Esse artigo faz parte da série “Paris Sem Gastar Muito”. Clique aqui para ler todos os posts.

O ônibus é o meio de transporte mais barato para se viajar pela França e mesmo pela Europa. Aproveitando as férias de verão a Ouibus (pertencente a empresa ferroviária francesa SNCF) adicionou à sua lista de cidades atendidas novos 15 destinos no interior da França a partir de Paris.

Ônibus Ouibus da empresa francesa SNCF

Ônibus Ouibus da empresa francesa SNCF

São eles: Arcachon, Avignon, Bayonne (capital do país Basco francês), Biarritz (cidade balneária, também no país Basco francês, e paraíso dos surfistas), Calais (cidade no norte da França de onde parte o ferry para a Inglaterra), Cap d’Agde, Deauville (balneário na região da Normandia sobre o qual falamos aqui), Fréjus, Guérande, La Baule, La Rochelle, Le Barcarès, Perpignan, Royan e Saint-Malo (cidade na região da Bretanha que pode servir como base para se conhecer o Mont Saint Michel, clique aqui e leia nossos artigos).

Além disso há inúmeras novas ligações entre cidades do interior francês, algo que de trem pode ser difícil. Veja a lista com todas as origens e destinos aqui.

O único inconveniente da viagem de ônibus é que ela leva mais tempo do que a viagem de TGV mas, para quem quer privilegiar a economia, essa é a melhor opção. Uma passagem Paris-Deauville para o próximo sábado, dia 02/07, sai por 12€ de ônibus e 35€ de trem.

Praia de Deauville (foto: GK Sens-Yonne no Flickr)

Praia de Deauville (foto: GK Sens-Yonne no Flickr)

Os ônibus da Ouibus possuem cinco pontos de partida em Paris: aeroporto Charles de Gaulle; aeroporto Orly; no centro de Paris, em Bercy; na Porte d’Orleans, sul de Paris e em La Défense, colado em Paris. Você compra sua passagem no site da empresa e recebe por email a confirmação da compra. Não é necessário ter uma passagem. Basta seu passaporte e a confirmação via email.

Você tem o direito a uma bagagem cujo comprimento, largura e altura somados não ultrapassem o limite de 150 cm (peso máximo de 16 k) mais uma bagagem de mão (uma bolsa ou mochila). Se quiser viajar com mais uma mala é necessário fazer uma “Garantia de segunda bagagem” quando comprar sua passagem. Todos os ônibus oferecem WiFi gratuito, tomadas, ar condicionado e poltronas reclináveis XL.


Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.