As minhas longas férias de verão terminam e dentro em breve retomo a rotina parisiense. Cada vez que je rentre, verbo francês que significa voltar para casa, é com prazer que me reinstalo no sexto andar de um prédio do 9ème distrito de Paris, que abro a janela do quarto para rever o Sacre Cœur de Montmartre e a janela do escritório de onde vejo passar, escondida pela Opera Garnier, somente a luz giratória da torre Eiffel.

Vista da janela do meu quarto

Vista da janela do meu quarto

Em seguida faço meus roteiros habituais aliviada de constatar a permanência dos detalhes que definem o caráter da cidade.

foto: © Paris Tourist Office - Photographe : Fabian Charaffi

foto: © Paris Tourist Office – Photographe : Fabian Charaffi

As feiras e a excelência dos produtos que aí encontro. Muitas delas dedicadas aos produtos sem agrotóxicos e provenientes de pequenos produtores, outras mais tradicionais mas sempre centradas na qualidade dos comerciantes.

Foto:

Foto: Paris Tourist Office – Photographe Daniel Thierry

Os museus, alguns gratuitos um dia por mês ou mesmo o ano todo, resultado de uma ação voluntário de acesso fácil à cultura.

Foto:

Foto: Paris Tourist Office – Photograhe: Catherine Thiebault

Os cafés, todos deliciosos, dos mais famosos aos mais escondidos e discretos. Cada um com uma clientela específica em função do bairro e do endereço: turistas, estudantes, habitantes do bairro, advogados, peoples, funcionários, artistas.

Foto:

Foto: Paris Tourist Office Photographe Amélie Dupont

O Sena e suas margens onde fazemos piqueniques, praticamos esportes e marcamos encontros com amigos nos bares, restaurantes e casas de espetáculo.

Foto:

Foto: Paris Tourist Office Photographe Alain Potignon

Os jardins, as floras e seus floristas famosos (veja nosso vídeo aqui) ou os minúsculos comerciantes de buquês que encontramos em todos os bairros.

Foto:

Foto: Paris Tourist Office Photographe Amélie Dupont

As rotinas dos parisienses como um café acompanhado por um jambon beurre – sanduíche de presunto com manteira – no café ao lado de casa. Perfeito, à condição que a baguette seja crocante e o presunto cortado na hora.

Foto:

Foto:Paris Tourist Office Photographe Amélie Dupont

Em Paris, cada estação possui eventos específicos. Setembro, por exemplo, e o mês dos eventos gastronômicos comandados pela Fête de la Gastronomie. Mas os que prefiro são os pequenos acontecimentos espontâneos que encontramos ao flanar pelas ruas: um músico, uma banda, uma degustação diante de uma cave, um brechó de rua.

Metrô de Paris, estação de Saint Germain

Metrô de Paris, estação de Saint Germain

A excelência dos transportes públicos. O metrô de Paris é um dos melhores do mundo pela pontualidade e sobretudo pela proximidade das suas estações. Qualquer endereço parisiense possui um metrô por perto. Mas eu prefiro os ônibus onde me sinto turista em pleno city tour por Paris.

Foto: Paris Tourist Office - Photographe : Fabian Charaffi

Foto: Paris Tourist Office – Photographe : Fabian Charaffi

E o que seria Paris sem seus turistas? Nestes muitos anos de vida parisiense fiz encontros inesperados nas ruas da cidade. Esbarrei com conhecidos da infância, colegas da universidade, leitores que me reconheceram e aqui penso sobretudo na Mônica. Um dia, ao descer correndo do metrô para tirar uma foto interessante, fui abordada por uma brasileira que me disse: você é a Lina, não? Eu já tinha uma amiga resultado de um encontro improvável no deserto da Tunísia. Agora tenho outra, desta vez encontrada na estação Opera do metrô parisiense.

Retorno sempre à Paris por estas e mais outras, muitas outras razões.

capa

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.