Villa Renné Lalique

Villa Renné Lalique

Na nossa última viagem pela Alsácia tivemos o prazer de conhecer o restaurante Villa René Lalique, situado na pequena cidade de Wingen sur Moder.

Antes de entramos no nosso assunto, Lalique é uma marca centenária criada por um designer de jóias chamado René Lalique. Nascido em 1860, seu lema era melhor se interessar ao belo do que exibir o luxo. No final do século 19, Lalique foi eleito como um dos grandes designers representativos do movimento francês conhecido como Art Nouveau. Neste momento ele cria sua usina de vidros e cristais em Wingen sur Moder. E por perto, ele constrói sua residência, transformado hoje em hotel ultra refinado e em restaurante gastronômico. Lalique faz parte das marcas que representam o luxo francês.

Sala do restaurante Villa Lalique

Sala do restaurante Villa Lalique

Ao entrarmos, com o carro, na propriedade Villa Lalique somos recebidos por um belo conjunto : o hotel, uma residência antiga com sua arquitetura tradicional e, ao lado, o restaurante, uma construção transparente e integrada na natureza.

Villa Lalique, entrada

Villa Lalique, entrada coquetel gold

Em seguida somos premiados por uma maravilhosa dirigida por um grande chef. Jean Georges Klein obteve sua primeira estrela Michelin em 1988, sua segunda em 1998 e sua terceira em 2002. No final de 2015 ele troca seu restaurante familial pelas cozinhas do Villa Lalique. Em 2016, após somente três meses no novo endereço, Klein recupera duas estrelas do famoso guia.

Villa Lalique, segunda entrada

Villa Lalique, segunda entrada

Sua cozinha é conhecida pela qualidade constante e pelas suas surpreendentes associações gustativas. As fotos ilustram nosso jantar do princípio ao fim. Não descrevemos com detalhes cada um dos pratos porque tivemos nosso carnê de notas roubado. O principal é a impressão final: a cada etapa uma surpresa gratificante, um novo sabor, uma nova maneira de combinar os alimentos. Fez parte do prazer da noite a beleza do restaurante com seu lustre central feito com placas de cristais, a elegância dos cálices, os garçons discretos, sorridentes e ligeiramente descontraídos, o detalhe do porta rolhas em cristal fosco e, para terminar, a presença do chef em pessoa na saída da sala querendo saber nossa opinião.

Villa Lalique, prato principal

Villa Lalique, prato principal foie gras

No cardápio, os preços das entradas e dos pratos principais variam entre 38 e 110 euros. As sobremesas custam todas 22 euros.

Acompanhamento prato principal, salada de mâche con lascas de trufa

Acompanhamento prato principal, salada de mâche con lascas de trufa

Para aqueles que querem conhecer uma cozinha de alto nível com preços mais acessíveis, o restaurante oferece dois menus: Inspiration  servido nas segundas, quintas e sextas (fora dias feriados), no almoço, por 78 euros. E Création – 98 euros – composto de entrada+prato+sobremesa servido todos os dias menos no jantar das sextas e do sábado. Villa Lalique possui também o menu Signature por 180 euros e o Vegetale por 149 euros.

Villa Lalique, sobremesa carré de chocolate com sorvete

Villa Lalique, sobremesa carré de chocolate com sorvete

O restaurante e o hotel não funcionam nas terças e nas quartas. O restaurante fecha também no sábado no almoço e nas férias de verão, entre agosto e setembro.

Villa Lalique, mini sobremesas para acompanhar o café

Villa Lalique, mini sobremesas para acompanhar o café

Toda esta região da Alsácia atrai turistas do mundo inteiro pelas suas indústrias e museus em torno do cristal. Leia também nosso artigo sobre o maravilhoso museu dos Cristais Saint Louis, hoje propriedade da marca Hermès, instalado nas proximidades do Villa Lalique (clique aqui).

Villa Lalique, porta rolha em cristal

Villa Lalique, porta rolha em cristal

Informações práticas: Wingen sur Moder se encontra a 1 hora de carro de Strasbourg. A melhor maneira para conhecer a região é de carro. Os museus, hotéis e restaurantes estão próximos mas situados em pequenas cidades e os meios de transportes são precários.

Villa René Lalique: 18 rue Bellevue, 67290 Wingen-sur-Moder, France

Como chegar em Wingen-sur-Moder

Saindo de Paris a melhor forma é ir até Strasbourg e de lá pegar carro, ônibus ou trem local. De Paris até Strasbourg temos quatro opções: de ônibus, de carro, de trem TGV ou de avião.

. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg, a cidade grande mais próxima. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Com duração média de 4h30 de viagem, passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é a opção mais barata, com preços em torno de 19 euros, dependendo da época da viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é de 06:30. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.