue de Charonne, 75011. Metrô linha 9, estação Charonne
  • Le Bataclan: 52 Boulevard Voltaire, 75011. Metrô linhas 5 ou 9, estação Okerkampf

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris