A origem do Luxemburgo data dos anos 1600. Mas foi o Barão Haussmann que deu ao jardim o traçado que ele possui hoje. Situado entre o boulevard Saint Michel, a rua Vaugirard e a rua Notre Dame des Champs, o jardim Luxemburgo representa 22 hectares de canteiros floridos, árvores, lagos, espaços lúdicos para as crianças, praça de esportes para adultos.

O patrimônio arquitetural do Luxemburgo é impressionante, a começar pelo Palácio do Luxemburgo, hoje o Senado Francês. Construído durante o século XV, ele conheceu várias evoluções arquiteturais para adaptá-lo às necessidades de uma assembléia política moderna. Ele foi construído por Marie de Medicis que detestava o Louvre e o mal cheiro da região. Não se esqueçam que o Louvre está ao lado do Sena e que, nesta época, os esgotos eram jogados nas águas do rio .

Este palácio é um dos mais bonitos de Paris e como não podemos visitá-lo indicamos o vídeo realizado por Google com a autorização do Senado Francês (clique aqui).

Poucos sabem que durante a segunda guerra mundial o Palácio do Luxemburgo serviu de sede para e elite da Luftwaffe e que o marechal Speerle aí viveu até dia 15 de agosto de 1944.

E se você se quiser saber mais sobre este jardim, temos um artigo muito completo aqui.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


jardim luxemburgo

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.