História em quadrinhos do Castelo de Versailles? Claro, esta é uma das formas de atrair a atenção de jovens – e adultos – para a História do país e de iniciá-los ao amor e respeito aos monumentos que a encarnam.

Foi assim que nasceram três albuns de história em quadrinhos do Castelo de Versailles: dois em francês e um em francês e japonês.

Em 2002, o Castelo de Versailles assinou uma parceria com o maior editor de comics da França – Glénat – para a criação das duas primeiras revistas de desenho em quadrinhos sobre a história de Versailles.

História em quadrinhos

História do Castelo de Versailles em quadrinhos

O primeiro, “Le Crépuscule du Roy”, começa descrevendo a pompa da corte do Rei da França com festas, bailes e intrigas amorosas entre flores e fontes. Aos poucos, uma incrível realidade aparece: os moradores do castelo são livres? Podem sair do castelo? Quem são estes personagens chamados Roberts, misteriosos servidores idênticos, eficazes e discretos?

História em quadrinhos

História do Castelo de Versailles em quadrinhos

O segundo, “L’Ombre de la Reine”, relata a visita – nos dias de hoje – de jovem pintor americano ao Castelo de Versailles. Durante a visita, ao observar uma quadro reproduzindo Maria Antonieta ele perde os sentidos e acorda, três séculos atrás, diante da verdadeira rainha.

Com o terceiro album o Castelo, desta vez, deseja aumentar seu potencial de atração frente aos japoneses, considerados, aliás, como loucamente apaixonados por Versailles e Marie Antoinette.

História em quadrinhos

História do Castelo de Versailles em quadrinhos

Assim foi lançado, dia 21 de setembro 2016, o manga “Marie Antoinette, la jeunesse d’une Reine” assinado por Fuyumi Soryo e publicado por Glénat e o editor japonês Kodansha.

Viena, 1770, Antoinette, filha da imperatriz Marie Thérèse, parte para a França para viver com seu esposo, Louis Anguste. Eles não se conhecem ainda, portanto se casaram e juraram fidelidade na tarefa de reconciliar suas duas nações. Após rápida apresentação, Antoinette se encontra no interior de um mundo complicado e diferente do seu: a corte de Versailles. É neste ambiente quase hostil que ela aprenderá a conhecer a personalidade do seu marido e futuro rei da França.

Este comics foi publicado durante a exposição da Mori Arts Center Gallery de Tokyo chamada “Marie Antoinette, uma rainha em Versailles”, organizada pelo Castelo de Versailles e Nippon Television.

História em quadrinhos

História do Castelo de Versailles em quadrinhos

A autora, Fuyumi Soryo, se inspirou em quadros da época, nas roupas da corte francesa do século 18 conservadas no Kyoto Costume Institute e na sua estadia de três semanas em Versailles, quando foi guiada e aconselhada pelo conservateur chef do castelo.

Com este novo album, por um lado os japoneses descobrem sob uma outra forma a história da França e por outro os franceses possuem uma outra imagem do manga japonês.

Uma bela lembrancinha de Paris para aqueles que conhecem o idioma francês.

Editora Glénat, clique aqui.

Você pode também comprar estes três albuns pela Amazon.com.


História em quadrinhosAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.