Não sei se você já percebeu, quando passamos diante de padarias e pâtisseries parisienses somos invadidos por aromas de croissants no forno, de pães quentes e bolos assados.

Ao pegarmos o trecho da rue Castiglione da Saint Honoré até Rivoli, passeio do lado esquerdo, nossas narinas detectam imediatamente essências raras nas imediações de uma perfumaria.

Se temos um olfato aguçado, já percebemos um perfume com notas de figos em algumas lojas parisienses, de patchuli em certos hotéis, de óleo para bronzear nos stands vendendo maiôs e de odores de cítricos em estacionamentos subterrâneos e toilettes.

Em todas estas situações, estamos diante do marketing olfativo ou da solução olfativa, duas técnicas empresarias que funcionam maravilhosamente.

Me lembro, um dia passando diante de uma pequena e invisível padaria de Montmartre, fui “assaltada” por um cheiro irresistível de croissant quente. Mesmo não estando com fome, empurrei a porta e comprei o croissant sem nenhuma reflexão. Sem surpresa, o cheiro era infinitamente superior ao sabor.

Profissionais especializados em marketing e perfumaria administram o ambiente olfativo de grandes e pequenas empresas. À nível interno, eles estão encarregados de difundir uma sensação de bem estar junto aos funcionários. À nível externo, através de uma assinatura olfativa eles afirmam a identidade da marca, fidelizam os clientes e criam uma ligação emocional entre a marca e o cliente.

Vela Castelo de Versailles

Vela Castelo de Versailles

Não sei se ja falei para você do marca Apotheca que reúne toda uma coleção de velas perfumadas sublimes. Por trás da marca se encontra um francês chamado Rodolphe Borgniet que criou também Made in Paris, empresa encarregada de criar velas para nomes e marcas famosas como, por exemplo, Castelo de Versailles. Todas as velas vendidas por Versailles foram desenvolvidas por Made in Paris e sob a supervisão dos historiadores do Château.

Made in Paris fabrica também um perfume – em difusão contínua – para os Hotéis Hyatt. Cada vez que você entra em um Hyatt, você é acolhido pela mesma assinatura olfativa do estabelecimento.

Vela Montmartre. Assinatura olfativa da Mairie de Paris

Vela Montmartre. Assinatura olfativa da Mairie de Paris

E Made in Paris está por trás das velas com a marca da Prefeitura de Paris, ou seja, Mairie de Paris. Nós já falamos para você destas velas com os nomes dos bairros da cidade como Montmartre ou Champs Élysées (clique aqui).

A assinatura olfativa, de acordo com um profissional do ramo (veja aqui), influencia o comportamento, vai além da razão e atinge a emoção. Um exemplo insólito: a difusão de aroma de cacau em livrarias ajuda a aumentar as vendas de livros (leia aqui). E esta assinatura deixa uma lembrança mais forte que a visual.

Como seria a assinatura olfativa do Conexão Paris?

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.